Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Agro News

Cadeia de custódia da madeira de MT é apresentada ao mercado asiático em Fórum Global

Publicado

Conteúdo/ODOC – A cadeia de custódia, rastreabilidade e planos de manejo florestal que norteiam as práticas de produção sustentável da indústria madeireira de Mato Grosso são apresentadas pelos empresários de Mato Grosso, que participam do Fórum Global sobre Madeira Legal e Sustentável (GLSTF), em Macau, na China.

O Brasil é um dos 37 países com produção florestal que participam do evento. O potencial florestal brasileiro está sendo demonstrado por uma delegação de 10 empresários mato-grossenses, associados ao Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem).

A comitiva empresarial do Cipem desembarcou no país asiático onde se junta a outros 700 empresários durante os dois dias do evento, realizado no Centro Internacional de Convenções Galaxy, em Macau, nesta terça (21) e quarta-feira (22).

“Temos a grata satisfação de integrar neste ano do Fórum Global sobre Madeira Legal e Sustentável, onde vamos demonstrar o potencial florestal de Mato Grosso e seu modelo de produção sustentável, que hoje é referência para o mundo. Quem adquire um produto florestal de Mato Grosso tem a garantia de estar contribuindo com as metas de sustentabilidade de seu país, com a regulação climática e a neutralização de carbono”, diz o presidente do Cipem, Ednei Blasius.

Mato Grosso tem potencial para expandir a área total de manejo florestal dos atuais 4.7 milhões de hectares para 6 milhões (ha) com marco temporal em 2030, acrescenta o presidente do Fórum Nacional de Base Florestal (FNBF), Frank Rogieri.

“Mato Grosso busca estreitar os laços comerciais com o Oriente, com a China e Índia. Hoje os países europeus, como Portugal e França, são grandes compradores de madeira brasileira, especialmente de Mato Grosso.  Estados Unidos e países da América Central, como México e República Dominicana, também são mercados importantes”, contextualiza Rogieri.

Para os representantes do Cipem e do FNBF, o Fórum Global sobre Madeira Legal e Sustentável (GLSTF) é uma oportunidade de divulgar internacionalmente o potencial da indústria madeireira mato-grossense e brasileira. O setor florestal mantém produção ecologicamente correta, sustentável e renovável, extraindo a matéria-prima de planos de manejo florestais sustentáveis, sistema que envolve rigoroso controle da colheita, permitindo que as florestas continuem conservadas.

Entre os países inscritos no fórum internacional estão Indonésia, Malásia, Congo, Suíça e França, todos da área de comércio internacional de madeira.

O objetivo do Fórum Global sobre Madeira Legal e Sustentável é aumentar o networking, a colaboração e o intercâmbio de negócios entre toda a cadeia de produção do setor madeireiro, incluindo produtores, compradores, processadores e demais agentes do mercado. Com isso, promover a gestão das florestas naturais, criar redes de abastecimento de produtos de madeira legal e sustentável e facilitar o uso consciente de produtos florestais num ambiente de negócios estável, transparente e previsível. Desta forma, contribuir para a sustentabilidade, desenvolvimento e mitigação das alterações climáticas.

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana