Opinião
VICENTE VUOLO – Ferrovia: a causa que une as pessoas de bem
No último dia 23 de abril, fui recebido pelo ilustre Ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, para tratar da Ferrovia Senador Vuolo que ligará Rondonópolis – Cuiabá – Lucas do Rio Verde.
Para quem não sabe, nós somos colegas de Congresso Nacional. Ele, Analista da Câmara dos Deputados e, eu, Analista do Senado Federal. E o que consolida a nossa amizade é a ferrovia, uma causa que une as pessoas de bem.
A audiência que ocorreu em seu gabinete, situado no 6º andar do Ministério da Infraestrutura, acabou se transformando numa das conversas mais agradáveis da minha vida, repleta de idealismo e civismo. Tudo pela ferrovia!
Tarcisio de Freitas desenhou na minha frente, rabiscando o mapa do Brasil, os projetos ferroviários que estão em andamento, ligando o Norte ao Sul e o Leste a Oeste deste imenso país. Para o Ministro “a ferrovia é um projeto de Estado e tem que fluir para o bem do Brasil como um todo e não apenas para satisfazer algumas empresas”. E dentre esses projetos está a ferrovia Senador Vuolo”.
Para demonstrar a seriedade, de que lhe é peculiar, o Ministro me entregou um documento que garante prioridade absoluta para a ferrovia Senador Vuolo (Rondonópolis – Cuiabá – Lucas do Rio Verde). O Ofício Circular nº 1/2021/GM/Minfra, de 15 de abril de 2021, assinado pelo Ministro contém seis (6) prioridades de construção ferroviária. No Item 8.5 do documento o ministro afirma: “priorização de estudos para celebração de contratos de autorização dos seguintes novos seguimentos ferroviários: prioridade nº 1 – origem-destino, Rondonópolis – Cuiabá – Lucas do Rio Verde, extensão (735 km), referência (SEI) 50500.223695/2016-17, com investimento de R$ 8,44 bilhões”.
O documento foi encaminhado, também, ao Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT; ao Diretor-Presidente da Empresa de Planejamento e Logística S.A – EPL; e ao Diretor-Presidente da Valec-Engenharia, construções e Ferrovias S.A.
Para a viabilização do trecho Rondonópolis -Cuiabá – Lucas, no entanto, é de fundamental importância a aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS), nº 261, de 2018, que está parado no Senado Federal. Segundo o Ministro “o PLS nº 261 disciplina a exploração indireta do serviço de transporte ferroviário por meio de autorização, de forma a possibilitar a exploração de ferrovias pelo setor privado em caráter mais célere e descentralizado que o atual modelo de concessões de serviços públicos”.
O Ministro Tarcisio de Freitas foi categórico: “Com o PLS nº261 aprovado, eu vou concluir a ferrovia senador Vuolo. Em apenas dois (2) anos o trecho Rondonópolis – Cuiabá será inaugurado”.
Com isso, Mato Grosso ganhará três (3) ferrovias: A de Rondonópolis – Cuiabá – Lucas do Rio Verde (RUMO); Lucas até Miritituba (FERROGRÃO); e a de Mara Rosa (NORTE-SUL) até Lucas do Rio Verde (FICO). Todas sendo exploradas por empresas diferentes para estimular a livre concorrência e com um preço mais justo no frete.
Agora, a prioridade é a aprovação do PLS nº 261, para que possamos juntos, irmanados, realizar o sonho do Senador Vicente Emílio Vuolo.
VICENTE VUOLO é economista, cientista político e coordenador do Movimento Pró-VLT.
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