Agro News
Verticalização da cadeia de produção é alternativa para driblar desafios impostos pelo El Niño
Conteúdo/ODOC – Para driblar cenários que impõem margens menores para soja e milho, como os atuais preços baixos e alto custo produtivo, a Girassol Agrícola optou por verticalizar a cadeia de produção nas quatro unidades em Mato Grosso, uma em Goiás e outra na Bahia. Entre os produtos, o principal é a semente de soja, que agrega valor à marca e possibilita aumentar os resultados em cada safra, comercializada em todo o cerrado brasileiro.
Com uma média de 25 variedades no portfólio, a meta da empresa é um aumento de 25% no volume de sementes. Este é alcançado em áreas próprias e por produtores cooperantes, que agregam valor ao preço médio comercializado.
Getúlio Ferreira, engenheiro agrônomo e diretor de planejamento e produção da Girassol Agrícola, explica que a verticalização da cadeia de produção tem o propósito de garantir um crescimento sustentável, principalmente em anos desafiadores.
“Embora as commodities (soja e milho) estejam deixando uma margem bem apertada, nós conseguimos agregar valor verticalizando, onde além destes produtos temos a oportunidade de produzir sementes de alta qualidade com licenciamento premium, permitindo um melhor resultado”, detalha.
Para o executivo, as metas em um ano de El Niño estão entre os principais desafios. “Até o momento, as chuvas ainda não se estabilizaram, o que significa um grande desafio para o estabelecimento do plantio da safra de soja 2023/24. Nosso plano operacional não está totalmente em curso, e esse atraso vai apertar as janelas de segunda safra de algodão e milho”, detalha. Outra preocupação está nos custos e, para driblar este cenário, a sementeira foca na gestão de produção, buscando alta eficiência em suas operações. “O acompanhamento de perto e a gestão dos custos farão toda a diferença”, completa Ferreira.
-
Política MT06/12/2024 - 20:50
Alvo de operação da Polícia Federal por suposto desvio de recursos, secretária adjunta pede exoneração
-
Política MT09/12/2024 - 12:15
“PT consegue quebrar uma empresa que não tem concorrência”, diz Medeiros sobre Correios
-
Jurídico06/12/2024 - 20:30
Ex-secretário alega dívidas, mas juiz mantém obrigação de devolver mais de R$ 700 mil
-
Geral07/12/2024 - 08:02
Casal é flagrado fazendo sexo dentro de escola em Sinop; vídeo viraliza nas redes sociais
-
Policial10/12/2024 - 09:10
Dona de farmácia em Cuiabá, irmão e cunhada de líder de facção são alvos da PC por tráfico e lavagem
-
Política MT07/12/2024 - 18:00
Grupo de vereadores descarta apoio a Paula Calil na disputa pela presidência da Câmara de Cuiabá
-
Política MT10/12/2024 - 09:25
TCE quer reunião entre prefeitos, Abílio e Flávia para evitar colapso na saúde de Cuiabá e Várzea Grande
-
Policial10/12/2024 - 10:50
Vídeo mostra execução de empresário dentro de Hilux em MT; esposa ficou ferida