Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Política MT

Urnas eletrônicas em Mato Grosso que passarão por auditoria serão sorteadas em 25 Zonas Eleitorais

Publicado

Reunião que definiu as seções do sorteio contou com representantes partidários, da OAB-MT e procurador eleitoral

O sorteio para a auditoria da votação eletrônica será realizado em 25 Zonas Eleitorais de Mato Grosso, conforme deliberação da reunião desta segunda-feira (29.08). Foram convidados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) a participarem do ato representantes partidários, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Ministério Público Eleitoral e demais entidades fiscalizatórias.

O escopo do Tribunal previa a realização do sorteio em 23 Zonas Eleitorais, levando em conta o raio de 300 km de distância de Cuiabá, em função da complexidade da logística de transporte de urnas.

Estavam inicialmente previstos os seguintes municípios: Cuiabá (1ª, 39ª, 51ª e 55ª ZEs), Rosário Oeste (3ª ZE), Poconé (4ª ZE), Nova Mutum (5ª ZE), Cáceres (6ª ZE), Diamantino (7ª ZE), Rondonópolis (10ª e 46ª ZEs), Campo Verde (12ª ZE), Barra do Bugres (13ª ZE), Jaciara (14ª ZE), Arenápolis (17ª ZE), Mirassol D’Oeste (18ª ZE), Tangará da Serra (19ª ZE), Várzea Grande (20ª e 49ª ZEs), São José do Rio Claro (29ª ZE), Chapada dos Guimarães (34ª ZE), Santo Antônio de Leverger (38ª ZE), Primavera do Leste (40ª ZE), Pedra Preta (45ª ZE) e Poxoréu (47ª ZE).

Por sugestão do Partido Novo, que enviou representantes à reunião, foram incluídas as Zonas Eleitorais com sede em Sinop (22ª ZE) e Barra do Garças (9ª ZE). O encontro contou ainda com representantes de outros partidos de coligações, da OAB-MT e do procurador regional eleitoral Erich Raphael Masson.

Os representantes partidários e das entidades fiscalizatórias que forem credenciados poderão escolher uma seção eleitoral da Zona Eleitoral sorteada para ter a urna auditada. Para isso, precisam encaminhar o formulário de credenciamento devidamente preenchido até o dia 16 de setembro ao e-mail [email protected].

Como ocorre

Este ano estão previstas duas formas de auditoria a serem realizadas nas urnas eletrônicas, de modo a ampliar a transparência do processo de votação. O Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas será realizado no mesmo dia e horário do pleito em 20 urnas. Já o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, ocorrerá pouco antes do início da votação, por meio da verificação da autenticidade e integridade dos sistemas em três urnas, diretamente na seção eleitoral.

Todas as informações sobre o processo de auditoria da votação eletrônica podem ser acessadas no site do TRE-MT.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana