Política MT
Sindicatos emitem nota contra Abílio Júnior e classificam ataques à imprensa em Cuiabá como “anti-democrática”
Publicado
25/11/2020 - 18:00
O candidato Abílio Júnior, que esta semana, teve desentendimentos com jornalistas
Sindicatos de várias categorias de trabalhadores emitiram na tarde desta quarta-feira (25) uma nota de repúdio contra o vereador e candidato a prefeito de Cuiabá, Abílio Júnior (Podemos), devido ao tratamento que deu à imprensa na reta final de campanha. A postura de Abílio foi classificada como “anti-democrática” e ele foi definido como uma pessoa de “temperamento instável e imaturo emocionalmente”.
A nota destaca as situações em que o candidato teve atrito com profissionais da imprensa nesta semana. Na primeira, durante uma entrevista on line com jornalistas do portal Gazeta Digital. Ao ser questionado se receber o apoio de Roberto França, não iria contra o discurso dele de anticorrupção, Abílio respondeu que “se soubesse que estaria sendo entrevistado por alguém que apoia o outro lado, não teria vindo para a entrevista..”
O outro embate foi na noite de terça-feira (23) após o debate promovido pela Fecomércio, quando Abílio, questionado novamente sobre o apoio recebido no segundo turno e a contratação de novos profissionais para a sua campanha, “sacou” seu celular e começou a fazer uma “live” na “tentativa de intimidar os jornalistas”.
“As centrais sindicais e Sindicatos de Trabalhadores Públicos e Privados repudiam as falas grosseiras, anti-democráticas, difamatórias e criminosas do candidato Abilio Jr, conhecido por seu temperamento instável e imaturo emocionalmente. Respeitar o jornalismo e o jornalista, é dever de todos e, sobretudo, de quem se arvora a ser candidato”.
Veja a nota na íntegra:
As Centrais Sindicais e os Sindicatos abaixo relacionados assinam a presente NOTA DE REPÚDIO contra o candidato Abílio Júnior, e ao mesmo tempo externamos nosso total APOIO E SOLIDARIEDADE para com os jornalistas atacados e difamados pelo referido candidato.
Na semana que antecede o segundo turno das eleições para a prefeitura de Cuiabá, com os candidatos Abílio Jr e Emanuel Pinheiro, o candidato Abílio Jr., em DUAS OCASIÕES de entrevistas, desrespeitou e caluniou os Jornalistas que tentavam entrevistá-lo.
Na primeira ocasião, na em Live do site Gazeta Digital, do Grupo Gazeta, o candidato, ao ser perguntado pelo jornalista Khayo Ribeiro sobre o discurso anti-corrupção e a contradição de ter ao seu lado condenados e acusados por corrupção, como Roberto França e o Governador Mauro, este sem qualquer trava ou ponderação, atacou o jornalista dizendo que: “…se soubesse que estaria sendo entrevistado por alguém que apoia o outro lado, não teria vindo para a entrevista..”. Mesmo jovem, o jornalista demonstrou maturidade de jornalistas experientes e deixou a entrevista seguir, ao que foi novamente constrangido pelo candidato que pedia para ele não votar no seu adversário, pois este seria cúmplice se o fizesse.
Na segunda ocasião, na data de ontem, ao chegar atrasado para o debate na Fecomércio MT, este foi questionado pelo Jornalista Pablo Rodrigo do jornal Gazeta Digital, sobre os apoiadores para o segundo turno do referido candidato. Irritado com a contradição apontada de forma inteligente pelo Jornalista, pois quem prega exaustivamente combate a corrupção se aliar a um condenado pela justiça federal a prisão por corrupção, e a outro que responde a vários processos também por improbidade, não seria o mais coerente da parte do candidato. Neste momento, “sacou” de seu celular e começou a fazer uma “live” na tentativa de IMTIMIDAR o jornalista e constrangê-lo diante do seu secto de seguidores de rede social. Tentou ainda “ensinar” o jornalista a fazer perguntas, dizendo a ele o que deveria perguntar (sic), como se fosse obrigação do jornalismo perguntar somente aquilo que agrada ao entrevistado, ledo engano!. Não parou por aí, alegou SEM PROVAS, o que configura crime de DIFAMAÇÃO, que o Grupo Gazeta haveria se “vendido” para o grupo do outro candidato.
Ainda teve tempo de agredir a moral de outro jornalista, Sr Max Aguiar, e o veículo de comunicação para o qual trabalha (site olhar direto), quando este questionou sobre seus gastos de campanha, já que contratara marqueteiro renomado e, que cobra caro, para o segundo turno. De forma destemperada e sem qualquer controle emocional, respondeu que não seria o site que trabalha o jornalista que estaria pagando, insinuando que o mesmo era “vendido”. Depois das confusões partiu para o debate enquanto a imprensa trabalhava na cobertura.
As centrais sindicais e Sindicatos de Trabalhadores Públicos e Privados REPUDIAM as falas grosseiras, anti-democráticas, difamatórias e criminosas do candidato Abilio Jr, conhecido por seu temperamento instável e imaturo emocionalmente.
Respeitar o jornalismo e o jornalista, é dever de todos e, sobretudo, de quem se arvora a ser candidato. Pois só existe democracia onde há imprensa livre para perguntar e questionar o assunto que for. Cercear perguntas da imprensa é querer domesticá-la e assim, perder-se completamente o pilar que a sustenta, que é a imparcialidade.
Repudiamos ainda o ataque rasteiro ao Grupo Gazeta de Comunicação, que tanto faz pelo jornalismo investigativo de Mato Grosso, bem como o ataque ao site “Olhar Direto”, conhecido pelo seu jornalismo sério, imparcial e antenado com os fatos mais importantes para a sociedade.
Prestamos pela presente NOTA, toda nossa SOLIDARIEDADE E APOIO aos jornalistas covardemente atacados e, nos pomos a disposição com nossos Advogados e estrutura sindical, caso entendam por bem interpelar judicialmente o candidato para que prove o que alegou sobre os jornalistas, vez que isso pode manchar a imagem de jornalistas sério como os que fizeram as entrevistas.
O Jornalista é um trabalhador como qualquer outro, embora com um papel relevante e fundamental para toda sociedade. Não se pode adotar a prática do ídolo do candidato, o mandatário do palácio do planalto, que agride verbalmente jornalistas quando confrontado com perguntas indigestas, mas de interesse público.
O bom jornalismo é pilar da democracia. O jornalista é o mesmo trabalhador que, como todos, vêm sendo massacrados em seus direitos mais básicos, de modo que, permitir o assédio moral de autoridades públicas como os casos em questão, nos obriga enquanto entidades de classe, de grau superior e de base, a nos insurgir e REPUDIAR, para que novos eventos como esses não se repitam.
Cuiabá, 25 de novembro de 2020
Entidades que assinam a presente nota:
1-Central dos Sindicatos Brasileiros Seccional MT/CSBMT
2-Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil/CTB
3-Central única dos Trabalhadores/CUT
4-Força Sindical/FS
5-Nova Central Sindical/NSC
6-Federação dos Servidores do Estado de MT/FESSPMT
7-Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo/SINPAIGMT
8-Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá/SISPUNC
9-Sindicato dos Agentes de Regulação e Fiscalização de Cuiabá/SINDARF
10-Sindicato dos Auditores Fiscais e Inspetores de Tributos de Cuiabá/SINAFIT
11-Sindicato dos Trabalhadores de Combate as Endemias de MT/SINTRACEMT
12-Executiva Regional do Centro Oeste da Federação Nacional dos Farmacêuticos/FENAFAR
13-Sindicato dos Papiloscopistas e Técnicos em Necrópsia de Mato Grosso/SINPP
14-Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do Estado de MT/SINTRADEPEMT
15- Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso/SINTTCONTAS
16- Sindicato dos Servidores de Nova Ubiratã/SINSEP
17- Sindicato dos Servidores da Saúde de MT/SISMAMT
18-Sindicato dos Servidores Municipais de Araputanga/SISMARA
19-Sindicato dos Servidores Municipais de Alta Floresta/SINPUMAF
20-Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias extrativas de Minério MT
21-Associação dos Gestores Governamentais do estado de MT
22-Associação dos Servidores da Agência Reguladora de MT/ASSAGER
23- Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Região Leste de Mato Grosso – SINDACSE-MT
24-Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e TV de MT/SINTERTMT
25- Sindicato dos Trab. Nas Ind. do Vestuário e Textil no Estado de MT. STIVET/MT
26-Sindicato dos Servidores do Desenvolvimento Econômico e Social/SINDESMT
27- Federação dos Trabalhadores nas Indústrias MT/FETIEMT
28-Sindicato dos Servidores Municipais de Tangará da Serra/SSERP
29- Sindicato dos trabalhadores nas indústrias de material plástico e reciclagem de Mato Grosso/STIPLAST
30-Associação dos Auditores do Estado de Mato Grosso/ASSAE

Política MT
Secretário defende saída de Emanuel do MDB caso ele não apoie a reeleição do governador
Publicado
22/01/2021 - 07:00
Silvano Amaral cobrou postura do prefeito de Cuiabá sobre seguir orientação do partido com relação ao governador
O secretário de Agricultura Familiar e membro do Diretório Estadual do MDB, Silvano Amaral, defendeu a saída do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, da legenda, caso ele continue com embate político com o governador Mauro Mendes (DEM). Ele justificou sua postura porque a legenda irá continuar no arco de aliança do Governo e consequentemente, apoiará sua provável candidatura à reeleição.
“Está claro que o partido vai continuar marchando com governador. Ele não fala em reeleição, mas caso venha a disputar, vamos apoiar esse projeto, e se prefeito entende que não vai estar com o governador que procure outro espaço, mas se ele continuar terá que saber que estaremos junto pela reeleição do Mauro”, disse na tarde de quinta-feira (21) durante a entrega de um pacote de equipamentos, bens e itens para uso na agricultura familiar no pátio da Arena Pantanal, em Cuiabá.
Além das brigas públicas pela imprensa com Mauro Mendes, Emanuel vem tendo vários embates dentro do MDB desde as eleições de 2018, quando apoiou o senador Wellington Fagundes (PL) na disputa pelo Governo do Estado. Já este ano, ele reclamou que a legenda não o apoiou em sua reeleição na Capital. Por fim, a disputa pelo diretório municipal estremeceu ainda mais a relação, após o presidente Francisco Faiad, aliado de Pinheiro, ter sido destituído, e a deputada estadual Janaina Riva assumir o comando do MDB em Cuiabá.
Política MT
EXCLUSIVO! Na surdina, Leitão prepara saída do PSDB com direito a “revoada” de 11 prefeitos, 9 vices e 100 vereadores
Publicado
21/01/2021 - 21:05
Incentivado pelo senador e padrinho, Jayme Campos, ex-deputado federal, Nilson Leitão, deve deixar o PSDB após mais de duas décadas de militância
Um velho e conhecido bicudo, com mais de 20 anos de filiação, deve bater as asas e deixar o ninho tucano. Trata-se do ex-deputado federal e ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão, que teve a chance de concorrer duas vezes como candidato a senador do partido, inclusive defenestrando o ex-governador, Pedro Taques.
E não para por aí. Segundo fonte do portal ODOCUMENTO, Leitão, além de trair suas origens, pretende ainda aniquilar o PSDB, em Mato Grosso. Ele quer arrastar para a sua futura legenda, neste caso o DEM, cerca de 11 prefeitos, 9 vices e mais de 100 vereadores.
Apesar da opção pelo Democratas, Nilson deve aterrissar na nova sigla como fiel escudeiro do senador, Jayme Campos, mantendo-se bem longe da vigilância do atual governador, Mauro Mendes (DEM).
“O Leitão além de trair o PSDB, que sempre lhe foi leal, quer chegar ao DEM como articulador de uma possível candidatura majoritária da ex-prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos. O jogo já está armado: o Nilson vai defender com todas as unhas e dentes uma candidatura de Lucimar ao governo, em detrimento à reeleição do atual chefe do Executivo”, antecipou a fonte.
Preocupado com a informação bombástica que pode balançar o ninho tucano, o presidente estadual do PSDB, deputado estadual, Carlos Avalone, segundo a mesma fonte, passou o dia de hoje (21), tentando contato com o ex-deputado federal, sem sucesso.
“Ao saber do possível triste episódio, o Leitão simplesmente não atendeu mais o Avalone. Ele sumiu do mapa. Mas sabemos tudo a respeito dos contatos feitos com os prefeitos, vices e vereadores do partido”, asseverou.
De acordo com a mesma fonte, após duas derrotas ao senado, a última em eleição suplementar, Nilson deve concorrer ao cargo de deputado federal pelo DEM, em 2022. “O senador Jayme Campos é o ídolo do Nilson. Ele dorme e acorda todos os dias, pensando em Jayme. É algo que beira o fanatismo”, finalizou a fonte.

Envie sua denúncia

População aprova instalação de Escola Militar Tiradentes em Várzea Grande

Dupla é presa em flagrante pela Polícia Civil vendendo maconha e haxixe em sistema de delivery

Governador: “Com esse apoio, as famílias da Agricultura Familiar vão poder produzir mais e com mais qualidade”

Brasil ignora cúpula em que China oferece R$ 1 bilhão em crédito para vacina

IPVA: boletos vencem nesta sexta para placas com final 1 no Rio; veja datas
Política MT


Secretário defende saída de Emanuel do MDB caso ele não apoie a reeleição do governador
O secretário de Agricultura Familiar e membro do Diretório Estadual do MDB, Silvano Amaral, defendeu a saída do prefeito de...


EXCLUSIVO! Na surdina, Leitão prepara saída do PSDB com direito a “revoada” de 11 prefeitos, 9 vices e 100 vereadores
Um velho e conhecido bicudo, com mais de 20 anos de filiação, deve bater as asas e deixar o ninho...


Mauro diz que verba do BRT não é carimbada e que tem prerrogativa para levar recursos para outros municípios
O governador Mauro Mendes (DEM), disse a jornalistas no início da noite desta quinta-feira (21), no Ginásio Aecim Tocantins, em...
Policial


Dupla é presa em flagrante vendendo maconha e haxixe em sistema de delivery para clientes ‘vips’ em Cuiabá
A Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Civil, prendeu dois jovens no final da tarde de quarta-feira...


Quadrilha que planejava aplicar golpe em Cuiabá é presa em flagrante em Cuiabá
Uma equipe da Rotam prendeu nesta quinta-feira (21), sete homens por formação de quadrilha, tráfico de droga e estelionato, no...


Menores envolvidos em latrocínio onde vítima foi feita de escudo são apreendidos
Entre quarta-feira e quinta-feira desta semana, a Polícia Civil de Comodoro cumpriu os mandados de busca e apreensão de dois...
Mato Grosso


Dupla é presa em flagrante pela Polícia Civil vendendo maconha e haxixe em sistema de delivery
A Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Civil, prendeu dois jovens no final da tarde de quarta-feira...


Governador: “Com esse apoio, as famílias da Agricultura Familiar vão poder produzir mais e com mais qualidade”
O governador Mauro Mendes afirmou que os investimentos do Governo de Mato Grosso vão ajudar as famílias da Agricultura Familiar...


Governador: “Com esse apoio, as famílias da Agricultura Familiar vão poder produzir mais e com maior qualidade”
O governador Mauro Mendes afirmou que os investimentos do Governo de Mato Grosso vão ajudar as famílias da Agricultura Familiar...
Esportes


Em Porto Alegre, América inicia preparação para jogo contra o Confiança
O América retomou a preparação após o primeiro de dois compromissos fora de casa nesta semana. Na tarde de quarta-feira,...


Goiás e Ceará já se enfrentam desde 1973
O primeiro confronto em Goiânia aconteceu em 27 de outubro, 1973, o esmeraldino venceu por 4 a 1 , gols...


Atlético MG inicia preparação para enfrentar o Vasco
Depois do empate por 1 a 1 com o Grêmio, em Porto Alegre, o elenco atleticano já volta suas atenções...
Entretenimento


Faa Morena mistura poesia e erotismo em livro de receitas da quarentena
Divulgação/Andréa Dallevo Faa Morena Se, por um lado, o distanciamento social adia vida e planos, por outro, dá margem a...


Fernando Medeiros dá sete dicas para aproveitar o começo de ano e se exercitar
Divulgação Fernando Medeiros Todo começo de ano é uma nova oportunidade de fazermos diferente. Com frequência, estabelecemos objetivos e traçamos...


Narjara Turetta posta foto com uísque e é julgada por seguidores no Instagram
Reprodução/Instagram Narjara Turetta Narjara Turetta, que virou podcaster e está confirmada no elenco da série “Maldivas”, da Netflix, protagonizada por Bruna Marquezine e Manu...
Mais Lidas da Semana
-
Policial17/01/2021 - 18:10
Suspeito de participação na morte da diretora do Sanear em Rondonópolis é preso
-
Registro Geral15/01/2021 - 17:09
Próximo da Série A, Cuiabá embala audiência da rádio ODOC, que deve explodir no Brasileirão
-
Registro Geral19/01/2021 - 12:38
Por conta da família e de olho nas empresas, Frical não vai disputar eleição no ano que vem
-
Policial16/01/2021 - 10:30
Polícia apreende 500 quilos de maconha escondidos em caminhonete e prende cinco pessoas
-
Mato Grosso20/01/2021 - 16:28
Valtenir Pereira consegue em Brasília garantia da ANM para nova licitação sobre PLGs e tranquiliza cooperativas de garimpeiros em MT
-
Política MT15/01/2021 - 14:50
Kalil Baracat nomeia mais de 200 servidores comissionados em Várzea Grande; veja lista
-
Mulher16/01/2021 - 17:47
Azulejos na decoração: 7 dicas para deixar o ambiente mais moderno
-
Mato Grosso16/01/2021 - 10:48
Ação conjunta resulta em cinco prisões e apreensão de 500 quilos de maconha