Mato Grosso
Sesp disponibiliza cadastro online para motoristas e mototaxistas profissionais que querem aderir aplicativo de segurança
Já está disponível no site da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) o cadastro online para motoristas e motociclistas que exercem atividade remunerada interessados em aderir ao programa Vigia Mais Motorista. Os interessados precisam preencher um formulário com dados pessoais e do veículo, e assinar um termo de responsabilidade.
O Vigia Mais Motorista foi criado pela Sesp a fim de garantir maior segurança aos condutores de motocicletas, carros e caminhões que trabalham com os veículos profissionalmente, conectando-os ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).
O aplicativo, disponível para sistemas iOS e Android, permite chamadas pelo botão de emergência e chat para comunicação com o operador. Após o acionamento do botão, o motorista tem cinco segundos para cancelar, em caso de engano. Após esse tempo, uma viatura é acionada para o local. Além disso, o programa também disponibiliza um botão de pânico físico, que ao ser ativado, imediatamente envia a localização do veículo ao centro de operações, que também aciona uma viatura.
Após a realização do cadastro, o motorista receberá um treinamento que consiste em 1h30 de auxílio na instalação do aplicativo, instruções sobre como e quando acionar as forças de segurança e como identificar atitudes suspeitas, além de reforçar que, ao apertar o botão, haverá ação da Polícia Militar. Após o treinamento, os profissionais estarão aptos a utilizar a ferramenta.
O superintendente do Ciosp, delegado Claudio Álvares Sant’Ana, ressalta que o programa visa ajudar os profissionais a trabalharem de forma mais segura.
“O programa é uma forma de fazer conexão direta entre o trabalhador e o Ciosp, garantindo uma maior agilidade das forças de segurança pública nos momentos de necessidade. Além disso, com o auxílio das câmeras do Vigia Mais MT, temos ainda mais chances de promover a segurança desses profissionais”, salienta.
Fonte: Governo MT – MT
-
Política MT09/12/2024 - 12:15
“PT consegue quebrar uma empresa que não tem concorrência”, diz Medeiros sobre Correios
-
Política MT06/12/2024 - 20:50
Alvo de operação da Polícia Federal por suposto desvio de recursos, secretária adjunta pede exoneração
-
Geral07/12/2024 - 08:02
Casal é flagrado fazendo sexo dentro de escola em Sinop; vídeo viraliza nas redes sociais
-
Policial10/12/2024 - 09:10
Dona de farmácia em Cuiabá, irmão e cunhada de líder de facção são alvos da PC por tráfico e lavagem
-
Jurídico06/12/2024 - 20:30
Ex-secretário alega dívidas, mas juiz mantém obrigação de devolver mais de R$ 700 mil
-
Política MT07/12/2024 - 18:00
Grupo de vereadores descarta apoio a Paula Calil na disputa pela presidência da Câmara de Cuiabá
-
Política MT10/12/2024 - 09:25
TCE quer reunião entre prefeitos, Abílio e Flávia para evitar colapso na saúde de Cuiabá e Várzea Grande
-
Policial10/12/2024 - 10:50
Vídeo mostra execução de empresário dentro de Hilux em MT; esposa ficou ferida