Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Economia

Segundo estado com maior PIB per capita, Mato Grosso ocupa 11ª posição no ranking do IDH

Publicado

Vista aérea de Cuiabá. Diferença do PIB para o IDH mostra os contrastes de Mato Grosso

Conteúdo/ODOC – Mato Grosso é o segundo estado com maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Brasil, mas ocupa apenas a 11ª posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB per capita é a soma de todas as riquezas produzidas no estado dividida pelo número de habitantes, enquanto o IDH é uma medida que leva em conta também a educação e a longevidade da população.

De acordo com o IBGE, o PIB per capita de Mato Grosso subiu de R$ 50.663 em 2020 para R$ 65.426 em 2021, um aumento de 29%. Com isso, o estado ultrapassou São Paulo e ficou atrás apenas do Distrito Federal. Já o IDH de Mato Grosso caiu de 0,75 para 0,73 no mesmo período, ficando abaixo da média nacional, que é de 0,76. Se comparado a 2019, o Estado caiu da 9ª para a 11ª posição no país. O IDH era de 0,77.

Para combater esses contrastes sociais, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT) e o Instituto Inova Brasil lançaram o Programa de Sustentabilidade e Desenvolvimento de Municípios de Mato Grosso, que visa corrigir as desigualdades regionais e atender aos objetivos sustentáveis da Agenda 2030 da ONU.

“Nós vemos municípios com potencial e com indicadores europeus e temos municípios com indicadores dos países mais pobres da África. Então, a nossa perspectiva é diminuir essa lacuna, essa amplitude que existe entre o município mais bem sucedido de Mato Grosso e os malsucedidos. Por meio de indicadores e nas seis áreas temáticas (fiscal, governança e tecnologia, educação e cultura, saúde e assistência social, segurança pública e meio ambiente), nós selecionamos ou construímos indicadores nos últimos quatro meses, aplicamos esses indicadores aos 141 municípios de Mato Grosso e identificamos àqueles onde depreendemos que há grande potencial de aprimoramento da capacidade de governança”, explicou o presidente-executivo da Comissão Central do Programa, Flávio Vieira.

O diretor-executivo do Instituto Inova Brasil, Edilson Proença, informou que a instituição dará apoio e suporte especializado aos municípios, principalmente na parte de inovação, tecnologia, e nos gargalos mais comuns como educação, saúde, segurança pública e meio ambiente.

“Estamos aqui para facilitar o processo de tecnologia e inovação junto ao Tribunal e os municípios de Mato Grosso. Ou seja, é um divisor de água. Alguns municípios vêm passando por essa necessidade, principalmente de apoio técnico e especializado, que o Instituto Inova Brasil junto com o Tribunal de Costa tem para oferecer a esses municípios. Mato Grosso é um estado muito diverso, com diversas potencialidades e dificuldades também. Temos estados com potencial gigantesco econômico e financeiro e têm outros ao contrário”.

O presidente eleito TCE/MT, Sérgio Ricardo, afirma que a Corte de Contas é um agente de transformação, de orientação de políticas públicas, onde se faz política de Estado, independente de qual partido esteja no poder. Além disso, a meta primordial é acabar com as desigualdades regionais no estado.

“Nós temos 141 municípios no estado de Mato Grosso e 51 municípios, como apontou o último Censo do IBGE, estão perdendo população. As pessoas estão indo embora e isso não pode acontecer. O Tribunal de Contas está trabalhando no sentido de criar e orientar políticas públicas, para que qualquer governo que venha daqui para a frente possa cuidar de desenvolver Mato Grosso sem desigualdades, onde todos tenham a mesma capacidade de ter atendimento com qualidade na saúde, educação, segurança, transporte e possibilidade de emprego. Mato Grosso tem que cuidar de gerar emprego em todas as cidades, grandes e pequenas. Nós estamos escrevendo uma página importante, um divisor de águas para o crescimento de Mato Grosso”, afirmou Sérgio Ricardo.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana