Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Política MT

Secretário de Saúde afirma que Santa Casa de Cuiabá deverá ser reaberta em 30 dias

Publicado

Gilberto Figueiredo explicou que os leitos de UTI poderão ser reabertos antes desse prazo

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou na manhã desta sexta-feira (3) durante entrevista à TV Centro América, o que a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá deverá ser reaberta em um mês. No entanto, o secretário pretende reabrir 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) antes desse prazo, para desafogar os outros hospitais para onde os pacientes da Santa Casa foram transferidos.

O hospital está fechado há quase dois meses em função de uma crise financeira, com funcionários sem receber salários há sete meses. Somente com atrasos salariais, o débito chega a R$ 11 milhões. Ontem (2), o Governo do Estado decretou a Requisição Administrativa dos Bens e Serviços da unidade filantrópica de saúde.

O controle da Santa Casa ficará ao encargo da Secretaria de Estado de Saúde. “Primeiro, o Governo do Estado vai mensurar o valor patrimonial que existe na Santa Casa, de imóveis e equipamentos. Com essa iniciativa o Governo passa utilizar das instalações da Santa Casa, de móvel e imóveis, para fazer funcionar os serviços de alta e média complexidade que eram contratados pelo governo do estado, federal e município”, explicou Figueiredo.

Ele afirmou ainda que a equipe do governo trabalha para restabelecer o pleno funcionamento da Santa Casa, inclusive, com a contratação de funcionários, médicos e prestadores de serviço,  visto que o Governo pretende manter o maior número possível de funcionários que já prestam serviços na unidade.

Os funcionários que querem continuar a prestar serviço na Santa Casa terão que rescindir os contratos com o hospital e fazer novos contratos com o governo. “Faremos contratações temporárias por conta da emergencialidade, mas será difícil [reabrir] antes de 30 dias. Temos a complexidade de um hospital que está desligado há mais de 50 dias. Ele precisa ser higienizado, tem a questão da manutenção de equipamentos e compra de medicamentos”, destacou.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana