Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

MEIO AMBIENTE

Ranking nacional de saneamento feito em 100 cidades coloca Várzea Grande no “Top 10” das piores do Brasil

Publicado

Cidade de Várzea Grande, um polo estadual, praticamente não possui esgotamento ´sanitário básico: quem vê do alto não imagina a inércia de quem comanda a cidade

Da Redação

O ranking do saneamento de 2023 do Instituto Trata Brasil colocou a cidade de Várzea Grande, entre as piores do Brasil, em um estudo divulgado no último dia 17 de março, que leva em conta os 100 maiores municípios do País.

A cidade mato-grossense, que já sofre com o problema crônico de distribuição de água e tratamento de esgoto, ficou no “Top 10” das piores cidades. Esta é a 15ª edição do Ranking do Saneamento, e de acordo com o, instituto, Várzea Grande está no ranking há dez anos.

Na categoria Índice de Atendimento Total de Esgoto, a cidade industrial ficou na 91º posição entre os 100 municípios. Várzea Grande também aparece na mesma posição na categoria Índice de Atendimento Urbano de Esgoto, que mostra qual a porcentagem da população urbana do município tem esgoto coletado.

A situação do município de Mato Grosso ainda consegue piorar no indicador de Perdas no Faturamento (IPF), ao qual aparece na 96º colocação. Este indicador procura aferir a água produzida e não faturada, o que demonstra que grande parte da água produzida na cidade é perdida.

E em 97º lugar no Índice de Perdas na Distribuição, em que a cidade aparece na 97º posição, deixando a situação da cidade pior do que já se encontra.

Por fim, de acordo com os estudos do instituto, Várzea Grande ficou em 94º lugar, sendo uma das piores no Indicador de Perdas Volumétricas (IPV), que é aquele que quanto menor for esse volume, mais bem classificado o município deve estar no ranking, pois uma menor parte do volume de água produzida é perdida por ligação e por dia.

Tubos de esgoto em VG: água fétida, fezes, lixo e toda sorte de sujeira

COMO O LEVANTAMENTO É FEITO

O Instituto Trata Brasil, em parceria com GO Associados, apresenta a 15ª edição do Ranking do Saneamento com o foco nos 100 maiores municípios do Brasil. O relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2021, publicado pelo Ministério das Cidades. Desde 2009, o Trata Brasil monitora os indicadores dos maiores municípios brasileiros com base na população, com o objetivo de dar luz a um problema histórico vivido no país.

“Nesta edição do Ranking, é observado que além da necessidade de os municípios alcançarem o acesso pleno do acesso à água potável e atendimento de coleta de esgoto, o tratamento dos esgotos é o indicador que está mais distante da universalização nas cidades, mostrando-se o principal gargalo a ser superado” – ressalta Luana Pretto, Presidente Executiva do Trata Brasil.

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana