Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Política MT

PTB deve receber adesão de três vereadores em Cuiabá; meta é fortalecer a sigla para 2020

Publicado

Um dos vereadores que deverão migrar para a sigla é o presidente da Câmara, Misael Galvão, do PSB

O fim das coligações partidárias para a eleição de vereadores vai mudar a composição partidária da Câmara Municipal de Cuiabá. Pelo menos três vereadores da Capital devem ingressar nas fileiras do PTB nos próximos dias. Um deles, conforme confirmou uma fonte ao Portal O Documento, é o presidente do Legislativo, vereador Misael Galvão, que ainda está no PSB mais com um pé no PTB do ex-prefeito Francisco Galindo, o Chico Galindo.

A meta dos dirigentes partidários é fortalecer a sigla para disputar com capacidade de vitória as eleições do ano que vem em dezenas de municípios e principalmente, garantir uma forte bancada na Câmara de Vereadores de Cuiabá, a exemplo do que o PTB sempre fez em eleições anteriores.

“Cuiabá será uma das prioridades do PTB, principalmente a disputa por vagas na Câmara de Vereadores”, garantiu a fonte que confirma as tratativas entre o presidente do Legislativo e a direção do partido em Mato Grosso.

O compromisso da direção do PTB, junto com todas as lideranças que estão no partido, é fortalecer a agremiação para o embate municipal, para que o PTB possa vislumbrar um fortalecimento muito maior e buscar eleições maiores em 2022.

A grande novidade das eleições municipais do ano que vem, o fim das coligações partidárias para a eleição de vereadores, deve exigir uma identificação ainda mais consistente dos partidos políticos e candidatos durante a campanha.

A emenda que pôs fim na coligações partidárias em eleições proporcionais, ou seja, para os cargos de vereador, deputado estadual e deputado federal, foi aprovada pelo Senado no final de 2017. À época, ficou decidido que a medida entraria em vigor em eleições municipais, no caso as de 2020.

A mudança faz parte da reforma política que também criou cláusula de barreira, ou cláusula de desempenho, que já vigorou nas eleições majoritárias do ano passado e estabeleceu regras mais duras para que os partidos tenham acesso ao fundo eleitoral e ao tempo de propaganda no rádio e na TV.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana