Sem categoria
Prefeitura garante mais dignidade e esperança às famílias da Comunidade Águas Claras com a entrega das escrituras dos imóveis
A Prefeitura de Sinop escreveu, hoje, um novo capítulo de esperança, mais qualidade e felicidade na vida de aproximadamente 140 famílias que moram na Comunidade Águas Claras, que receberam das mãos do prefeito Roberto Dorner as tão sonhadas escrituras, com o programa de regularização fundiária “Escritura na Mão”. A cerimônia foi no Centro de Eventos Dante de Oliveira e, a ação, não apenas garantiu o direito à propriedade, mas também reforçou a importância da dignidade e da estabilidade para essas famílias, que agora podem construir um futuro sólido e promissor em um lugar que verdadeiramente podem chamar de seu lar.
“Esse é um documento colocado na mão do cidadão que mais necessita, porque a gente sabe que com a escritura na mão o ânimo é outro, a escritura valoriza muito e a pessoa pode fazer um trabalho diferenciado, além de poder, realmente, dizer que é proprietária legítima daquele local”, disse o prefeito Roberto Dorner.
Todo o processo do programa de regularização fundiária urbana de interesse social (REURB) iniciou no ano passado, com os trabalhos de campo, coleta de documentos e orientação aos moradores das áreas contempladas. “Estamos fazendo um trabalho muito grande nessa questão da regularização. Estamos concluindo esses projetos, já contemplamos mais de 800 escrituras e temos muitas para serem feitas”, acrescentou Dorner.
Seu Jorge Aparecido Prestes, que é aposentado, é um dos moradores que por décadas viveu com a incerteza de não possuir legalmente o que chamava de lar e, agora, teve o sonho de realizado pela Prefeitura. “Há 25 anos eu moro na Águas Claras e para mim agora foi uma honra ter esse documento na minha mão, esse aqui é nosso sonho. Isso aqui para nós é uma segurança, para nós é muito importante”.
Moradora da região a 5 anos, aposentada Lelena Eralde da Silva, se emocionou ao lembrar que chegou a desacreditar que um dia receberia a escritura. “Eu achei que nunca ia pegar. Graças a Deus que eu peguei esse documento, porque a gente já fez nossa casinha, nosso poço, cercamos. Para mim representa bastante coisa, porque eu nem tinha esperança de pegar essa escritura, mas pela graça e a misericórdia, o esforço da Prefeitura, eu estou com o documento na mão”.
O Escritura na Mão vem sendo realizado em vários bairros desde o ano passado. Em dezembro, foram entregues aproximadamente 850 títulos de propriedade dos imóveis dos bairros Jardim do Ouro, Chácaras Planalto e Chácaras de Lazer São Cristóvão I e II.
Esse é o maior programa de regularização fundiária urbana e rural já realizado no município, que tem como objetivo resolver um importante gargalo, que era a falta do título de propriedade de bairros antigos de Sinop. Para o desenvolvimento do trabalho, realizado por uma empresa contratada, foi necessário realizar todo o inventário de documentos dos lotes, assim como reuniões de mobilização com a população e lideranças dos bairros, para apresentação do projeto. Outros bairros estão em desenvolvimento e devem ser entregues assim que os processos forem concluídos.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
Política MT06/12/2024 - 20:50
Alvo de operação da Polícia Federal por suposto desvio de recursos, secretária adjunta pede exoneração
-
Opinião04/12/2024 - 13:10
BRUNA GHETTI – Hábitos saudáveis para mulheres 40+: desafios e ressignificações
-
Política MT05/12/2024 - 16:30
Mais votado, promotor Rodrigo Fonseca é nomeado pelo governador para o comando do Ministério Público
-
Policial10/12/2024 - 09:10
Dona de farmácia em Cuiabá, irmão e cunhada de líder de facção são alvos da PC por tráfico e lavagem
-
Policial10/12/2024 - 10:50
Vídeo mostra execução de empresário dentro de Hilux em MT; esposa ficou ferida
-
Geral07/12/2024 - 08:02
Casal é flagrado fazendo sexo dentro de escola em Sinop; vídeo viraliza nas redes sociais
-
Política MT07/12/2024 - 18:00
Grupo de vereadores descarta apoio a Paula Calil na disputa pela presidência da Câmara de Cuiabá
-
Política MT10/12/2024 - 09:25
TCE quer reunião entre prefeitos, Abílio e Flávia para evitar colapso na saúde de Cuiabá e Várzea Grande