Política MT
Mendes volta a cobrar definição sobre alíquota do novo imposto nacional previsto na reforma
Conteúdo/ODOC – À imprensa nesta segunda-feira (7), o governador Mauro Mendes (União), voltou a criticar a reforma tributária do Governo Federal, aprovada pela Câmara Federal, que está em tramitação no Senado da República. Segundo Mendes, a reforma tributária não pode ser aprovada sem a definição do valor da alíquota do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), o imposto único proposto no texto da reforma.
“Não dá para aprovar uma reforma que mexe profundamente com a vida de 100% dos brasileiros e só depois de aprovado que você vai saber qual o imposto e quanto nós vamos pagar”, disse Mendes, acrescentando que “seria o mesmo que chegar ao restaurante, pedir comida, bebida, sem saber o preço de absolutamente nada do que está comprando. Os brasileiros não podem comprar uma reforma sem saber o valor do imposto que nós vamos pagar depois que ela entrar totalmente em vigor”, disse o governador.
Conforme Mauro Mendes, “com a correria em que o texto foi apresentado, pouca gente teve tempo de aprofundar na compreensão do texto e traduzir em torno da realidade, do dia a dia dos estados e municípios e, acima de tudo, do próprio cidadão e das atividades econômicas”.
A expectativa do governador mato-grossense é de que o Senado Federal possa aprofundar no texto da reforma e dar uma resposta à população. “Nós esperamos e temos absoluta convicção de que o Senado Federal vai ter a maturidade suficiente de aprofundar um pouco mais nesse tema e dizer a todos nós brasileiros, qual será a alíquota que vamos pagar”, destacou Mendes.
O foco principal da reforma tributária que tramita no Senado são os impostos sobre o consumo e a repartição dessas receitas. A ideia é unificar os tributos de consumo em uma mesma base de incidência, com a troca do IPI, PIS, Cofins, ICMS e do ISS por um novo imposto único, o Imposto sobre Valor Agregado (IVA).
-
Política MT06/12/2024 - 20:50
Alvo de operação da Polícia Federal por suposto desvio de recursos, secretária adjunta pede exoneração
-
Política MT05/12/2024 - 16:30
Mais votado, promotor Rodrigo Fonseca é nomeado pelo governador para o comando do Ministério Público
-
Policial10/12/2024 - 09:10
Dona de farmácia em Cuiabá, irmão e cunhada de líder de facção são alvos da PC por tráfico e lavagem
-
Geral07/12/2024 - 08:02
Casal é flagrado fazendo sexo dentro de escola em Sinop; vídeo viraliza nas redes sociais
-
Política MT07/12/2024 - 18:00
Grupo de vereadores descarta apoio a Paula Calil na disputa pela presidência da Câmara de Cuiabá
-
Política MT10/12/2024 - 09:25
TCE quer reunião entre prefeitos, Abílio e Flávia para evitar colapso na saúde de Cuiabá e Várzea Grande
-
Policial10/12/2024 - 10:50
Vídeo mostra execução de empresário dentro de Hilux em MT; esposa ficou ferida
-
Policial09/12/2024 - 13:25
PC cumpre mandados contra quadrilha por furtos de cargas de grãos; pai, filho e nora entre os alvos