Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Política MT

Lei que obriga condomínios a notificarem casos de violência doméstica é aprovada na Câmara de VG

Publicado

Cartazes devem ser colocados em vários locais estratégicos dos condomínios para incentivar que os moradores denunciem novos casos

Os vereadores de Várzea Grande aprovaram nesta semana um projeto de lei que obriga os condomínios a notificarem casos de violência doméstica no município. A proposta visa conscientizar as pessoas sobre a importância da denúncia. Segundo o autor do projeto, Bruno Lins Rios (PSB), cartazes devem ser colocados em vários locais estratégicos dos condomínios para incentivar que os moradores denunciem novos casos. O projeto aguarda a sanção ou veto do prefeito Kalil Baracat (MDB).

Segundo os dados do 15° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2019, 10.329 mulheres sofreram lesão corporal e, no ano passado, esse número diminuiu para 9.649. A pandemia da Covid-19 possivelmente dificulta a denúncia do agressor, o que impede a mulher de sair da situação.

Já em relação aos feminicídios, o anuário aponta Mato Grosso com a maior taxa. De todos os homicídios de mulheres registrados no estado, 59,6% são classificados como feminicídio. No país, esse percentual é de 34,5%.

Em 2019, foram registrados 39 casos de feminicídio no estado e, no ano passado, 62 casos. Esse número quase dobrou em um ano. Feminicídio é o assassinato de uma mulher cometido devido ao fato de ela ser mulher ou em decorrência da violência doméstica.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana