Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Jurídico

Justiça revoga prisão domiciliar de ex-secretário estadual preso por tráfico internacional de cocaína

Publicado

Acusado de participar de uma organização criminosa Nilton Borgato terá que cumprir medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica

Conteúdo/ODOC – O ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Nilton Borgato, obteve êxito em revogar sua prisão domiciliar no âmbito da ação penal da Operação Descobrimento, na qual é acusado de participar de uma organização criminosa voltada para o tráfico internacional de cocaína.

A decisão veio do juiz federal da Bahia, Fábio Moreira Ramiro, que substituiu a prisão domiciliar por medidas cautelares. Entre essas medidas estão o monitoramento eletrônico, o comparecimento quinzenal do investigado ao Juízo Federal da localidade de residência e a proibição de ausentar-se da comarca em que reside até a conclusão da ação penal.

Em maio, Borgato está agendado para depor na Justiça Federal da Bahia. A Operação Descobrimento foi deflagrada em 19 de abril de 2022 e resultou na prisão de Borgato, bem como do lobista Rowles Magalhães, entre outras pessoas.

A operação teve como ponto de partida a apreensão de 595 kg de cocaína encontradas dentro da fuselagem de uma aeronave em fevereiro de 2021, no aeroporto Internacional de Salvador. A droga foi descoberta durante uma inspeção no jato Dassault Falcon 900, pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo, que parou para abastecer.

As investigações desencadeadas a partir dessa apreensão permitiram à polícia identificar toda a estrutura criminosa atuante nos dois países envolvidos, composta por fornecedores de cocaína, mecânicos e auxiliares responsáveis pela ocultação da droga dentro da fuselagem do avião, transportadores encarregados dos voos, além de doleiros responsáveis pela movimentação financeira do grupo.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana