Sinop
Escritório Social realiza ação do projeto Cuidar de Quem Cuida com servidores da Penitenciária Ferrugem
Cerca de 100 servidores da Penitenciária Ferrugem participaram da ação do projeto “Cuidar de Quem Cuida”, promovida pela equipe do Escritório Social, da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, durante esta semana. Foram quatro dias de encontros para atender todas as equipes de plantão e trabalhar temas como saúde mental e também um momento de conscientização da campanha Novembro Azul.
O trabalho foi mediado pela equipe de psicólogos do Escritório Social em parceria com o setor de saúde da penitenciária. “Essa ação do projeto abordou o processo de adoecimento mental, esclarecendo quais são sintomas e sinais, bem como as maneiras de diagnosticar, tratamentos e formas de prevenção. Os policiais penais são expostos diariamente a situações extremas, e são a classe com maior índice de adoecimento psíquico e suicídio, por isso entendemos ser fundamental a abordagem da temática da saúde mental”, destacou a psicóloga e coordenadora do Escritório Social, Quetti Nunes.
O projeto Cuidar de Quem Cuida, encabeçado pela secretaria de Assistência Social, já é desenvolvido periodicamente dentro das unidades da pasta para promover momentos de bem-estar e descontração aos servidores municipais, estimular a interação interpessoal, reforçar a importância do autocuidado, da saúde mental, de exercer a empatia com os colegas de trabalho e várias outras temáticas.
A unidade do Escritório Social em Sinop foi inaugurada em abril deste ano. Essa é uma ferramenta de inclusão, prevista no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que oferta apoio psicossocial, acesso a vagas de emprego, além de encaminhamentos a saúde, educação, regularização de documentos e outros serviços para pessoas egressas e seus familiares. O trabalho acontece em rede. “Nós recebemos as demandas espontâneas de atendimento das instituições que participam da rede, como a Penitenciária Ferrugem, o Conselho da Comunidade de Execução Penal (CONCEP), o Fórum e Centro de Referência Especializada de Assistência Social”, completou a coordenadora.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
Política MT06/12/2024 - 20:50
Alvo de operação da Polícia Federal por suposto desvio de recursos, secretária adjunta pede exoneração
-
Política MT05/12/2024 - 16:30
Mais votado, promotor Rodrigo Fonseca é nomeado pelo governador para o comando do Ministério Público
-
Policial10/12/2024 - 09:10
Dona de farmácia em Cuiabá, irmão e cunhada de líder de facção são alvos da PC por tráfico e lavagem
-
Geral07/12/2024 - 08:02
Casal é flagrado fazendo sexo dentro de escola em Sinop; vídeo viraliza nas redes sociais
-
Política MT07/12/2024 - 18:00
Grupo de vereadores descarta apoio a Paula Calil na disputa pela presidência da Câmara de Cuiabá
-
Política MT10/12/2024 - 09:25
TCE quer reunião entre prefeitos, Abílio e Flávia para evitar colapso na saúde de Cuiabá e Várzea Grande
-
Jurídico06/12/2024 - 20:30
Ex-secretário alega dívidas, mas juiz mantém obrigação de devolver mais de R$ 700 mil
-
Policial10/12/2024 - 10:50
Vídeo mostra execução de empresário dentro de Hilux em MT; esposa ficou ferida