Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

CGE apresenta projeto de digitalização com mão de obra de pessoas surdas em evento nacional

Publicado

Os auditores da Controladoria Geral do Estado, Marcio Costa e Edmilson Carlos, apresentaram nesta quarta-feira (30), durante a Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o projeto de consultoria que resultou na contratação da mão de obra de 40 pessoas surdas que realizam a digitalização de documentos dos órgãos públicos estaduais.

Durante a apresentação, Marcio explicou todo o processo da consultoria e porque surgiu a necessidade da realização da mesma, que foi solicitada pelo Governo de Mato Grosso. Ao final, apresentou um vídeo sobre o projeto.

Ele mostrou aos presentes os principais pilares do projeto que são inovação, economicidade e inclusão social, demonstrando com dados comparativos vários cenários e valores levantados durante a consultoria direcionada para resultados realizada pela CGE no ano passado.

“O Governo optou pela contratação desta mão de obra porque tem um fator primordial, que é a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. Este é um projeto inovador, que tem transformado vidas, proporcionando novas oportunidades e contribuindo para a autonomia e o desenvolvimento pessoal dessas pessoas”, disse.


O projeto digitaliza e migra os documentos para o Sistema Estadual de Produção e Gestão de Documentos Digitais (Sigadoc), e os surdos são contratados e remunerados por meio de organização sem fins lucrativos. A iniciativa busca não apenas promover a eficiência, mas também abre novas oportunidades de trabalho para a comunidade surda.

“Estamos colocando à disposição da comunidade surda postos de trabalho que proporcionam dignidade e inclusão, onde eles podem desempenhar suas atividades de forma ágil e com alta qualidade”, destacou Marcio Costa durante a apresentação.

O projeto idealizado pela CGE, completou um ano de atividades e está sob a coordenação do Arquivo Público, unidade da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que coordena a gestão documental do Estado. Neste período, já foram digitalizadas cerca de 30 mil pastas funcionais, o que equivale a cerca de 5 milhões de páginas.

Além dos dois auditores que estiveram em Brasília apresentando o projeto, também participou da consultoria a auditora Lys Marisa Gonçalves.

Semana da Inovação

A Semana de Inovação 2024 é realizada pela ENAP em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério das Mulheres e tem patrocínio de Itaipu Binacional, Dataprev, Instituto Unibanco, Microsoft e Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Fonte: Governo MT – MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana