Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Agro News

Cenário para produção de leite em Mato Grosso piora com redução do preço pago ao produtor

Publicado

Relatório mensal do leite do Imea trouxe um cenário de maior preocupação aos produtores

Conteúdo/ODOC – Mesmo com menor captação do leite, o preço pago ao produtor caiu 2,16% em julho de 2023 e o preço médio fechou em R$ 2,12 o litro, e contrariou o movimento de anos anteriores, quando havia valorização nesse comparativo, no período da seca, quando havia menos leite disponível e maiores preços aos produtores.

O período da seca que se estende de junho a setembro costumava ter variações positivas no valor do leite. O relatório mensal do leite do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) trouxe um cenário de maior preocupação aos produtores.

Para se ter uma ideia, a média do preço praticado em junho e julho deste ano é 2,47% menor ante a média do período das águas de outubro de 2022 a maio de 2023. Em 2021 e 2022 era 10,16% e 44,38% superior, respectivamente.

“O recuo no preço durante a entressafra preocupa a cadeia leiteira de Mato Grosso, visto que em outubro, inicia-se o período chuvoso, que sazonalmente traz aumento na quantidade de leite captado, resultando em preços mais baixos devido à maior oferta do produto”, alertou o Imea no relatório.

Enquanto isso, o presidente da Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite/MT), Dolor Vilela, tem buscado socorro junto a parlamentares, instituições governamentais e privadas na tentativa de resgatar a cadeia produtiva.

“O principal problema é a questão do custo da produção, que é produzir o leite, manter essa pessoa no campo, porque a questão do custo está intrinsicamente ligada a rentabilidade do produtor. A cadeia do leite pode evoluir, mas na situação em que ela está, precisa da ajuda. Precisamos das instituições públicas e privadas que possam nos ajudar nesse momento de dificuldade”, argumentou Dolor Vilela.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana