Política MT
Botelho destaca ordem de serviço para início das obras do BRT
A assinatura da ordem de serviço para a implantação do BRT estabelece o estudo técnico que constatou esse modal como o melhor transporte público para Cuiabá e Várzea Grande. A afirmação foi dada pelo deputado Eduardo Botelho (União Brasil), durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço, no Palácio Paiaguás, nesta segunda-feira (29).
Botelho assinou como testemunha o contrato 052/22 da Secretaria de Estado de Infraestrutura – Sinfra celebrado com o Consórcio Construtor BRT, para execução dos serviços de elaboração de projetos básicos e executivos de engenharia, desapropriações, obtenção de licenças, outorgas e aprovações e execução das obras de infraestrutura em área urbana, para implantação do corredor de transporte público integrado por meio do BRT, nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, no valor de R$ 468 milhões.
“A escolha vem estabelecer o estudo técnico que foi feito lá em 2013, que era o estudo verdadeiro, que prova que esse é o melhor modal [BRT] para Cuiabá e Várzea Grande, que é viável. Na verdade, quando houve a mudança para o VLT, houve influência externa de todos os tipos, inclusive com a prática de corrupção. E esse modal [VLT] se mostrou ineficiente, tanto que nem terminou. Agora, vamos estabelecer isso e devolver aos comerciantes e população as avenidas, como a Tenente Coronel Duarte e FEB”, disse Botelho.
Ressalta que com o BRT a população terá um tráfego fluindo melhor e que as discussões sobre a escolha do melhor modal deverão ser encerradas.
“Temos que parar a discussões e ir para as realizações. É o encerramento de algo que vem causando prejuízos para a população há muito tempo. Não podemos ficar discutindo, já tem 10 anos isso. E a população precisa de um trânsito melhor”, alertou o deputado, ao acrescentar que a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite mais a paralização de obras e que a Assembleia Legislativa, através da Comissão de Infraestrutura, irá acompanhar essa execução ou até mesmo poderá criar uma específica para essa obra.
Em seu discurso, o governador Mauro Mendes agradeceu o empenho da ALMT pela aprovação das medidas necessárias para a implantação do modal, bem como das ações que deram condições de o estado voltar a crescer e investir em obras estruturantes.
“As medidas implementadas, muitas delas com o apoio da Assembleia Legislativa, aquela aprovação feita em janeiro de 2019, ali começamos a reescrever um futuro muito melhor para nosso estado. Medidas que nós elaboramos e o parlamento aprovou e que a sua implantação, ao longo dos anos, foi determinante para reconstruir o equilíbrio fiscal que deu ao estado condições de recuperar a sua credibilidade perante o mercado, pagar suas contas atrasadas, e a partir daí uma trajetória de investimentos tão importantes. Hoje, damos a ordem de serviço imediata para o início das obras do BRT, modal moderno e eficiente, que traz todos os requintes de qualidade tanto quanto o outro”, discursou o governador.
Além de deputados, também participaram representantes da Procuradoria-Geral do Estado, o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Oliveira.
-
Política MT06/12/2024 - 20:50
Alvo de operação da Polícia Federal por suposto desvio de recursos, secretária adjunta pede exoneração
-
Política MT05/12/2024 - 16:30
Mais votado, promotor Rodrigo Fonseca é nomeado pelo governador para o comando do Ministério Público
-
Política MT09/12/2024 - 12:15
“PT consegue quebrar uma empresa que não tem concorrência”, diz Medeiros sobre Correios
-
Jurídico06/12/2024 - 20:30
Ex-secretário alega dívidas, mas juiz mantém obrigação de devolver mais de R$ 700 mil
-
Geral07/12/2024 - 08:02
Casal é flagrado fazendo sexo dentro de escola em Sinop; vídeo viraliza nas redes sociais
-
Policial10/12/2024 - 09:10
Dona de farmácia em Cuiabá, irmão e cunhada de líder de facção são alvos da PC por tráfico e lavagem
-
Policial10/12/2024 - 10:50
Vídeo mostra execução de empresário dentro de Hilux em MT; esposa ficou ferida
-
Política MT07/12/2024 - 18:00
Grupo de vereadores descarta apoio a Paula Calil na disputa pela presidência da Câmara de Cuiabá