Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Política MT

Auditores do TCE articulam para atuarem como advogados em Mato Grosso

Publicado

SinttContas defende que não existe impedimento para o registro de Auditores de Controle Externo como advogados

O Presidente do SinttContas, Vander da Silveira Melo, participou de uma reunião na tarde de quarta-feira (18), na sede da Seccional Mato Grosso da OAB. Na oportunidade, foram tratados assuntos relacionados ao registro dos Auditores de Controle Externo do TCE-MT na Ordem dos Advogados do Brasil.
Vander explica que alguns auditores que conseguiram inscrição de maneira administrativa no passado e recentemente outros obtiveram de maneira judicial. Para o presidente do Sindicato, não existe incompatibilidade com o exercício da advocacia. “Não existe poder de polícia, tampouco somos membros do Tribunal de Contas. Nossa intenção é que a OAB firme o entendimento de que inexiste incompatibilidade do exercício de Auditor com a advocacia”, ressaltou.
A Auditora de Controle Externo Simony Jin vivencia essa dificuldade. Após concluir o curso de Direito e ser aprovada no Exame de Ordem, a servidora teve o pedido de registro nos quadros da OAB negado. “Acredito que essa situação transcende o meu caso e gera uma insegurança jurídica para todos os advogados que também atuam como servidores públicos. Tenho a convicção de que esse direito constitucional será respeitado.”
De acordo com o representante do Sindicato dos Trabalhadores do TCE-MT, a presidente da OAB comprometeu-se a levar o assunto para o colegiado da Ordem para que seja firmado um entendimento. “Esperamos que o entendimento seja favorável e nossos servidores possam ter a liberdade de atuar na advocacia, pois cumprem os requisitos exigidos. Agradecemos a gestão da OAB por nos receber e se colocar solícitos para levar nossa demanda para o Pleno do Conselho Seccional.”

publicidade
1 comentário

1 comentário

  1. Oliveira disse:

    Mais uma vez a OAB-MT atuando contra o Advogado, se o auditor quer advogar, que deixe o cargo e vire autonomo, sem receber seu salario mensal do governo.
    Contendo informações privilegiadas do cargo e recebendo salario mensal do governo fica facil esta atuação.
    O que se esperar desta OAB-MT, utilizam da imagem para enfraquecer a classe.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana