Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Opinião

LICIO MALHEIROS – Pesquisa Percent, nova rodada

Publicado

A política tem como premissa básica, a busca pela melhoria do desenvolvimento das cidades, pois tudo se inicia nas cidades, é nela que nascemos, crescemos, criamos nossos filhos.

Muitos eleitores, cansados e inconformados com políticos carreiristas, aqueles, que fazem da velha política seu modo de vida, dessa forma, a tornando cargo político vitalício, e o que é pior passado de pai para filho e assim sucessivamente, formando verdadeiras castas.

Neste ano de eleições, tanto para majoritária como para  proporcional, o acirramento e disputa por uma vaga vem se tornou algo inimaginável, com a proximidade do dia 6 de outubro, a intensificação    e preocupação por parte de cada candidato vem aumentando paulatinamente.

Chegando a causar em alguns verdadeiros calafrios, os levando ao desespero, restando-lhes apenas como referencial às pesquisas eleitorais.

As mesmas, servem apenas e tão somente como parâmetro, em função de se trabalhar com uma pequena amostragem dos eleitores; em termos mais técnicos, dizemos que, a amostragem é o meio de definição de amostras, isto é, representa parte ínfima da população.

Cuiabá na majoritária na qual se disputa o cargo de prefeito ao Palácio Alencastro; apresenta melhor direcionamento, no tocante às pesquisas eleitorais, que vem se mantendo quase que inalterável, e com ligeiro crescimento do candidato Eduardo Botelho (União Brasil), que na última pesquisa Percent, venceu os seus concorrentes com larga margem de intenções de votos, tanto na estimulada como na espontânea.

Vou declinar apenas e tão somente a pesquisa espontânea, pois nesta modalidade é o eleitor quem direciona o seu voto, portanto seu voto tem maior poder de convencimento.

Vamos modestamente analisar a espontânea, na qual os nomes dos candidatos não são citados.

Eduardo Botelho (União Brasil), lidera com expressiva folga com 33%; enquanto Abílio Brunini (PL), aparece em segundo lugar com 21%, em terceiro aparece Lúdio Cabral (PT), com 15,3%, em quarto e último lugar aparece Kennedy (MDB), com 3,7% de intenção de voto.

Essa melhora significativa para o candidato Eduardo Botelho (União Brasil), tem uma explicação lógica, primeiro, a entrada de corpo e alma do governador Mauro Mendes (União Brasil), segundo, também com a mesma proporção de convencimento e popularidade, o engajamento total da primeira-dama Virginia Mendes, foi outro fator preponderante.

Vamos fazer uma pequena analise na votação da proporcional, na qual às pesquisas eleitorais não tem necessariamente influência decisiva; servindo apenas de parâmetro, uma vez que o número de candidatos inscritos chega à casa dos 446, a verdadeira pesquisa dar-se-á no de 6 de outubro.

É como sempre digo, a proporcional é uma caixinha de surpresas, fazer comentários, apenas e tão somente, pelos dados apresentados pelos institutos de pesquisas, é um pouco temerário; até porque em 5 dias, pode acontecer mudanças substâncias, que irão mudar o quadro atual.

A última pesquisa Percent, para proporcional, apresentou o seguinte quadro: em primeiro lugar o vereador com mandato, Cezinha Nascimento (União Brasil), em segundo já aparece um novato, Tenente-coronel Dias Federação PSDB\Cidadania, em terceiro aparece Dr. Luiz Fernando (União Brasil), em quarto aparece o ex-vereador Paulo Borges (PSDB), aí, aparecem alguns nomes conhecidos, não dá para declinar todos, um pouco mais abaixo aparece um novato Jean Barros (PSB), além de outra novata Paula Calil (PL).

Outra grata surpresa entre tantos novatos exponenciais; está sem sombra de dúvidas Daniel Monteiro (Republicanos), um jovem competente que vem apresentando propostas novas e projetos exequíveis, tendo como carro chefe a Educação.

Contribuiu de forma decisiva na condição de técnico, no período em que esteve na (Seduc-MT), ajudando a tirar Mato Grosso, da incomoda 22ª posição para a 8ª posição no ranking Brasil.

Tudo o que foi dito até então, é baseado em dados estatísticos, nos próximos dias que antecedem às eleições 2024, esse quadro atual, poderá sofrer mudanças significativas, até porque existem vários nomes fortíssimos que não aparecem até o momento bem ranqueados, porém poderão surpreender.

Professor Licio Antonio Malheiros é geografo

publicidade
2 Comentários

1 comentário

  1. Pretão disse:

    Vários nomes, um deles, é o jovem Daniel Monteiro.

  2. Valéria disse:

    Muito esclarecedor….Que saibamos votar conscientemente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana