Geral
Saúde digital e Previdência estão entre metas de Comissão do TCE-MT para 2025
“Acredito que precisamos estar presentes junto aos novos gestores que assumem esse ano, precisamos conversar, saber que nível de capacitação eles têm porque entendemos que a primeira ação é pedagógica”, afirmou o conselheiro e presidente da Copspas, Guilherme Antonio Maluf ao destacar que a Comissão está preparada para trabalhar com os novos gestores.
Sobre a atualização do Radar, o conselheiro lembrou que o sistema já conta com os módulos Saúde e Assistência Social, destacando que o módulo Previdência está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria Geral de Controle Externo (Segesex) e será lançado em fevereiro, durante evento que reunirá gestores de todo o Estado no TCE-MT.
Para o primeiro semestre também está programado um encontro voltado à saúde digital. “Vamos ouvir os gestores e apresentar um diagnóstico da maturidade digital de cada um dos municípios. Também faremos uma discussão mais ampla, sobre o compromisso de cada ente para que isso repercuta em uma saúde de qualidade”, afirmou Maluf.
Ainda com relação à capacitação, será realizado em conjunto com a Associação Nacional dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) o encontro “Controle Externo e Saúde”, que teve sua primeira edição neste ano. “Já fizemos um evento como este aqui em Cuiabá e agora vamos repetir em nível nacional com todos os TCEs do Brasil”, disse.
Durante a reunião, a Comissão também apresentou os resultados alcançados em 2024, que incluem a realização de eventos como o encontro “Saúde Mental: Novo Olhar para Mato Grosso” e o seminário “Construindo Ações para Mato Grosso Livre da Hanseníase”, quando também foi emitida nota recomendatória sobre a hanseníase.
“Isso é um marco, porque enviamos recomendações aos municípios, ao Governo do Estado , à Assembleia Legislativa e para as Câmaras Municipais também. E nesta semana já demos o primeiro passo para o lançamento da bancada de combate à hanseníase entre os parlamentares estaduais”, ressaltou Maluf.
Vale destacar ainda a emissão de outras notas recomendatórias voltadas à implementação de ações de prevenção contra a Covid-19, a divulgação de estoques de medicamentos das farmácias públicas, a implementação de leis de proteção à criança e ao adolescente e a adoção de medidas intersetoriais contra arboviroses.
Além disso, a COPSPAS participou de mesas técnicas que apontaram o caminho para a contratação conjunta de serviços médicos pelo Estado e para a criação de um fluxo aprimorado para as Representações Pré-Processuais (RPPs) no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Saúde Pública (CEJUSC).
Ao longo do ano, a equipe realizou uma série de visitas técnicas e lançou cartilhas como a que detalha as normas para a aquisição pública de medicamentos, por exemplo. “O balanço foi extremamente positivo, a Comissão produziu muito e cumprimos todas as metas projetadas no ano anterior”, concluiu o conselheiro.
-
Política MT13/12/2024 - 15:07
Deputado Thiago Silva debate implementação do Fórum de Desenvolvimento Regional com TCE e AMM
-
Economia13/12/2024 - 18:20
Comércio deve permanecer fechado no Natal e Ano Novo em Cuiabá e Várzea Grande
-
Política MT12/12/2024 - 18:45
Após vistoria no HMC, desembargador convoca reunião com Emanuel Pinheiro e Abilio na capital
-
Geral16/12/2024 - 18:15
Empresária de 45 anos morre ao cair do 15º andar de prédio residencial em Cuiabá
-
Política MT13/12/2024 - 08:05
“Representa o pinheirismo”, diz Dilemário ao descartar conversa com Jeferson Siqueira
-
Jurídico13/12/2024 - 19:15
Justiça inocenta ex-secretário de Saúde e empresa por suposta fraude em licitação de R$ 9,7 milhões
-
Geral14/12/2024 - 08:30
Homem ataca ex a tiros, mas arma falha em MT; veja o vídeo
-
Policial13/12/2024 - 10:23
Delegado conclui inquérito e diz que influencer foi decapitada enquanto ainda estava viva