conecte-se conosco


Tecnologia

YouTube promove desinformação sobre vacinas, conclui estudo

Publicado


source

Olhar Digital

YouTube
Unsplash

Youtuber incentiva a desinformação

Um artigo publicado no final de outubro na revista científica Frontiers revela que, apesar de declarações de comprometimento do YouTube em relação ao combate a desinformações perigosas, aquelas relacionadas a vacinas continuam sendo disseminadas em vídeos em português, gerando lucro para produtores de conteúdo e para a própria plataforma.

O artigo faz parte da pesquisa de Dayane Machado, aluna de doutorado do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências da Unicamp , orientada pela docente Leda Gitahy. Também é assinado por Alexandre Fioravante de Siqueira, da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos.

Dayane, Leda e Alexandre desenvolveram uma metodologia que tentasse simular o comportamento de um usuário normal navegando na plataforma para identificar o que o público possivelmente encontraria sobre o tema. Para especificar quais desses vídeos continham desinformação, foram criadas seis categorias principais de análise: segurança, efetividade, saúde alternativa, moralidade, teorias da conspiração e outros (como liberdade de escolha e apelo emocional).

A amostra inicial continha 158 vídeos. Desse total, os estudiosos identificaram 52 vídeos em 20 canais com desinformação sobre vacinas . “Analisamos em cada um os seis critérios dos vídeos e das propagandas neles inseridas, os chamados anunciantes”, conta Leda ao Jornal da Unicamp.

Muitas promessas, pouca ação

O resultado do estudo sugere que o YouTube não tem feito o suficiente para combater a circulação de desinformações sobre vacinas e de certa forma incentiva a produção desse tipo de material através da monetização de conteúdo.

“Apesar da plataforma já ter se posicionado sobre o combate a conteúdos danosos, vídeos com desinformação sobre vacinas continuam sendo divulgados em português porque há interesse em não retirá-los”, afirma a docente.

Um relatório recente do Centro de Combate ao Ódio Digital (CCDH) estima que Facebook , Instagram , Twitter e YouTube lucram até 1 bilhão de dólares por ano graças ao movimento antivacinação.

“As principais desinformações encontradas na análise coincidem com as mais populares entre as comunidades de oposição a vacinas: afirmações de que os imunizantes contêm ingredientes perigosos; defesa da liberdade de escolha e incentivo à ‘pesquisa independente’; promoção de serviços de saúde alternativa; o mito de que vacinas causam doenças; teorias da conspiração e a alegação de que causam efeitos colaterais severos”, diz Dayane.

Rede de apoio

O artigo revela também uma parceria entre os canais que promovem serviços de saúde alternativa. “Essa colaboração ocorre através da reprodução de vídeos de canais associados ou através do apoio a criadores de conteúdo que fazem parte da rede. Os canais espalham desconfiança em relação a instituições tradicionais, como organizações de saúde pública, médicos, cientistas e imprensa para promover a si mesmos como fontes confiáveis e lucrar com a venda de serviços de saúde alternativa”, destaca Dayane.

Esses canais usam diferentes estratégias financeiras para obter lucro, como a venda de cursos, livros e tratamentos alternativos, solicitação de doações por meio de plataformas de arrecadação e depósitos em contas bancárias e até mesmo de grandes empresas, por meio de anúncios no YouTube.

“Os canais da amostra usam estratégias econômicas variadas para garantir o lucro mesmo que seu conteúdo seja identificado como impróprio e desmonetizado pela plataforma”, diz Dayane. Segundo Leda, “apesar de o YouTube dizer que controla o conteúdo, em português isso não ocorre porque o moderador algorítmico não identifica quando os conteúdos de desinformação adaptam o tema. As grafias são alteradas propositalmente para não passarem pelo filtro da rede, que é automático”.

Danos à sociedade

“A circulação de desinformações que atacam a segurança e a eficácia das vacinas e questionam a legitimidade das instituições oficiais associadas a elas é extremamente preocupante nesse contexto de pandemia . E é especialmente problemático que os produtores de conteúdo associados a esse tipo de material estejam sendo premiados e incentivados a criar esse tipo de vídeo”, preocupa-se Dayane.

Segundo a pesquisadora, “há estudos mostrando que a exposição excessiva a desinformações — e teorias da conspiração — sobre vacinas pode influenciar, por exemplo, na tomada de decisão das pessoas de não se vacinarem. Então, é possível dizer que essa crise de desinformação pode interferir na percepção da população em relação a uma vacina contra Covid-1 9 e até no imaginário das vacinas de forma geral”.

“É por isso que uma campanha que buscasse compreender e responder às ansiedades e dúvidas da população sobre esse tema seria essencial. É o tipo de estratégia que já deveria estar sendo colocada em prática pelos órgãos oficiais há alguns meses”, diz a pós-graduanda.

De acordo com a ela, o próximo passo da pesquisa é investigar o papel do YouTube na disseminação de desinformações sobre a Covid-19 . “Queremos entender como e se as mudanças nas políticas de uso da plataforma vêm sendo implementadas no Brasil, além de identificar quem está por trás desse tipo de conteúdo”, diz.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Review Hostinger

Publicado


source

Quando se fala na criação de um site, há alguns detalhes que são importantes. A escolha da plataforma é uma delas, pois é impossível ter um site profissional e com bom desempenho sem um bom sistema de gerenciamento.

Outro detalhe igualmente importante é a escolha da hospedagem de sites . Diante de um bom serviço de web hosting é possível garantir alguns aspectos que são essenciais para garantir a qualidade do site.

Entre eles estão velocidade no carregamento, backups realizados com frequência e o certificado SSL, que é um grande aliado das lojas virtuais, pois protegem os dados dos consumidores na hora das compras.

Hoje em dia existem várias empresas que atuam no segmento de hospedagem de sites e registro de domínio, porém, na hora de escolher qual é a mais adequada para o site do seu negócio, é necessário levar em conta alguns requisitos.

O Uptime, o atendimento oferecido ao cliente, o preço e a qualidade dos serviços estão entre os principais requisitos. Nesse caso, a Hostinger, empresa conhecida nesse segmento, surge como uma solução de qualidade.

Sendo assim, nessa review você vai ficar por dentro das principais características da empresa e também da importância dela para ajudar no seu negócio. Confira agora os seguintes tópicos:

●       O que é o serviço de hospedagem de sites

●       Uma breve história da Hostinger

●       Os planos e serviços oferecidos pela Hostinger

●       O criador de sites

●       Registro de domínio

O que é o serviço de hospedagem de sites?

Sem garantir uma boa presença online, nenhum empreendimento vai para a frente nos dias de hoje. Na era digital um site não é uma opção, mas sim é uma obrigação. É por meio de um site que um negócio – seja ele grande ou uma PME – pode interagir e atender os clientes.

Muitas das estratégias de Inbound Marketing, inclusive, dependem muito da atuação de um site ou blog. Além do mais, dependendo do negócio, um site pode atuar também como uma loja online.

Porém, de nada adianta apenas ter um site sem contar também com um espaço para hospedar as páginas e o conteúdo desse site. É aí que surge a solução dos serviços de hospedagem de site.

Sendo assim, quando você conta com um serviço de hospedagem de site, você, na verdade, está “alugando” um espaço dentro de um servidor. É nesse ambiente online que ficarão armazenados todos os arquivos e os dados necessários para o site ser acessado normalmente.

Não custa lembrar também que domínio é diferente de hospedagem de site. Enquanto o primeiro é o nome, o endereço do site na internet, a segunda é o local onde ele está alocado.

Equipe da Hostinger
Lightshot

Equipe da Hostinger

Uma breve história da Hostinger

A Hostinger atua no segmento de hospedagem de sites há mais de 15 anos, sempre com o intuito de proporcionar serviços de ótima qualidade e com preços acessíveis. Atualmente a empresa está em mais de 100 países, inclusive no Brasil.

A empresa foi fundada em 2004 na Lituânia com o intuito de oferecer hospedagem de sites grátis e sem anúncios por meio do site 000webhost.com.

No entanto, só em 2011 a marca Hostinger surge no mercado internacional depois de ser incorporada no Chipre.

Em território brasileiro a filial da Hostinger é a empresa Weblink com sede na capital Florianópolis em Santa Catarina. A filial foi inaugurada em 2014 e hoje em dia conta com vários clientes no país.

Ao longo da sua trajetória, a Hostinger foi certificada pela ICANN , a instituição internacional que tem o intuito de gerenciar e credenciar registros de domínio em todo mundo, assegurando o uso responsável da internet.

Uma das características da Hostinger é possibilitar que qualquer pessoa, independente do grau de conhecimento em tecnologia, tenha condições de investir em algum projeto na internet.

Por essa razão, a Hostinger investe em um eficiente sistema de atendimento aos seus clientes, sempre apta a sanar dúvidas, a qualquer instante.

Além disso, caso o cliente não considere o resultado satisfatório com os serviços oferecidos, a Hostinger garante reembolso do pagamento. O reembolso é realizado dentro de 30 dias, sem riscos e sem maiores questionamentos.

Por tudo isso, a empresa já conquistou, no decorrer dos anos, certificados importantes de qualidade no segmento do serviço web hosting, bem como também coleciona excelentes avaliações em sites importantes, como o Reclame Aqui .

gráfico
Lightshot

Veja o gráfico

Planos e serviços oferecidos pela Hostinger

A Hostinger oferece para os clientes a possibilidade de escolher diferentes tipos de planos de hospedagem. Sendo assim, independente do porte da sua empresa ou segmento de atuação, você poderá encontrar um plano adequado.

A partir disso há a Hospedagem Compartilhada, que é uma das mais recomendadas, especialmente quando se trata de sites institucionais e voltados para pequenos e médios negócios.

Nesse caso, a hospedagem Compartilhada da Hostinger disponibiliza 3 planos distintos. Confira a seguir quais são eles!

gráfico
Lightshot

Veja o gráfico

Hospedagem Single

É o plano mais básico, ideal para projetos de pequeno porte e em estágio inicial. Esse plano contempla vários recursos importantes. Entre eles estão a proteção Cloudflare, um website e uma conta de e-mail.

Esse plano, assim como todos os outros planos da Hostinger, também traz garantia de Uptime de 99,9%. O Uptime é o tempo que o seu site ficará disponível online para os clientes. As boas empresas de web hosting oferecem o Uptime nessa média, que deve ser mesmo de 99,9%.

Além disso, já no plano Single o cliente conta com certificado SSL grátis, acesso ao webmail e até 100GB de largura de banda.

Hospedagem Premium

É o plano destinado para sites de médio porte, que já denotam um certo crescimento. O plano Premium disponibiliza 100 contas de e-mail, largura de banda ilimitada, domínio e certificado SSL grátis.

O SSL é um protocolo de segurança muito importante especialmente para quem gerencia uma loja online. Por meio dele é possível proteger dados importantes do site usando a tecnologia da criptografia .

Outros diferenciais do plano Premium são:

●       bancos de dados MySQL ilimitados,

●       registro de domínio grátis,

●       contas de e-mail e FTP também ilimitadas.

 Hospedagem Business

Este é o plano voltado para sites de grande porte, onde se encontram grandes portais de notícias e também lojas virtuais.

Esse plano apresenta todos os recursos dos anteriores e ainda mais benefícios, entre eles estão a realização de backups diários, 4x recursos alocados e também acesso SSH.

Outros grandes diferenciais do plano Business da Hostinger são:

●       100GB de armazenamento SSD

●       1GB de RAM

●       60 processos ativos na conta

 Hospedagem Cloud

 Na era digital a “nuvem” se transformou na palavra de ordem quando o assunto é tecnologia. A chamada “Computação em Nuvem”, também conhecida como “Cloud Computing” ganhou os holofotes no processo de digitalização das empresas.

Não é à toa que poder contar com a Cloud Computing é um requisito importante para qualquer negócio garantir a sua transformação digital.

Os motivos para o sucesso da Computação em Nuvem são vários. Mais segurança, mais economia e maior facilidade para armazenar e acessar dados importantes da empresa são apenas alguns deles.

A Cloud Computing ganhou tanta relevância que também existe a hospedagem Cloud. Esse tipo de hospedagem de sites é otimizado pela tecnologia da Computação em Nuvem e também é oferecido pela Hostinger.

Além do mais, devido a sua capacidade de armazenamento, a hospedagem Cloud é perfeita para sites de grande porte, como lojas online, por exemplo.

Ela também apresenta uma boa escalabilidade, assegurando sempre um bom desempenho diante do crescimento do seu site. Isso quer dizer que sempre que você precisar, é possível fazer upgrade ou downgrade dos recursos que se adéquam às necessidades do seu projeto.

É pertinente também saber como funciona a Cloud Computing. Ela conta com vários servidores virtuais que são interligados em diversos computadores para aumentar a capacidade de armazenamento e processamento.

A hospedagem Cloud Hostinger disponibiliza 3 planos. Entenda mais sobre eles abaixo.

Cloud Startup: De acordo com o próprio nome, é o plano ideal para sites de Startups e negócios que apresentam um crescimento rápido.

Alguns dos recursos que ela traz são 300 websites, largura de banda ilimitada, recursos dedicados e backups realizados diariamente.

Além disso, o plano Startup oferece:

●       100GB de armazenamento SSD,

●       3GB de RAM,

●       2 núcleos de CPU,

●       Certificado SSL grátis

●       Domínio grátis

●       IP dedicado

Cloud Professional: Esse plano também disponibiliza até 300 sites e as mesmas configurações que o Cloud Startup.

Você viu?

Seus diferenciais são:

●       140GB de armazenamento SSD,

●       4 Núcleos de CPU,

●       6GB de RAM.

É a melhor opção para quem já conta com um projeto online bastante avançado.

Cloud Global: Esse plano conta com os benefícios dos outros planos, porém traz alguns recursos a mais, como, por exemplo, 8 núcleos de CPU, 16GB de RAM, 200GB de armazenamento SSD e 4x velocidade aumentada.

Além disso, assim como os dois planos anteriores, o Cloud Global apresenta recursos importantes para otimizar o desempenho de qualquer tipo de site, como, por exemplo, 99,9% de Uptime, suporte de atendimento em tempo integral e certificado SSL.

Hospedagem WordPress

WordPress há tempos é um grande aliado de quem quer criar um site ou blog. Ele consiste em um sistema de gerenciamento que possibilita criar e administrar um site, efetuando postagens e alterando, quando necessário, a estrutura do layout.

Por causa da ampla variedade de templates e de plugins que viabilizam a excelente performance do site, o WordPress é normalmente uma das primeiras opções para quem quer iniciar um projeto na internet.

Por ser tão requisitado, tanto por usuários experientes quanto por iniciantes, hoje em dia existe a hospedagem WordPress, que conforme o próprio nome aponta, é o serviço de web hosting otimizado para essa plataforma.

A grande vantagem desse tipo de hospedagem é poder contar com recursos adaptados para servidores configurados para rodar qualquer quantidade de sites WordPress sem perder o desempenho e a eficiência.

Obter a mesma qualidade para um site ou blog WordPress utilizando apenas uma hospedagem comum iria demandar vários ajustes técnicos de plugins e de memória.

Por isso, quando se trata de hospedagem WordPress, a Hostinger disponibiliza 4 planos. Vamos ver mais sobre eles abaixo?

WordPress Single: É o plano destinado para aqueles sites WordPress de pequeno porte. Ele conta com alguns recursos básicos, tais como uma conta de e-mail, 10GB de armazenamento, largura de banda limitada por 100GB e certificado SSL.

WordPress Starter: É o plano mais popular. Não é à toa que ele é o mais indicado para sites e blogs pessoais, como, por exemplo, site para portfólio de freelancers. 

Entre os recursos apresentados por esse plano estão 100 contas de e-mail, largura de banda ilimitada, jetpack grátis, 20GB de armazenamento SSD, backup semanal, domínio e certificado SSL gratuitos.

WordPress Business: Esse é o plano destinado para sites de pequenas e médias empresas. Os principais recursos são 100GB de armazenamento SSD, largura de banda ilimitada, backup semanal e Jetpack gratuito.

O Jetpack, vale lembrar, é um plugin bastante conhecido do WordPress por proporcionar vários benefícios, como análise de tráfego, segurança e adição de botões para compartilhamento de postagens em redes sociais.

WordPress Pro: Esse é o plano mais indicado para quem gerencia uma empresa que mantém o foco na geração de receita. Por isso, se tratando de hospedagem WordPress, essa opção é uma boa indicação, além também de possuir recursos mais avançados que os anteriores.

Entre os recursos diferenciados é interessante mencionar 300 websites, 100GB de armazenamento SSD, backup diário e o Jetpack pessoal.

Os quatro planos de hospedagem WordPress disponibilizam também suporte de atendimento 24h por dia e um Uptime de 99,9%.

Hospedagem cPanel

 O cPanel consiste em um importante e mais conhecido painel de controle para hospedagem de sites. O objetivo dele é melhorar a interação entre o site e o usuário, disponibilizando para isso uma interface mais acessível para administrar o conteúdo do seu banco de dados e do seu website.

O cPanel, além de ser o painel mais utilizado no Brasil e também em outros países, assegura uma maior liberdade e também várias funcionalidades.

Ele é excelente para configurar e efetuar alterações no site, o tornando mais eficiente. A partir do cPanel é possível mudar a senha das contas de e-mail sem necessitar do administrador da hospedagem.

Além disso, ele permite alterar a indexação dos diretórios principais dos subdomínios e domínios para qualquer pasta no FTP.

Diante de tantas vantagens oferecidas por esse painel de controle, a Hostinger disponibiliza a hospedagem cPanel, otimizada justamente para esse painel. Nesse caso, a Hostinger divide esse plano em três categorias.

Hospedagem cPanel Single: Ao adquirir esse plano o usuário poderá contar com 10GB de espaço em disco, um banco de dados MySQL, 100GB de limite de tráfego e um subdomínio.

Hospedagem cPanel Premium: Esse plano disponibiliza número ilimitado de sites, 20GB de espaço em disco, largura de banda ilimitada e WordPress 2x mais rápido. O cPanel Premium também apresenta uma quantidade de subdomínio ilimitados.

Hospedagem cPanel Business: É o plano mais avançado da Hostinger em se tratando da hospedagem cPanel. Ele disponibiliza para o usuário algumas características vantajosas, tais como 30GB de espaço em disco e tráfego ilimitado.

Além do mais, ele oferece um WordPress 4x mais rápido e domínio grátis no plano anual. Por tudo isso esse plano é o ideal para quem gerencia projetos que exigem sites de grande porte.

Assim como os dois planos anteriores, o cPanel Business também apresenta certificado SSL gratuito.

Acesso ao site
reprodução/Hostinger

Acesso ao site

Hospedagem VPS

Se na hospedagem do tipo compartilhada, você compartilha o servidor com outros sites, na VPS há a vantagem de você ter à disposição um servidor só para para você.

VPS é a sigla para Virtual Private Server, ou seja, o Servidor Virtual Privado. Um VPS disponibiliza recursos que não exigem compartilhamento. É como possuir o seu próprio servidor dedicado ou privado, porém em um computador virtual.

Sendo assim, “virtual” aqui quer dizer que uma partição em um servidor físico é dedicada para você.

Uma das vantagens do servidor virtual é disponibilizar acesso root, possibilitando instalar o sistema operacional da sua preferência, conferindo com isso mais autonomia.

Quando o assunto é hospedagem VPS, a Hostinger disponibiliza 6 planos. O mais básico é o VPS 1, que apresenta 1 GB de RAM, 20GB SSD de espaço em disco e um núcleo. Já o mais avançado, o VPS 6, oferece 8 núcleos, 8GB de RAM e 160GB de armazenamento em SSD.

Além disso, todos os planos de hospedagem VPS da Hostinger oferece IP dedicado, contam com suporte técnico disponível em tempo integral e devolução garantida do seu investimento em 30 dias, caso o cliente não se sinta satisfeito com os serviços.

Hospedagem Minecraft

Este produto é um dos grandes diferenciais da Hostinger e segue os mesmos padrões da hospedagem VPS.

Neste plano o cliente pode criar o seu próprio servidor Minecraft com um painel de fácil configuração. Ou se preferir também pode configurá-lo manualmente.

Outros grandes diferenciais da hospedagem Minecraft da Hostinger são:

●       Proteção DDOS

●       Backups diários

●       MySQL grátis

●       SSD rápidos

●       Pacotes de Mods

Os pacotes de mods já vêm pré-instalados, mas o cliente tem total autonomia para adicionar ou removê-los sem restrições.

Os planos de hospedagem Minecraft da Hostinger começam com 2GB RAM e 2 de vCPU Hardware. E vão até 8GB RAM e 8 vCPU Hardware. Valem lembrar também que todos os planos possuem backups off-site automáticos.

Criar um site pode ser mais fácil do que se imagina
Lightshot

Criar um site pode ser mais fácil do que se imagina

O criador de sites da Hostinger

Um dos principais objetivos do grupo Hostinger é possibilitar que qualquer pessoa, mesmo não dominando aspectos mais técnicos de programação tenha êxito em criar e gerenciar um projeto online.

Para cumprir com essa proposta, a Hostinger disponibiliza para os seus clientes o Zyro , que consiste em uma plataforma de criação de sites. O Zyro é intuitivo e conta com vários recursos. Isso possibilita a criação tanto de sites pessoais quanto de lojas online.

Com o Zyro você pode facilmente escolher o template, personalizar o layout e inserir imagens e vídeos, dependendo do seu tipo de projeto.

Uma funcionalidade de destaque no Zyro é a presença de um gerador de conteúdo. Esse recurso, que funciona por meio de Inteligência Artificial, produz textos adaptados com os objetivos do seu negócio.

Além do mais, o Zyro possui design responsivo e adaptado para as técnicas de SEO. Características fundamentais para o êxito de qualquer projeto.

Registro de domínio

O registro de domínio, assim como adquirir um plano de hospedagem de site, é um dos passos iniciais para quem quer criar um projeto web, seja um site institucional ou um e-commerce.

O domínio é o endereço do seu site e no caso de quem gerencia uma empresa, o domínio do site é um dos primeiros contatos entre o cliente e o negócio.

Poder contar com um domínio registrado traz exclusividade e credibilidade para o seu projeto, mostrando que o seu site não é mais um nome na internet. Tudo isso estabelece mais profissionalismo ao seu negócio.

A Hostinger permite que você compre e registre domínios das mais variadas extensões, como, por exemplo, a “.com”, a “.online” e também aquelas menos comuns, como a “.xyz” e a “.digital”.

Além do mais, caso você já possua um registro de domínio, a Hostinger também permite a realização de transferência. O procedimento é rápido e seguro.

A empresa também possibilita a Revenda de Hospedagem. Esse serviço permite que você seja um empreendedor gerenciando planos de hospedagem de site com a sua própria marca.

Esse tipo de investimento é bastante interessante para agências digitais, desenvolvedores web design e profissionais freelancers que desejam ampliar a oferta de serviços.

No segmento de web hosting, a Hostinger é a solução

Além de proporcionar todos esses recursos e vantagens, a empresa ainda conta com excelentes avaliações em sites como o Reclame Aqui.

Como a hospedagem de site é um aspecto fundamental para assegurar o êxito dos mais variados projetos, é essencial optar por uma empresa que entrega um trabalho de qualidade, com suporte técnico em tempo integral e Uptime de 99,9%.

Por tudo isso, se você procura por uma empresa confiável de hospedagem de sites, a Hostinger pode ser a escolha mais adequada para o seu site, blog ou loja virtual.

Continue lendo

Tecnologia

Megavazamento pode trazer prejuízos a todos os brasileiros; saiba o que fazer

Publicado


source
Dados vazados expuseram quase todos os brasileiros
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Dados vazados expuseram quase todos os brasileiros

O vazamento que expôs dados de quase todos os brasileiros , ultrapassando 220 milhões de CPFs tem deixado muita gente preocupada. E não é para menos: muito pior do que se esperava , o banco de dados inclui várias informações de cada uma dessas pessoas – vivas ou mortas -, como foto, endereço, telefone, e-mail e salário.

O problema é que, com tanta gente exposta, fica difícil saber quem está no meio e pode sofrer as possíveis consequências. Marco DeMello, presidente executivo da PSafe, empresa que foi a primeira a reportar o caso, disse ao Estadão que, dada a magnitude do vazamento , é difícil que algum brasileiro tenha ficado de fora. “A essa altura, todos os CPFs brasileiros estão nessa base de dados roubada. Estão lá meus familiares, meus sócios, minha equipe e qualquer coisa que eu pesquiso nos extratos. É assustador”, afirmou.

De acordo com apuração do Tecnoblog, todos os 223 milhões  CPFs estão expostos gratuitamente, enquanto o restante dos dados está à venda na internet por valores que variam de US$ 0,075 a US$ 1 por CPF.

Isso significa que as informações podem ser compradas por cibercriminosos , que podem usá-las para aplicar diversos tipos de golpes, sobretudo os financeiros.

Você viu?

Com os tipos de dados presentes no vazamento, é possível que os golpistas assumam a identidade da vítima para fazer uma dívida, por exemplo. Além disso, é possível que as informações sejam usadas para praticar a chamada engenharia social, convencendo a vítima de que ela precisa passar mais dados – ou até dinheiro. Um CPF e um endereço roubados podem, por exemplo, serem usados para gerar um boleto tão legítimo que a vítima vai acreditar que deve pagá-lo.

Outra opção é que os criminosos usem dados de pessoas com mais visibilidade, como políticos ou executivos de alto cargo para extorquir dinheiro.

Por isso, é preciso que todas as pessoas estejam atentas a movimentações em contas e contatos por telefone, e-mail ou mensagem que sejam suspeitos. Caso algo fora do comum aconteça, o ideal é formalizar um boletim de ocorrência.

Por enquanto, ainda não se provou de onde vieram os dados vazados . Informações presentes no banco ligam as informações à empresa de análise de crédito Serasa Experian . A companhia nega relação e diz investigar o caso.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana