Opinião
YALE SABO MENDES – Necessidade da duplicação da BR-163
Nos últimos anos, a infraestrutura viária no Brasil tem sido alvo de investimentos, especialmente em rodovias federais, visando melhorar a fluidez do tráfego e a segurança. A BR-163, que corta o Brasil de norte a sul, foi uma das principais vias contempladas com a duplicação, um projeto importante para a melhoria do escoamento da produção e a redução dos acidentes em trechos de grande movimento. No entanto, enquanto a duplicação da BR-163 avança, um problema grave vem se intensificado nas rodovias estaduais que conectam a BR-163 a cidades do interior de Mato Grosso, como a MT-010.
A MT-010 é uma rodovia estadual que conecta importantes municípios de Mato Grosso, incluindo a capital Cuiabá, ao interior do estado. Infelizmente, ela tem se tornado cada vez mais perigosa, especialmente devido ao aumento do tráfego causado pela duplicação da BR-163 e a falta de investimentos adequados na melhoria de sua infraestrutura. Este artigo visa analisar os motivos pelos quais os gastos com a duplicação da BR-163 podem estar contribuindo para o aumento das mortes na MT-010 e defender a duplicação dessa rodovia estadual como uma solução urgente para reduzir esses acidentes fatais.
A duplicação da BR-163 está alterando o fluxo de tráfego nas rodovias estaduais, como a MT-010. A BR-163 é uma rodovia de alta capacidade, e a duplicação tem o objetivo de desviar boa parte do tráfego pesado da área central de cidades importantes como Cuiabá e Sinop. No entanto, muitos motoristas acabam buscando rotas alternativas, como a MT-010, para evitar o trânsito nas grandes cidades ou para acessar regiões mais afastadas, o que gera um aumento significativo no tráfego de veículos pesados, como caminhões e carretas.
A MT-010, por sua vez, não foi projetada para suportar esse volume de veículos de grande porte, o que a torna mais vulnerável a acidentes. O aumento da circulação de caminhões e a falta de sinalização adequada nas estradas estaduais contribuem para a deterioração das condições de segurança, expondo motoristas e passageiros a riscos elevados.
Embora a BR-163 tenha recebido investimentos vultosos para a sua duplicação, a MT-010 não tem recebido a mesma atenção por parte do governo estadual. A rodovia estadual carece de reformas essenciais, como a pavimentação, melhorias na sinalização e a construção de trechos de contorno para desviar o tráfego pesado das áreas urbanas. A falta de recursos e de planejamento para modernizar a MT-010 tem gerado um cenário perigoso, com muitos trechos de pista estreita, curvas acentuadas e pouca visibilidade, fatores que aumentam a probabilidade de acidentes fatais.
O governo estadual, ao priorizar a duplicação da BR-163, tem negligenciado a necessidade de readequação das rodovias secundárias e estaduais, o que gera uma discrepância no nível de segurança entre a BR-163 e as rodovias locais, como a MT-010. Como resultado, motoristas que antes usavam a BR-163 para evitar o tráfego local acabam enfrentando condições ainda mais arriscadas nas rodovias estaduais.
A duplicação da BR-163 trouxe e trará mais ainda benefícios consideráveis para o tráfego em nível federal, mas isso evidenciou a necessidade urgente de expandir e modernizar a MT-010. A rodovia estadual é vital para o escoamento de produção, acesso ao interior do estado e conexão com a capital, mas, sem as devidas melhorias, ela tem se tornado um “ponto cego” na infraestrutura viária de Mato Grosso. A duplicação da MT-010 é uma solução indispensável para reduzir o risco de acidentes fatais e aumentar a segurança para os motoristas que, ao buscarem alternativas ao tráfego da BR-163, acabam se expondo a condições perigosas.
A duplicação da MT-010 ajudaria a criar um corredor de tráfego mais seguro e eficiente, especialmente para veículos pesados, que têm se tornado mais frequentes nessa via. Isso não só diminuiria os riscos de colisões fatais, mas também garantiria a fluidez do tráfego, reduzindo os engarrafamentos e a pressão sobre as rodovias estreitas e mal sinalizadas.
A duplicação dessa rodovia, com melhorias na pavimentação, construção de acostamentos, instalação de sinalização adequada e criação de pontos de ultrapassagem seguros, é uma medida essencial para equilibrar a infraestrutura viária de Mato Grosso, oferecendo uma solução para o aumento de acidentes e mortes.
O aumento do tráfego de caminhões e veículos pesados na MT-010 tem causado uma elevação significativa no número de acidentes, incluindo muitas colisões fatais. A combinação de rodovias mal conservadas, aumento do tráfego e a falta de fiscalização adequada nas estradas estaduais é uma fórmula perigosa. Em trechos da MT-010, a falta de acostamentos, a baixa sinalização e o desrespeito às normas de trânsito têm contribuído para o aumento das taxas de mortalidade.
O cenário de insegurança nas rodovias estaduais, agravado pela falta de infraestrutura moderna, se reflete diretamente nas estatísticas de acidentes. Nos últimos anos, tem-se observado um aumento expressivo nas mortes em acidentes envolvendo veículos pesados nas vias da MT-010. O fluxo intenso de caminhões, que antes transitavam exclusivamente pela BR-163, agora utiliza a MT-010 como alternativa, o que acarreta uma sobrecarga nas condições viárias.
A duplicação total da BR-163 representa um avanço significativo para a infraestrutura do país, especialmente no contexto do escoamento da produção agrícola e do aumento do comércio interregional. No entanto, a falta de um planejamento positivo, que leve em consideração também as rodovias estaduais que interligam o sistema federal, tem gerado uma assimetria nas condições de trafegabilidade. A MT-010, sem os investimentos necessários, acaba sendo um elo vulnerável que expõe motoristas a perigos diários.
Esse problema é exacerbado pela priorização de grandes projetos rodoviários como a duplicação da BR-163, que embora essencial, não pode ser vista isoladamente. É imprescindível que o governo federal e estadual criem políticas públicas que integrem as rodovias federais e estaduais, garantindo que as rodovias locais também recebam investimentos adequados, proporcionando mais segurança para a população.
A duplicação da BR-163, embora seja uma medida necessária para o avanço do país e para o escoamento da produção, como já dito anteriormente, não pode ser realizada de forma isolada. O aumento do tráfego de veículos pesados nas rodovias estaduais, como a MT-010, sem as devidas melhorias nessas vias, tem contribuído para o aumento de mortes e acidentes.
Uma medida importante para viabilizar a melhoria da MT-010 e outras rodovias estaduais seria a destinação de uma parte dos valores arrecadados pelos pedágios da BR-163 para investir nas rodovias estaduais que interligam a BR-163 ao interior do estado, como a MT-010. A cobrança de pedágio nas rodovias federais tem gerado recursos significativos, mas esses valores não têm sido direcionados de forma efetiva para o desenvolvimento de infraestrutura viária estadual.
Dado o aumento do tráfego e os impactos negativos nas rodovias estaduais, é fundamental que uma parte dessa arrecadação seja revertida para a modernização das rodovias locais. Esses recursos poderiam e deveriam ser usados para a duplicação de trechos críticos da MT-010, a construção de contornos para desviar o tráfego pesado das zonas urbanas e a melhoria das condições de segurança com sinalização adequada e a construção de acostamentos.
Ao garantir que uma fração dos recursos de pedágio seja investida diretamente em rodovias estaduais como a MT-010, o governo estadual bem como a Concessionária Nova Rota Oeste poderiam melhorar a segurança das vias que mais necessitam de atenção. Além disso, isso promoveria um sistema viário mais equilibrado, no qual as rodovias estaduais não ficariam à mercê do aumento do tráfego sem a devida infraestrutura.
Portanto, além de continuar com os investimentos na duplicação da BR-163, é urgente que o governo estadual inclua a MT-010 no seu planejamento de expansão viária, com a duplicação dessa rodovia, para garantir a segurança e reduzir o número de mortes. A duplicação da MT-010 não só traria benefícios diretos à segurança, mas também ajudaria a criar um sistema viário mais eficiente e equilibrado, que atenda adequadamente tanto ao tráfego local quanto ao intenso movimento de veículos pesados que circulam pela região.
A duplicação da MT-010, assim como a continuidade da duplicação da BR-163, é uma medida vital para evitar que mais vidas sejam perdidas em acidentes que poderiam ser prevenidos com a modernização e ampliação da infraestrutura viária em Mato Grosso.
Yale Sabo Mendes, Juiz de Direito e Agrônomo, nascido e criado na região médio norte (República Diamantinense) do nosso querido Estado de Mato Grosso
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