conecte-se conosco


Tecnologia

Xiaomi vai ultrapassar Samsung e será líder global de smartphones, diz relatório

Publicado


source
Redmi Note 10
Divulgação/Xiaomi

Redmi Note 10

De acordo com novos dados preliminares da Counterpoint Research, a Xiaomi deve superar a Samsung e tomar a liderança no ranking global de vendas de smartphones. As informações levam em conta o amplo crescimento da chinesa, versus restrições técnicas enfrentadas pela sul-coreana.

Entretanto, a mesma Counterpoint aponta que o sonho terá vida curta: a Samsung deve retomar a frente após o lançamento de sua nova geração de smartphones dobráveis – a expectativa é a de que a empresa os revele no evento Galaxy Unpacked, programado para o próximo dia 11 .

Até junho deste ano, as vendas mensais da Xiaomi aumentaram em 26%, dando à empresa uma fatia de mercado de 17,1%, enquanto a Samsung não passou dos 15,7%. Especificamente, o levantamento da Counterpoint cita o Redmi Note 10 como o principal intermediário do mercado na atualidade, enquanto o topo de linha Mi 11 Ultra briga de igual para igual com as principais marcas de alto padrão do setor.

“Desde que a queda da Huawei começou, a Xiaomi vem promovendo esforços consistentes e agressivos para preencher o vazio deixado por esse declínio”, disse Tarun Pathak, diretor da Counterpoint. “A fabricante tem se expandindo em cima dos legados da Huawei e Honor em mercados como China, Europa, Oriente Médio e África. Em junho, a Xiaomi teve auxílio extra da recuperação desses setores, enquanto a Samsung enfrentou restrições ligadas à cadeia de fornecimento”.

Você viu?

Provavelmente, Pathak está se referindo à fábrica da Samsung no Vietnã, que foi forçada a fechar devido ao avanço da Covid-19 no país. A empresa sul-coreana inaugurou a planta no início de março de 2020 – justamente o mês em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus (Sars-Cov-2) como um caso de pandemia.

Isso, aliado também às dificuldades de fornecimento de componentes para a produção de chips de processamento – algo que afetou diversas empresas multinacionais.

Enquanto isso, a Xiaomi parece estar surfando em uma onda não só alta, mas duradoura: antes dos dados mais atuais da Counterpoint, a fabricante chinesa já havia superado a Apple na escala global  (tornando-se a segunda maior fabricante do mundo), e depois bateu a própria Samsung no mercado europeu .

Resta saber se a previsão da Counterpoint vai se confirmar: se sim, então a fase da Xiaomi como líder será curta e superada pela Samsung, ainda em agosto.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

TCL registra patente de celular com câmera destacável; veja como será

Publicado


source
TCL registra patente
Reprodução

TCL registra patente

A TCL registrou uma patente na Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China de um celular que tem as câmeras destacáveis. A marca é conhecida por apresentar conceitos bastante inovadores em smartphones, como um  celular que dobra e enrola.

A novidade registrada em patente, divulgada pelo portal LetsGoDigital, mostra um módulo de câmera dupla que pode ser destacado da traseira do celular e acoplado na sua lateral.

Patente da TCL mostra celular com módulo de câmera destacável
Reprodução/LetsGoDigital

Patente da TCL mostra celular com módulo de câmera destacável

Assim, as mesmas lentes seriam usadas tanto para fotos com a parte traseira do celular quanto para selfies. É por isso, inclusive, que o projeto mostra um celular completamente coberto por tela na frente, já que não é necessário um notch para abrigar a câmera.

Para que o módulo de câmera seja reposicionado, há dois pequenos conectores na lateral do dispositivo, que tem design reto.

A TCL ainda não divulgou informações oficiais sobre a novidade. Portanto, não é possível saber se o smartphone está em desenvolvimento ou se apenas a ideia foi registrada.

Continue lendo

Tecnologia

Samsung lança Galaxy M52 5G com câmera tripla de 64 MP e tela de 120 Hz

Publicado


source
Samsung Galaxy M52
Divulgação/Samsung

Samsung Galaxy M52

A Samsung anunciou, nesta terça-feira (28), o Samsung Galaxy M52 5G. O novo celular da marca sul-coreana foi apresentado ao público indiano com câmera tripla de 64 megapixels e tela de 120 Hz. O smartphone ainda conta com bateria grande, de 5.000 mAh, e até 8 GB de memória RAM em sua ficha técnica intermediária.

O conjunto fotográfico triplo, em um módulo parecido com a base do Galaxy A72, marca presença no lançamento. A câmera principal possui 64 megapixels e é acompanhada por outra de 12 megapixels, dessa vez com lente ultrawide e ângulo de visão de 123º. O terceiro sensor, para macro, possui resolução de 5 megapixels.

Outro destaque fica pela tela de 6,7 polegadas. Com resolução Full HD+, o painel Super AMOLED traz taxa de atualização de 120 Hz, o que garante animações mais fluidas em jogos, por exemplo. A câmera frontal de 32 megapixels, para tirar selfies e fazer chamadas de vídeo, permanece em um furo no centro do display.

Lançamento da Samsung possui bateria de 5.000 mAh

A bateria de 5.000 mAh vigora entre os pontos mais chamativos do Galaxy M52 5G. De acordo com a Samsung, o componente oferece até 17 horas de navegação na internet. O smartphone também conta com suporte à recarga de até 25 watts.

A ficha técnica ainda traz o processador Qualcomm Snapdragon 778G, o mesmo do Galaxy A52s 5G, lançado em setembro no Brasil. A memória RAM pode ser de 6 GB ou 8 GB, a depender da escolha do usuário. O armazenamento é de 128 GB.

Preço e disponibilidade

O smartphone será lançado na Índia em 3 de outubro nas cores azul e preto. A opção de 6 GB custará 26.999 rúpias. Já a edição de 8 GB sairá por 28.999 rúpias. Os valores equivalem a cerca de R$ 1.960 e R$ 2.110, respectivamente, em conversão direta.

O celular ainda recebeu o certificado de homologação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na semana passada. Apesar da aprovação da agência, não há previsão de lançamento do Samsung Galaxy M52 5G no Brasil.

Samsung Galaxy M52 5G – ficha técnica

Samsung Galaxy M52 5G
Tela Super AMOLED de 6,7 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz
Processador Qualcomm Snapdragon 778G (6 nanômetros)
RAM 6 GB ou 8 GB
Armazenamento 128 GB
Câmera traseira – principal: 64 megapixels – ultrawide: 12 megapixels (123º) – macro: 5 megapixels
Câmera frontal 32 megapixels
Bateria 5.000 mAh com recarga rápida de 25 watts
Sistema operacional Android 11 (One UI 3.1)
Conectividade porta USB-C, 5G (N1, N3, N5, N7, N8, N20, N28, N40, N41, N66 e N78), 4G, 3G, 2G, Wi-Fi, Bluetooth, GPS e NFC
Mais Leitor de impressões digitais na lateral, Samsung Pay, Dolby Atmos, Knox Security e proteção Gorilla Glass 5
Dimensões 164,2 x 76,4 x 7,4 mm
Peso 173 gramas
Cores azul e preto

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana