conecte-se conosco


Cuiabá

“Xadrez na Praça” leva tabuleiro gigante, oficinas e torneios para a Praça Alencastro

Publicado

O projeto “Xadrez na praça” inicia suas atividades neste sábado (09), na Praça Alencastro. Na programação, oficinas para iniciantes, torneis para os que já se arriscam no tabuleiro, com disputas entre alunos de escolas de Cuiabá em um xadrez gigante. O encontro, que acontecerá semanalmente, tem participação livre e gratuita, das 9h às 11h30, retorno após o almoço das 15h às 18h. O evento é realizado pelo Clube de Xadrez, comandado pela Federação Mato-grossense de Xadrez e tem apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

O projeto “Xadrez na Praça” aos finais de semana, retoma suas origens de quando os adeptos da modalidade de tabuleiro se juntavam para partidas na Praça da Mandioca. A proposta é promover tardes de desafios e torneios, além de oficinas para iniciantes.

“A intenção é democratizar o acesso ao xadrez, que é um esporte que desenvolve a concentração, a memória e a inteligência cognitiva. Hoje muitas instituições de ensino tem a prática do xadrez no currículo escolar”, explica Cleiton Marino Santana, diretor técnico da Federação Mato-grossense de Xadrez.

Além do evento na praça, o Clube de Xadrez realiza suas reuniões todas às terças e quintas-feiras, das 18h às 21h. Os encontros ocorrem no antigo Clube Feminino, atual sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. A participação é gratuita, com idade mínima de 7 anos e não é necessário saber jogar, pois são oferecidas aulas e treinamentos.

O Clube, que existe desde 1998, mas passou por um hiato, ganha local e horário fixos para as reuniões com a parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a Federação Mato-grossense de Xadrez. “Mais uma atividade incentivada pela gestão Emanuel Pinheiro, que se preocupa com a inclusão e o lazer dos cuiabanos. A Secretaria está aberta para que as pessoas ocupem seu espaço, para quem se interessa pelo desenvolvimento intelectual venha frequentar o Clube de Xadrez e interaja de forma lúdica”, comenta o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo. 

Para participar do Clube de Xadrez basta comparecer às reuniões no horário combinado. Crianças a partir dos 7 anos já podem iniciar no esporte e não há limite de idade, todos são bem-vindos e a participação é gratuita. Mais informações sobre o Clube de Xadrez e sobre o projeto “Xadrez na Praça” pelo telefone (65) 9 9951-1741 com Manfrin ou pelo (65) 9 9662-7072 com Cleiton.

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Prefeitura divulga painel de casos de Covid-19 em Cuiabá deste sábado (30)

Publicado


.

Neste sábado (30), Cuiabá tem 723 casos confirmados de residentes no município e 241 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Destes, 193 já estão recuperados da doença e houve 9 óbitos de residentes e 13 de não residentes. Na rede hospitalar há 89 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 53 na UTI e 36 em enfermaria. Também estão internados 92 pacientes com suspeita da doença, sendo 38 na UTI e 54 em enfermaria.

Continue lendo

Cuiabá

Hospital de Referência para tratamento de pacientes com COVID-19 conta com 225 leitos

Publicado


.

Desde que o Pronto Socorro antigo foi escolhido para ser o Hospital Referência para COVID-19, uma série de ações são desenvolvidas  para que a unidade acolha os pacientes da melhor forma possível, com qualidade, tranquilidade e a humanização que os pacientes necessitam.

O hospital passou por uma reforma em caráter de urgência e atualmente disponibiliza 40 leitos de UTI adulto e mais 15 leitos de UTI infantil, além de 170 leitos de enfermaria. Durante a coletiva de imprensa desta sexta-feira (29), o prefeito Emanuel Pinheiro anunciou que a Prefeitura está estudando abrir mais 10 leitos de UTI no hospital.

Durante a preparação do antigo PS para se transformar em referência ao tratamento de COVID-19, toda a equipe da ponta, que são os profissionais que lidam diretamente com pacientes, receberam capacitações para lidar com pacientes de coronavírus, desde o acolhimento dos doentes até a correta utilização de EPIs pela equipe.

O trabalho realizado no Hospital de Referência tem sido acompanhado pelos Conselhos Regionais das áreas afins e por uma equipe da Secretaria de Saúde do Estado, que desde o dia 6 de maio tem realizado visitas e vistorias diariamente no local, incluindo sábados, domingos e feriados.

Nesta sexta-feira (29), a SES realizou mais uma vistoria no Hospital Referência para COVID-19. Estiveram presentes a secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, acompanhada de duas enfermeiras técnicas de urgência e emergência, que visitaram todos os leitos da unidade, inclusive as que abrigam pacientes positivados. A visita foi acompanhada pelo secretário adjunto de Planejamento e Operações da Secretaria Municipal de Saúde, Milton Correa e pelo diretor do hospital, Douglas Dolce.

O secretário Milton reiterou os cuidados que o município vem tomando para receber os pacientes de COVID-19. “Estamos vivendo um momento inédito para esta geração. Essa doença é nova e sabemos bem pouco sobre ela. Preparamos o antigo Pronto Socorro para receber estes pacientes e estamos tratando deles com todo o zelo e humanização possíveis. O compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro durante esta pandemia é salvar vidas e nós estamos fazendo todo o possível para cumprir esta missão”, concluiu.

 

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana