conecte-se conosco


Agro News

Workshop debate desafios e perspectivas para aquicultura ornamental

Publicado

A Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Sebrae Nacional, realizaram, nesta quarta-feira (11), a abertura do I Workshop Nacional de Ordenamento da Aquicultura Ornamental. O evento segue até amanhã (12) e conta a participação de produtores, pesquisadores, lojistas e associações ligadas ao setor.

O objetivo do workshop é debater as principais dificuldades e perspectivas para a aquicultura ornamental e, assim, promover o ordenamento da cadeia produtiva dos organismos aquáticos ornamentais no Brasil.

Em discurso de abertura, o secretário de Aquicultura e Pesca do Mapa, Jorge Seif Júnior, destacou a importância da iniciativa por ser um setor muito forte no Brasil, além de um mercado que atrai muitos investimentos.

“Esse é um evento que nos orgulha muito. O setor de aquariofilia no Brasil é pujante. O país é uma potência tanto na questão do consumo, quanto na questão da criação desse peixe para exportação. Por isso, queremos fortalecer o mercado já solidificado, é um mercado já existente que tem se retraído nos últimos anos, mas que tem todo potencial interno e externo de geração de renda para o nosso país”, disse. 

Leia Também:  Aprosoja-MT realiza 1ª Semana do Voluntariado

O secretário ressaltou ainda que a reunião é resultado da consulta pública feita anteriormente pelo Ministério e que havia agradado o setor. “Aproveitarmos essa oportunidade de estar com o setor e fazer novos regramentos, facilitar a vida do produtor e poder expandir a geração de renda, de oportunidades”. 

O Diretor-Presidente do Sebrae, Carlos Melles, enfatizou o momento atual que o Brasil vive. “Acho que o Brasil vive uma fase mais pé no chão e para isso é preciso ser mais liberal, para ser liberal é necessária muita responsabilidade”, disse.

Para o chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Alexandre Aires, é necessário que ciência e ordenamento andem juntos para, consequentemente, garantir o desenvolvimento produtivo, o fortalecimento da atividade e o desenvolvimento tecnológico do agro. 

“Então, que a gente possa juntar forças, não só a Embrapa, que é pequena em relação a esse desafio que é imenso, mas as universidades. Nós precisamos trazer para esse campo as universidades. E pensar a atividade tem toda a questão lúdica, mas uma questão lúdica que gera muito emprego e gera muito negócio”, falou.

Durante o evento, serão abordados temas relacionados à aquicultura, como ações para o setor, produção de novas espécies nativas e de espécies marinhas e o impacto da aquicultura ornamental no desenvolvimento territorial.

aquicultura ornamental1.jpg

 

Leia Também:  Justiça acata pedido da União e autoriza pesca da tainha para barcos industriais

O secretário de Aquicultura e Pesca do Mapa, Jorge Seif Júnior, destacou que o setor é muito forte no Brasil

 

Informações à Imprensa[email protected]

Fonte: MAPA GOV
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Agro News

Galvan participa da Abertura Nacional da Colheita da Soja em Jataí

Publicado

Galvan participa da Abertura Nacional da Colheita da Soja em Jataí

O evento é considerado o maior da sojicultora brasileira

23/01/2020

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Antonio Galvan, participa nesta quinta-feira (23.01), no Parque de Exposições de Jataí (GO), da Abertura Nacional da Colheita da Soja safra 2019/2020. O evento é considerado o maior da sojicultora brasileira em que traz, pelo projeto Soja Brasil, uma ampla análise do clima. 
 
Para Galvan é um momento para celebrar a colheita da soja, que é uma das principais fontes de renda para o homem do campo. "Um evento extremamente importante, que dá a largada nacional da colheita dessa safra 19/20. Excelente organização do Canal Rural e Aprosoja Brasil, com enorme público, mais de mil pessoas.", destacou.
 
O Projeto Soja Brasil também trará uma análise bastante completa sobre as perspectivas para 2020, por meio de uma roda de conversa com os principais nomes do setor, liderados pelo analista de mercado André Pessôa.
 
Outro convidado especial, o pesquisador da Embrapa Adeney Bueno falará sobre a importância dos produtos biológicos para a agricultura atual. Ele mostrará a conjuntura atual desta alternativa mais sustentável para a principal cultura do país, a soja.
 

Fonte: APROSOJA
Continue lendo

Agro News

CENOURA/CEPEA: Preço tem expressiva alta neste início de ano

Publicado

Cepea, 23/1/2020 – Com a colheita da safra de verão consolidada, o ano de 2020 começa com expressiva alta dos preços da cenoura em todo o Brasil. Em São Gotardo (MG) e em Cristalina (GO), os valores subiram 212% na primeira quinzena de janeiro em relação à média de dezembro/19 (de R$ 8,00/caixa de 29 kg de "suja", cotação que se manteve praticamente estável desde outubro). A alta nos preços é reflexo da redução da oferta de cenouras em todo o País, consequência do clima quente e chuvoso nas principais regiões produtoras. Segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea, os principais problemas que vêm resultando em descartes são mela e pintas. Assim, a qualidade e a produtividade (na faixa de 65 t/ha na parcial de janeiro) das raízes estão insatisfatórias, o que dificulta atender à demanda por cenoura de qualidade. Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br

Fonte: Diárias de Mercado
Leia Também:  Empreendedora do Pará desenvolve sistema produtivo com fruto amazônico
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana