Conteúdo/ODOC - O deputado estadual Wilson Santos (PSD) convocou autoridades, representantes da sociedade civil e interessados no tema da habitação para participar da reunião da Câmara Setorial Temática da Moradia Popular, que será realizada nesta terça-feira (30), às 14h, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
O encontro irá discutir a emenda nº 201 ao Projeto de Lei nº 1.576/2025, que trata da Lei Orçamentária Anual de 2026 e garante a destinação de R$ 100 milhões para loteamentos populares no estado.
A reunião tem como foco o fortalecimento de políticas públicas voltadas à habitação de interesse social, com ênfase em loteamentos populares como alternativa mais rápida e acessível para atender a população de baixa renda. A emenda foi aprovada na semana passada, durante a última sessão do ano na Assembleia Legislativa.
Após a aprovação do recurso, Wilson Santos destacou a importância da medida e fez um apelo ao governador para que o investimento seja mantido no orçamento. “Galera, conseguimos aprovar aqui, nesta última sessão do ano, os 100 milhões de reais para loteamentos populares. Tá? No orçamento de 2026, e eu faço aqui já um apelo ao governador que não vete. Importante o loteamento popular. Ele é mais barato, é direto, é rápido. A população precisa”, afirmou.
O parlamentar também relembrou que diversos bairros de Cuiabá surgiram a partir desse modelo habitacional. “Quantos bairros surgiram pela 90, Dr. Fábio, Vitória, Santos Abel, todos. E loteamentos populares. Então o primeiro passo foi dado”, disse.
Wilson Santos ainda agradeceu o apoio dos demais deputados estaduais na aprovação da emenda e reforçou que o recurso será exclusivo para essa finalidade. “A Assembleia aprovou, agradeço aos meus colegas deputados. Cem milhões para o ano que vem, só para loteamento popular em Mato Grosso”, concluiu.
A Câmara Setorial Temática da Moradia Popular é um espaço de debate e construção coletiva de propostas voltadas à ampliação do acesso à moradia, e a reunião desta terça-feira deve consolidar o debate em torno da aplicação dos recursos previstos para 2026.