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Opinião

WILSON PIRES – Várzea Grande, 115 anos de história e tradição

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Várzea Grande completa 150 anos de forma vigorosa, mesmo diante das grandes crises nacionais e das disputas políticas.
Isto quer dizer que o desenvolvimento natural, sobrepôs as crises, venham elas de onde vierem.
Falo de Várzea Grande, por ser um município especial em vários sentidos, desde a maneira de portar de seu povo até a garra e vitalidade dos seus empresários.
Acredito que a maior rivalidade que ainda perdura até hoje, seja muito mais por causa de sua situação geográfica de vizinha de Cuiabá, já que são apenas separada pelo rio de mesmo nome ou por injunções políticas, que são afloradas em todo este imenso país chamado Brasil.
Mas vamos lá. Apesar de todas as críticas que desferem contra Várzea Grande, principalmente no comparativo com a capital do Estado, como se fosse possível diante de nossa história e nossa organização política, que alguma cidade fosse melhor que a capital do Estado, mesmo sabendo que em alguns comparativos existem muitas cidades melhor avaliadas que as capitais.
Agora a força de Várzea Grande, que foi forjada em meio a Guerra deste imenso país chamado Brasil com o vizinho país, Paraguai vem de laços familiares e principalmente daqueles que nunca se deixaram abater, por isso sazonalmente a cidade aparece às vezes bem, às vezes em desvantagem comparativamente.
Seja na política, na economia ou em qualquer outro setor, Várzea Grande responde às intempéries econômicas com criatividades, trabalho e esperança num futuro melhor
Como qualquer cidade que tem desafios gigantes, como atender a uma população de aproximadamente 300 mil habitantes e que facilmente chega aos 400 mil por causa da distância que a separa da capital e de outras cidades do Vale do Rio Cuiabá, levando muitas pessoas a residirem aqui e trabalharem em outras praças ou vice-versa, Várzea Grande se demonstra altaneira e imbatível, mesmo a gente não podendo desconhecer seus problemas que são os mesmos de Cuiabá ou de qualquer outra grande cidade ou mesmo as chamadas metrópoles.
Mesmo assim, Várzea Grande é uma cidade de porte e seus problemas ainda são manejáveis, dependendo muito dos seus dirigentes para solucioná-los ou então para torná-los mais agudos.
Cabe aos gestores se conscientizarem o quanto a população e a cidade dependem de suas atitudes e responsabilidades.
Várzea Grande sofre como as grandes metrópoles, os problemas das especulações imobiliárias, das favelas, das migrações desordenadas, das drogas, dos assaltos, dos crimes organizados e dos congestionamentos.
Nesse município que no passado se descuidou muito da educação, da saúde, da segurança, das malhas viárias e dos carentes. Às vezes parece que parou no tempo. Foi esquecido e relegado a planos inferiores, buscando o desenvolvimento desordenado e cruel.
Aqui a população é tranquila, porém ativa. O comércio e a indústria são fortes, uma vez que, com suas grandes empresas e os atacadistas fornecem todo o norte mato-grossense. A indústria, apesar da crise econômica que atravessamos, continua ampliando ininterruptamente suas instalações e investindo em produtividade.
A exploração da industrialização, ocorrida em todos os cantos do município, estimulou o comércio.
E se Várzea Grande sempre foi caminho, passagem, o destino mais uma vez lhe foi fiel. Privilegiada pelo relevo e embalada pela vontade de decolar, a cidade ganhou em 1949 um moderno Aeroporto, localizado a 8 quilômetros do centro da Capital Cuiabá. Do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, saem vôos para os mais diversos destinos que vão de fazendas e garimpos até grandes centros do país.
E no tear do tempo Várzea Grande vai sendo gerada por seu povo, sua gente e a vida que leva. Acolhe nos braços migrantes de toda parte, oferece oportunidades, vira gente grande, desenvolvida e progressista, gera riquezas sem abandonar suas raízes.
Os antigos vaqueiros já não são vistos levando o gado para a Passagem da Conceição, mas a tradição permanece. Várzea Grande cresceu para ser caminho. Passam vidas, cruzam histórias.
Várzea Grande é um lugar especial, portal de entrada e saída para a grande fronteira agrícola do País, por conseguir absorver com muita maestria as mudanças frequentes ocorridas em nossa economia.
Ela não é uma cidade apenas do futuro, Várzea Grande é de agora e terá sempre sua marca indelével na história de Mato Grosso e na consolidação de todo desenvolvimento que por aqui passou, passa e passará, pois ela faz parte de um conjunto de pessoas e ações que sempre nortearam a política e a economia como um todo, desde os primórdios de sua existência.
Várzea Grande é Mato Grosso, Várzea Grande é Brasil.

Wilson Pires de Andrade é jornalista em Mato Grosso

 

 

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Opinião

EUSDÉDIT DE ALMEIDA – O irmão universal, Charles de Foucauld

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Neste domingo, 15 de Maio, o Papa Francisco canonizará sete beatos (primeira etapa da canonização), entre eles está o Beato Carlos de Foucauld, conhecido mundialmente como o “Irmão Carlos ounIrmão universal”, por causa da sua admirável abertura ecumênica e dedicação aos mais pobres, exemplificado por sua bondosa presença entre os irmãos Muçulmanos (Turuagues, nômades do deserto), no deserto do Saara.

O Irmão Carlos nasceu na França, em Estrasburgo, em 15 de Setembro de 1858. Órfão aos 6 anos, cresceu com sua irmã Maria, sob os cuidados do seus avós maternos. Em 1876 é admitido nas forças armadas Francesa. Foi um militar de alta patente(oficial) e possuidor de grande fortuna.

O dinheiro o conduziu para uma vida mundana e desregrada. Por falta de disciplina, foi expulso do exército. Embora nascendo em um núcleo familiar católico, abandonou sua fé na adolescência, inclinando-se para o ateísmo e indiferentismo.

Ele mesmo reconheceu em suas meditações: “Minha fé esteve completamente morta durante 12 anos”. Em 1883 ele embarca em uma perigosa exploração ao Marrocos.

O testemunho de fé dos Muçulmanos desperta uma pergunta sobre Deus: “Meu Deus, se você existe, faz-me conhece-lo”.

Estudou o Alcorão e aprendeu muitas verdades importantes para sua vida.  Suas dúvidas e incertezas foram curadas em 1886, na Igreja de Santo Agostinho (Paris). Sua Sobrinha o encaminhou ao Pe. Huvelin (Paris) para uma direção espiritual. Converte-se ao cristianismo pelas mãos deste Sacerdote  que se torna seu guia espiritual. Pe. Huvelin, após ouvi-lo atentamente disse-lhe, “Ajoelha e confessa seus pecados”. Em seguida foi diante do sacrário e concedeu-lhe a sagrada comunhão.

O próprio Irmão Carlos disse, após sua conversão: “Após a descoberta que fiz de Deus, não poderia mais fazer outra coisa a não ser viver só para Ele”. Depois de sua conversão viaja para terra santa onde trabalha, como jardineiro e doméstico, durante quatro anos com as irmãs Clarissas de Nazaré. Foi em Nazaré a consolidação da sua vocação:  seguir Jesus e viver como Ele. Foi em Nazaré que ele produziu grande parte dos seus escritos e suas meditações nas longas horas de adoração ao Santíssimo. Irmão Carlos é um convertido que fascina as pessoas por seu amor apaixonado por Jesus e aos mais pobres deste mundo.

Em 9 de Junho de 1901 é ordenado Sacerdote na França (Viviers) e resolve partir para o deserto do Saara, norte da África, para dedicar-se, de acordo com suas palavras, às “ovelhas mais abandonadas e estar junto com os últimos”. Fixa sua moradia entre os Tuaregues (grupo Nômade que habitava o deserto do Saara) e lá se dedica a esse grupo humano que ele chamava de “Irmãos”. A sua casa (cabana) era chamada casa da fraternidade.  Em 1916, morre assassinado, com um tiro na cabeça, por um jovem fanático de um grupo dissidente Senussitas Tuaregues.

Assim proferiu D. Edson Damián, Bispo da S. Gabriel da Cachoeira e membro da Fraternidade Jesus Caritas: “Num tempo em que a religiosidade orna-se de ruídos, balbúrdia de palavras e jogos de efeito, a espiritualidade Foucauldiana é um contraponto para quem se sente mais evangélico no silêncio da oração, na adoração silenciosa da Eucaristia, na busca do deserto, no serviço aos pobres e na defesa da vida, no anonimato inspirado na vida oculta de Jesus em Nazaré”. Bem antes do Concilio Vaticano II, Foucauld começava a praticar o que chamamos de macro ecumenismo ao afirmar: “Estou aqui não para converter os Tuaregues, mas para compreendê-los.

Acredito que o Bom Deus acolherá no céu aqueles que forem bons e honestos. Os tuaregues são muçulmanos, mas Deus receberá a todos, se merecermos.” Diante de tantos preconceitos raciais, culturais, religiosos e sociais que geram conflitos e exclusões em toda a parte, o Irmão Universal nos ensina que somos diferentes, mas profundamente iguais em dignidade e direitos.

Precisamos a aprender a dialogar sem julgar, sem impor, sem condenar.  O lema da vida do Irmão Carolos era: “Gritar o evangelho com a vida”.  Aprendamos com o seu exemplo.

Hoje, temos a Fraternidade sacerdotal Jesus Caritas e Irmãzinhas Jesus caritas que cultivam, no mundo, a mística espiritual e carisma do “Irmão universal, Charles de Foucauld”.            

Deusdédit de Almeida é padre na Catedral.

 

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CAIUBI KUHN – A política de preços da Petrobrás, uma extorsão aos brasileiros

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Os preços dos combustíveis estão em disparada. Nesta semana a Petrobrás anunciou um novo reajuste para o Diesel. O leitor que tem o carro a gasolina, álcool ou flex deve estar aliviado. Mas o aumento do diesel também irá afetar sua vida. A base da estrutura logística do Brasil está no transporte rodoviário. O aumento do diesel significa o aumento do custo de transporte do trigo, do arroz, do feijão e quase tudo que você usa no dia-a-dia. Enquanto o Brasileiro a cada dia paga mais caro nos combustíveis, a Petrobras no ano de 2021 distribui mais de 106 bilhões para os acionistas, e anunciou lucro de R$ 44,5 bilhões para o primeiro trimestre de 2022. Mas por que a Petrobrás lucra tanto? Neste texto vou explicar por que a atual política de preços é uma extorsão feita a você cidadão.

Atualmente a Petrobrás define o preço dos combustíveis com base no Preço de Paridade Internacional (PPI). Mas o que é isso? Para explicar, irei utilizar a mesma lógica a outro produto. Imagine que você seja um produtor de banana. Para produzir e entregar uma dúzia de bananas no mercado local você gaste 2 reais, somados a mais dois reais de lucro do comerciante que fizer a venda do produto, o consumidor comprará a dúzia de bananas por 4 reais no total.

Se fosse aplicar a lógica do PPI usada pela Petrobrás para o caso da banana, ao invés de considerar o custo de produção e transporte local, a conta do custo total passaria a considerar o preço de uma banana importada do caribe, ou seja, colocando o valor para transportar uma dúzia de bananas do caribe até sua cidade, assim como os impostos de importação e demais taxas. Somando tudo isso o cálculo hipotético de custo seria de 5 reais por dúzia. O comerciante local venderia para você a mesma dúzia de banana em sua cidade por 7 ou 8 reais. Porém o custo de produção continuou sendo de 2 reais por dúzia, mas a margem de lucro do produtor de banana saltou lá em cima. É justo? Claro que não, pois a banana não veio do caribe e não foi de fato feito nenhum dos gastos com importação ou transporte das bananas em longas distâncias.

Sim, é exatamente isso que a Petrobrás faz. Na definição do preço ela considera como se todo combustível fosse importado, mas ele não é. O Brasil produziu em 2021 em média 2,905 milhões de barris por dia, o que em teoria é o suficiente para atender a demanda interna. O custo de produção médio do Petróleo Brasileiro está em cerca US$ 12 por barril. Porém, o preço internacional em geral está em patamares superiores a US$ 100 por barril. A capacidade instalada de refino é de 2,4 milhões de barris por dia. Apesar de ainda faltar ampliar a capacidade para assegurar ao país autonomia em refino, a maioria do combustível que é usado no país é produzido nacionalmente.

A Petrobrás, na hora de definir o preço interno, não está considerando o custo local de produção ou de refino. Igual o caso da banana importada do caribe, a Petrobrás faz a conta do preço total dos combustíveis considerando como se toda gasolina e diesel fossem importados de outros países, e tudo em Dólar. Mas na verdade os combustíveis são produzidos em sua maioria com petróleo nacional e com custos em reais. Você acha isso certo?

Além do preço ser um crime a pátria e a população brasileira, a distribuição do lucro exorbitante feito pela companhia também é inaceitável. A Petrobras tem o dever moral e estratégico de garantir que o Brasil possa alcançar a autonomia de refino. Caso a empresa tivesse investido 50% do lucro que foi distribuído aos acionistas nos últimos dois anos, com certeza o problema já estaria resolvido ou muito perto de ser solucionado.

O pior de tudo é que este “lucro” extorquido de você consumidor é transferido para os acionistas sem que seja pago nenhum centavo de imposto. Isso porque, diferente da maioria dos países no mundo, os lucros e dividendos são isentos de impostos no Brasil. Quem paga imposto é eu e você, leitor, e quem paga o lucro injusto destes acionistas também somos nós. Precisamos urgente que a Petrobras volte a fazer seu papel estratégico. Precisamos de autonomia de refino e de um preço nacional de derivados de petróleo. Afinal, como já se dizia no tempo de Getúlio, o petróleo é nosso!

Caiubi Kuhn, Professor na Faculdade de Engenharia (UFMT), geólogo, especialista em Gestão Pública (UFMT), mestre em Geociências (UFMT).

 

 

 

 

 

 

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