Conteúdo/ODOC - Durante audiência do Senado, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) criticou duramente a condução da Previdência Social e cobrou respostas do novo ministro da pasta, Wolney Queiroz, sobre o escândalo que resultou na saída do ex-ministro Carlos Lupi. Em tom contundente, Fagundes lembrou que Wolney assume “o lugar de um ministro que admitiu que houve safadeza” no caso do INSS. O discurso foi destacado nas redes sociais de Fagundes, que é pré-candidato ao Governo de Mato Grosso.
“O senhor assumiu o cargo substituindo ao ministro que assumiu que houve safadeza. Ele disse isso. E aí, quem vai devolver esse dinheiro?”, questionou Wellington.
O escândalo
A crise no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estourou após auditorias da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU) apontarem pagamentos indevidos e indícios de fraudes em benefícios. As falhas geraram prejuízos milionários e escancararam a fragilidade dos sistemas de controle do órgão.
O ex-ministro Carlos Lupi (PDT) acabou deixando o cargo em abril, após admitir publicamente que “houve safadeza” nos desvios. A frase, que gerou forte repercussão, foi usada como base para críticas à condução da pasta.
Críticas e cobranças
Na audiência, Wolney Queiroz foi sabatinado por senadores e pressionado a apresentar soluções para os problemas herdados. Para Fagundes, as explicações até agora são insuficientes, especialmente diante da possibilidade de que os prejuízos recaiam sobre os próprios aposentados.
“O que ouvimos é que o próprio INSS vai devolver. É isso? O dinheiro dos aposentados vai ser usado para cobrir a falcatrua? Eu quero essa resposta de um técnico e do ministro também”, cobrou.
O parlamentar também apontou que mais de 400 mil pessoas ainda enfrentam dificuldades para acessar seus benefícios, e pediu que Wolney vá além da defesa do governo:
“Esperamos de Vossa Excelência muito mais do que a defesa do governo. É a defesa da nossa Previdência”.