Política MT
Wellaton participa de audiência pública no Senado que debate concessão da BR-163

O ex-vereador de Cuiabá usou a fala no Senado Federal e chamou atenção para o faturamento da Rota do Oeste com os pedágios e sobre os prazos para uma solução para população
O ex-vereador de Cuiabá e pré-candidato a deputado federal, Felipe Wellaton (Republicanos) participou, nesta terça-feira (14), da audiência pública que debateu o processo de concessão da BR-163, no Senado Federal, em Brasília.
Wellaton usou a fala durante a audiência pública no Senado Federal e cobrou o presidente da concessionária Rota do Oeste, Júlio Perdigão sobre o faturamento dos pedágios e sobre um prazo para resolver a situação para população.
“Escutei com muita clareza, o Júlio Perdigão falou dos investimentos, mas quero falar também dos prejuízos, são oito anos de contrato e duplicação apenas 27% e quando trazemos o número de mortes, estamos falando de seis mortes por mês. São vidas”, disse Wellaton durante a audiência.
Na audiência, esclareceram sobre a situação atual da BR-163, o representante da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres, Anderson Bellas, o diretor-presidente da concessionária Rota do Oeste, Júlio Perdigão, o superintendente de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Roger da Silva Pêgas, o gerente de estruturação de projetos da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Santi Ferri entre outras autoridades e representantes de Mato Grosso.
O empresário e pré-candidato a deputado estadual, Hugo Garcia também acompanhou Wellaton na audiência. “Estou aqui na audiência também representando os caminhoneiros que não podem parar, falo pelas vítimas da BR-163 e também falo por toda população mato-grossense. Carrego a bandeira de Mato Grosso no peito, esse é o terceiro maior território do Brasil, precisamos de logística para a duplicação e para as ferrovias. Mas, uma coisa que chamo atenção, as ferrovias levam produtos e grãos, agora a duplicação leva vidas, leva ambulância”, acrescentou o ex-vereador de Cuiabá.
Ainda usando a fala no Senado Federal, Wellaton destacou que 48% dos acidentes na rodovia são de veículos baixos e caminhonetes. O ex-vereador lembrou que lançou no último dia 26, um abaixo-assinado pedindo o fim da concessão da Rota do Oeste na BR-163. Wellaton percorre com frequência a rodovia e conversa com o setor de infraestrutura de Mato Grosso, assim como os caminhoneiros que vivem essa realidade recebendo as demandas dessa população.
O objetivo do abaixo-assinado é sensibilizar o presidente Jair Bolsonaro (PL) para o fim do contrato de concessão.
Por fim, Wellaton chamou a atenção e fez um questionamento sobre prazos. O gerente de estruturação de projetos da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Santi Ferri disse que levará um ano para pesquisa e remodelagem da BR-163 para então ter uma nova licitação. Já o presidente da concessionária Rota do Oeste falou que para ter um ajuste do contrato e uma celebração de termo aditivo vai levar dois anos. “São pelo menos três anos para ser discutido uma solução e as vidas não esperam. Sou usuário da Rota do Oeste e todo dia que passo vejo acidentes. A cada 100km é 41 acidentes. Por isso, precisamos de prazos, a população mato-grossense quer resultado. O Sindicato das Empresas de Transporte e Cargas no Estado de MT (SINDMAT) e a Associação das Empresa do Distrito Industrial de Cuiabá (AEDIC) me cobraram um prazo para solução. É isso que precisamos saber”, finalizou Felipe Wellaton.
O abaixo-assinado segue disponível em uma página criada exclusivamente para recolher as assinaturas: www.arodoviaquemaismata.com.br.


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Emanuel diz que governo anunciou investimentos de asfaltamento de bairros na correria e penaliza Cuiabá

Prefeito diz que questão pessoa do governador com ele prejudicou o município [Foto -Luiz Alves]
“O governo não aplicou um centavo em Cuiabá. E essa correria louca que fizeram agora, só que com o Estado inteiro, foi para poder tentar cumprir o limite do período eleitoral. Por ser um ano de eleições gerais tinha que ser feito só até sexta-feira. Portanto, o que não se fez em três anos e meio por Cuiabá, tentaram fazer a encenação, o jogo para inglês ver”, declarou o prefeito cuiabano.
Conforme Emanuel Pinheiro, “assinar contratos, processos licitatórios, colocar placas, a população vai ver que isso é um mero joguete eleitoral para tentar angariar votos, que não foi possível angariar com um trabalho mais efetivo por Cuiabá no período de três anos e meio”.
Para o prefeito da Capital, “Isso é uma armadilha que não se sustenta. O governo discriminou Cuiabá, o governo não quis passar recursos para Cuiabá, não trabalha por Cuiabá porque ele trabalha com ódio, ele tem problema político com o prefeito e ele penaliza a cidade, a sociedade, algo que eu jamais faria”, afirmou.
“Eu tenho problemas políticos com vários presidentes de bairros, e nem por isso eu prejudico a população. Comunidades onde os presidentes são meus adversários ferrenhos têm recebido asfalto com drenagem, meio-fio e calçada, têm recebido creches, escolas, saneamento básico, tem todo respeito e atenção do prefeito Emanuel Pinheiro”.
Política MT
TCE-MT aprova soluções que devem acelerar pavimentação da BR-174/MT-170
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) aprovou em sede de mesa técnica a proposta de soluções para a manutenção e continuidade dos contratos firmados para a pavimentação da rodovia BR-174. As soluções técnico-jurídicas foram apresentadas em reunião nesta segunda-feira (4) e resultam de estudos técnicos iniciados no mês de abril em mesa técnica que contou com representantes do órgão de controle externo, da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Após a aprovação dos estudos elaborados pelo Governo do Estado, com apoio da Secretaria de Normas e Jurisprudência (SNJur) e da Secretaria de Controle Externo de Obras e Infraestrutura da Corte de Contas, os projetos da obra poderão ser retomados objetivando a conclusão de pavimentação da rodovia recém estadualizada de forma mais célere e econômica.
De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Normas e Jurisprudência (CPNjur), conselheiro Valter Albano, as propostas decorrem de estudo técnico apresentado pelo Governo, que mostram as questões enfrentadas após a estadualização da via, de responsabilidade do Governo Federal até junho de 2022.
Falou ainda sobre a importância da mesa técnica, que reúne assuntos técnicos e jurídicos que precisam ser analisados, neste caso, por parte de técnicos do Governo, do TCE-MT, e do Ministério Público de Contas (MPC). Os estudos sob relatoria do conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, foram aprovados por unanimidade e seguirão para homologação do Plenário do TCE-MT.
Neste contexto, Valter Albano chama a atenção para o consenso. “Buscamos um consenso sobre o que é legal, sobre qual é a melhor técnica, a melhor solução para aquele problema. Isso ocorreu aqui hoje. É um avanço extraordinário no processo de consolidação da democracia no setor público”, disse.
Vale destacar que a BR 174, também conhecida por Manaus–Boa Vista, interliga Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Roraima e serve como importante rota de escoamento da produção da região noroeste do estado.
Diante disso, o titular da Sinfra, Marcelo de Oliveira e Silva, agradeceu o modo como o Tribunal conduziu a pauta. “Esta é uma demonstração inequívoca de uma nova visão daquilo que realmente vem ao encontro da atividade pública que é encontrar soluções e não trazer complicações e problemas.”
Na ocasião, o procurador-geral do MPC, Alisson Carvalho de Alencar, pontuou que os melhores técnicos das instituições foram reunidos para debater o assunto. Para ele, a solução encontrada viabiliza a realização da pavimentação em um período de tempo mais curto.
“Todos buscaram soluções para destravar esse empreendimento importantíssimo para o estado, que vai beneficiar diretamente a população que vive na região norte. Isso, vai trazer mais envolvimento e propiciar a circulação de bens e de pessoas”, concluiu.
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