Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Opinião

WILSON BRUNO – Priorizar o ensino básico

Publicado

Professor Wilson Bruno Prates

WILSON BRUNO PRATES

Em que pese investimentos extraordinários na educação básica em vários municípios brasileiros, e aqui destaco a administração municipal de Cuiabá, o fato é que a maioria dos gestores relega a educação básica, o ensino fundamental, a planos inferiores. O governo, de modo geral, gasta muito, mas gasta mal.

A política de ensino no Brasil, mesmo com tantos fundos e programas – que tornam a Educação o segundo maior orçamento nacional,  ainda carece de melhoramento e aperfeiçoamento. Como professor, avalio que está na educação fundamental, a partir da educação infantil e ensino fundamental, deveria receber uma maior atenção, tornando-se prioridade absoluta.

Quando a pessoa tem, desde a infância e adolescência uma boa atenção e preparo, ela chega ao ensino médio, à graduação superior e às extensões de aprendizado – como especializações, mestrado e doutorado –  com muito maios facilidade.

Isso significa dizer que é a educação básica, daí ser chamada de educação fundamental , que deve ser olhada com muito mais atenção. O aluno que tem base, facilmente  terá melhores condições de formar frases, falar bem – sem erros gramaticais, executar operações matemáticas e terá maior noção mundo que a espera.  Insisto, assim, que é valorizando os professores,  fortalecendo a política de ensino às crianças e investindo muito na produção de ensino que teremos jovens melhor formados e preparados para os desafios da vida.  Sem base ninguém chega a lugar nenhum.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana