conecte-se conosco


Nacional

Vulcão Etna entra em erupção na Itália

Publicado

Vulcão já liberou lava por área de 1,5 km arrow-options
Paul James Kirrage / Twitter / Reprodução

Vulcão Etna entrou em erupção na sexta-feira

O vulcão Etna , localizado na Sicília , entrou em erupção e começou a lançar lava e fuligem sobre a cidade europeia na sexta-feira (19). 

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia afirmou que o vulcão está “carregado de energia” e com altos níveis de movimentação de magma. O vulcão estava “adormecido” desde o mês de dezembro. 

Leia também: Brasileiro sobrevive a erupção de vulcão na Itália

Segundo comunicado do instituto, a lava desceu por cerca de 1,5 quilômetro até uma área deserta chamada “Valle del Bove” (vale do boi), na parte sudeste do vulcão . Não há relatos de pessoas feridas até o momento. 

Dois aeroportos da cidade de Catânia tiveram vôos suspensos e foram parcialmente reabertos na manhã deste sábado (20). 

A última erupção de grande magnitude do Etna iniciou  no ano de 2008 e seguiu por 417 dias até julho de 2009. Desde 1955, 49 erupções foram registradas no monte.

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Nacional

Após relaxar quarentena, governador do Ceará volta atrás e mantém isolamento

Publicado


source
Camilo Santana arrow-options
Reprodução

Governador Ceará

Durou poucas horas o relaxamento da quarentena no estado do Ceará. Depois de anunciar, na noite deste domingo (5) que iria liberar as atividades de parte da indústria, comércios da área de limpeza, higiene e material de construção, e feiras populares, o governador Camilo Santana voltou atrás e manteve o isolamento até o próximo dia 20.

Leia também: Datafolha: 76% consideram importante ficar em casa para combater a covid-19

“Diante da argumentação feita pelo nosso Comitê de Saúde, demonstrando preocupação com as flexibilizações de funcionamento colocadas pelo Governo do Estado nesse último decreto que entraria em vigor nesta segunda-feira (6), decidi revogar imediatamente o mesmo, e publicar um novo decreto, mantendo todas as proibições dos decretos anteriores, e com o mesmo prazo de validade de 15 dias. Se houve um erro nessa proposta de flexibilização, que seja imediatamente corrigido”, informou a nota divulgada pelo governador nas redes sociais.

Com isso, o decreto estadual, publicado no dia 19 de março e que tinha sido prorrogado até este último domingo, passa a valer por mais 15 dias e mantém as atividades paralisadas no Ceará . O descumprimento da medida prevê multa diária de até R$ 50 mil.

Leia também: Com 104 anos, sobrevivente da gripe espanhola é mais velha a vencer Covid-19


Continue lendo

Nacional

Itália usará satélites europeus para monitorar aglomerações

Publicado


source
pessoa segurado máscara arrow-options
Reprodução

País é um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus

A Defesa Civil da Itália ativou os satélites do programa europeu Copernicus para mapear estruturas sanitárias e monitorar possíveis zonas de aglomerações de pessoas por conta da pandemia do novo coronavírus.

O anúncio foi feito no Twitter pelo comissário da União Europeia para Gestão de Crises, o esloveno Janez Lenarcic. “O objetivo é ter um claro entendimento do território para o subsequente monitoramento das atividades e espaços públicos durante a emergência da Covid-19 [doença provocada pelo novo coronavírus]”, disse.

Leia também: Coronavírus: sinais de celulares ajudam a localizar aglomerações de pessoas

A Itália já tem usado drones para inibir concentrações de pessoas nas ruas e eventuais violações das medidas de confinamento impostas pelo governo. Apenas no último fim de semana, o Ministério do Interior registrou mais de 20 mil denúncias por desrespeito da quarentena. Desde 11 de março, já são quase 190 mil denunciados.

Até o momento, o novo coronavírus contaminou cerca de 130 mil pessoas na Itália e deixou aproximadamente 16 mil mortos. As medidas de isolamento no país ficam em vigor pelo menos até 13 de abril.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana