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Volvo XC90 híbrido: SUV de luxo que faz 20 km/l na cidade

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Volvo XC90: SUV é imponente e mal cabe nas faixas estreitas das ruas de São Paulo com 1,92 metros de largura
Cauê Lira/iG Carros

Volvo XC90: SUV é imponente e mal cabe nas faixas estreitas das ruas de São Paulo com 1,92 metros de largura

Se você curte design de interiores e arquitetura, talvez já tenha ouvido falar no ‘estilo escandinavo’. Trata-se de uma linguagem visual minimalista e sóbria, com elementos que transmitem simplicidade e conforto. Normalmente, mesclam materiais naturais e cores neutras para criar uma ‘vibe’ aconchegante.

Caso esteja interessado em deixar sua casa ou apartamento neste estilo, o iG Delas preparou sugestões de decoração inspiradas nas residências suecas contemporâneas. Mas se o plano é levar este ar sofisticado para a sua garagem, o Volvo XC90 T8 híbrido pode ser uma boa pedida.

Arquitetos gostam de dizer que ambientes no estilo escandinavo devem ser práticos e funcionais, sem excessos. Todos os elementos são posicionados de forma leve e elegante, em um encontro de passado e futuro.

A impressão é que essas palavras estavam no ‘briefing’ do designer que projetou o XC90 em 2015. O SUV é imponente, mesmo sem abusar de linhas musculosas como as do BMW X5. Seu interior também não tem a extravagância do Mercedes-Benz GLE, que tem quatro saídas centrais de ar-condicionado e uma grande tela que serve tanto para o cluster quanto central multimídia.

O Volvo XC90 é um carro bem grande. São 4,95 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,77 m de altura e 2,98 m de distância entre-eixos. De fato, é um titã que mal cabe nas faixas mais estreitas da cidade de São Paulo. Se você mora em um prédio e precisa estacionar em vagas apertadas, com certeza vai ‘roubar’ algum espaço da vaga do seu vizinho.

Também sobra pouco espaço para abrir as portas em estacionamentos apertados. Por sorte, o modelo tem bom diâmetro de giro para mitigar este porte avantajado na hora de manobrar. Este é o ‘custo’ de ter um SUV grande em uma cidade que está sempre lutando por espaço.

Equipamentos

A central multimídia no padrão vertical, com os controles do ar-condicionado integrados
Divulgação

A central multimídia no padrão vertical, com os controles do ar-condicionado integrados

A lista de itens de segurança do Volvo XC90 é extensa. O SUV conta com seis airbags (frontal, lateral e cortina), controle de estabilidade e tração, faróis de LED, alerta de colisão frontal, assistente de permanência em faixa, sensor de fadiga e controle automático de descida. Se for pra algo dar errado, que seja dentro deste carro.

A parte de conforto é honesta com a categoria, integrando ar-condicionado de 4 zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, teto-solar panorâmico, sistema start-stop e assistente de estacionamento semiautomático.

A central multimídia de 9 polegadas tem posicionamento vertical, como um celular. Os controles do ar-condicionado também são reproduzidos na parte inferior da tela, facilitando o acesso do motorista. Não há joystick no console para controlar a interface.

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Dirigibilidade

O motor 2.0 turbo desenvolve 324 cv de potência a 5.700 rpm e 40,8 kgfm de torque a 2.200 rm. Já o motor elétrico de 10 kWh posicionado no eixo traseiro pode entregar 87 cv de potência e 24,5 kgfm de torque. A Volvo divulga que a potência combinada é de 407 cv, número mais que suficiente para mover este SUV ‘pesadão’ de 2.354 kg.

O Volvo XC90 tem seis modos de condução : Pure (100% elétrico), Híbrido (mesclando eletricidade e gasolina), AWD (integral sob demanda), Individual (customizado pelo motorista), Power (ajuste esportivo da suspensão) e Off-Road (ergue a carroceria para melhorar o ângulo de ataque e saída).

Além desses modos, o XC90 ainda traz as funções de gerenciamento de carga. A função Hold poupa a energia para que ela seja utilizada depois. Já a Charge faz o motor a combustão reaproveitar seu calor para carregar a bateria. Como todos os carros híbridos, o XC90 também pode aproveitar as frenagens para recarga do sistema elétrico.

O Inmetro divulga que o XC90 pode marcar 15,5 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada, mas ao longo do meu percurso urbano, o computador de bordo chegou a mostrar 20 km/l. A autonomia rodoviária chega a 1.218 km, com o tanque de 70 litros cheio e a bateria com 100% de carga. 

O XC90 é gostoso de dirigir, apesar dos contratempos causados por causa do tamanho. Sobra pouco espaço para os motociclistas na faixa da esquerda, por exemplo. Acostume-se com muitas ‘buzinadas’ impacientes. A suspensão filtra muito bem as irregularidades do solo e garante um trajeto tranquilo.

Apesar da proposta sustentável, o XC90 é um verdadeiro canhão. Pisando fundo, ele pode atingir 100 km/h em apenas 5,6 segundos, feito impressionante considerando seu tamanho e peso.

Conclusão

Volvo XC90: os faróis ostentam o 'martelo de Thor' no padrão dos LEDs
Divulgação

Volvo XC90: os faróis ostentam o ‘martelo de Thor’ no padrão dos LEDs

O Volvo XC90 híbrido parte de R$ 454.950, oferecendo uma experiência bem seletiva no mercado de SUVs grandes. Seu principal rival, o BMW X5 híbrido , custa R$ 597.950, e isso faz o modelo sueco ficar ainda mais interessante. 

Não à toa, o Volvo XC90 é o destaque da categoria. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a Volvo emplacou 584 unidades do XC90 no acumulado de 2021. Se depender da versão híbrida, o sucesso deve continuar.

Ficha técnica : Volvo XC90 T8 Momentum Preço: a partir de R$ 454.950 Motor: 2.0, turbo, gasolina Potência: 320 cv a 5.700 rpm Torque: 40,8 kgfm a 2.200 rpm Motor elétrico: 87 cv, 24,5 kgfm (eixo-traseiro) Transmissão: automática, oito marchas, tração integral Suspensão: Independente (dianteira), multilink (traseira) Freios: discos ventilados (dianteira e traseira) Proporções:  4,95 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,77 m de altura e 2,98 m de distância entre-eixos Porta-malas: 500 litros (5 lugares), 314 (7 lugares) Consumo: 15,5 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada 0 a 100 km/h: 5,6 segundos Vel. Máx: 230 km/h

Fonte: IG CARROS

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Hyundai Creta 2022 quer voltar a ser líder na versão 1.0 Platinum

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Hyundai Creta Platinum 1.0: visual recebeu mudanças em relação à versão coreana, mas continuou controverso
Cauê Lira/iG Carros

Hyundai Creta Platinum 1.0: visual recebeu mudanças em relação à versão coreana, mas continuou controverso

Entre todos os carros de imprensa que guiei neste ano, o Hyundai Creta 2022 foi um dos que causou mais curiosidade nas pessoas. Ele chega às lojas nas versões Comfort 1.0 (R$ 107.490), Limited 1.0 (R$ 120.490), Platinum 1.0 (R$ 135.490) e Ultimate 2.0 (R$ 147.990), contando ainda com a versão Action 1.6 (R$ 94.690) que mantém o visual antigo.

Foi justamente neste ponto que a Hyundai mais investiu. Podemos dizer que o Creta 2022 teve uma das reestilizações mais profundas dos últimos anos, atualizando não apenas o design da dianteira e da traseira, como também o interior. 

O Creta ainda é montado sob a plataforma GB, a mesma que equipou o sedã  Elantra por muitos anos. O visual traz inspirações claras do Palisade , SUV de grande porte que faz sucesso nos Estados Unidos. 

Os faróis dianteiros passam a ser divididos com uma parte maior abaixo e um filete mais estreito acima, em um arranjo inaugurado pela Fiat Toro no Brasil. O mais interessante é que este padrão continua na traseira.

O interior também está diferente, trazendo um ar mais sofisticado. Destaque para a central multimídia de 10,25 polegadas, a maior da categoria, e o novo seletor de modo de condução com quatro opções: econômico, normal, personalizado e esportivo.

Motores

Versão com motor 1.0 turbo, com injeção direta, mostrou-se ágil o suficiente no dia a dia, tanto na cidade quanto na estrada
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Versão com motor 1.0 turbo, com injeção direta, mostrou-se ágil o suficiente no dia a dia, tanto na cidade quanto na estrada

Na linha 2022, os motores do Creta estão dispostos da seguinte forma. A versão Action sem facelift mantém o motor 1.6 aspirado de 130 cv de potência e 16,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Os modelos Comfort , Limited e Platinum contam com o motor 1.0 turbo GDi de 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque.

Quem olha para os números sem enxergar o contexto pode imaginar que o Creta regrediu ao apostar em um motor de apenas um litro de cilindrada com potência declarada em níveis inferiores. Mas a verdade é que o SUV nunca esteve tão bom de andar.

O antigo motor 1.6 desenvolve seus 16,5 kgfm de torque em 4.500 rotações, enquanto o motor 1.0 turbo precisa de apenas 1.500 rotações para entregar o torque cheio de 17,5 kgfm de torque. Sendo assim, temos um SUV muito mais ágil  aos comandos do motorista no pedal, além de ter ficado mais eficiente.

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Com o novo 1.0 turbo, o SUV ficou muito mais espertinho para encarar subidas e saídas de semáforo. O grande destaque fica por conta do câmbio automático de seis marchas , que tem trocas suaves e inteligentes, de acordo com o modo de condução escolhido pelo motorista.

O casamento entre o motor 1.0 turbo e o câmbio é feliz, proporcionando bom desempenho para a versão. O consumo, segundo o Inmetro, é de 8,3 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada com etanol, além de marcar 11,6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.

A versão mais cara do Creta, a Ultimate , mantém o motor 2.0 aspirado, que ganhou 1 cv na comparação com o modelo anterior. Agora são 167 cv de potência a 6.200 rpm e 20,5 kgfm de torque a 4.700 rpm, com câmbio automático de seis marchas. Em algumas semanas, teremos essa versão em nossa garagem para um veredito sobre ela.

Conforto

Interior do novo Creta representa a principal evolução do modelo, que ficou com aspecto mais requintado e moderno
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Interior do novo Creta representa a principal evolução do modelo, que ficou com aspecto mais requintado e moderno

O Creta Platinium ainda conta com várias câmeras espalhadas pela carroceria, que formam uma visualização 360° na central multimídia. Trata-se de um ótimo recurso para evitar ‘raladas’ indesejadas no estacionamento do prédio.

O porta-malas que antes tinha 431 litros agora passa a ter 422. Isso porque os engenheiros optaram por recuar o banco traseiro e dar mais espaço para os joelhos.

Veredito

O Hyundai Creta quer voltar à liderança do segmento, posto que atingiu em 2018 ao superar o Honda HR-V por mil unidades nas vendas. Em 2022 também terá que enfrentar o novo SUV compacto da Honda.

Apesar da polêmica a respeito do visual – principalmente pelo formato dos faróis dianteiros – o modelo renovado deve repetir a história do HB20 e performar bem nas concessionárias. Vale lembrar que o hatch também sofreu críticas pelo visual ao ser lançado em 2019, mas foi o carro mais vendido do Brasil em setembro de 2021.

Hyundai Creta Platinum Motor: 1.0, turbo, flex Potência: 120 cv a 6.000 rpm Torque: 17,5 kgfm a 1.500 rpm Transmissão: automática, seis marchas Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira) Freios: discos ventilados (dianteira), discos sólidos (traseira) Proporções: 4,30 metros (comprimento), 1,79 m (largura), 1,63 m (altura), 2.61 m (entre-eixos) Pneus: 215/60 R17 Porta-malas: 422 litros Consumo etanol: 8,3 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada Consumo gasolina: 11,6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada

Fonte: IG CARROS

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Toyota lança Hilux GR Sport no Japão antes da picape chegar ao Brasil

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Toyota GR Sport terá entre as rivais a Chevrolet S10 Z71, que chegará às lojas da GM em novembro próximo
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Toyota GR Sport terá entre as rivais a Chevrolet S10 Z71, que chegará às lojas da GM em novembro próximo

Após dois meses da Toyota ter apresentado na Tailândia a nova geração da picape Hilux GR-Sport, agora foi a vez do Japão anunciar a sua versão assinada pela Gazoo Racing que ao contrário da versão tailandesa, a japonesa está mais sútil, sem adesivos.

Na parte frontal, a nova Hilux GR Sport conta com para-choque diferenciado e pintado na cor da carroceria e com entrada de ar inferior mais larga e a grade com o nome “Toyota”.

Outra diferença está nos estribos e rodas de 18 polegadas duas tonalidades em dois tons – que cobrem pinças de freios vermelhas e retrovisores externos com pintura escurecida.

Na parte interna, que também ganhou pouca notoriedade em relação à versão convencional o que se destaca são: painel de instrumentos com detalhes em vermelho, forrações dos bancos e volante com couro e costura vermelha, apoios de cabeça com o logo GR Sport.

Para o mercado japonês, o novo Hilux GR-Sport tem o motor 2.4 turbodiesel de apenas 150 cv. Na Tailândia, ele usa o turbodiesel 2.8 de 204 cv.

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E no Brasil?

Projeção da Chevrolet S10 Z71 que chega no mês que vem e que será rival da Toyota Hilux GR-Sport
Projeção: Kleber Silva

Projeção da Chevrolet S10 Z71 que chega no mês que vem e que será rival da Toyota Hilux GR-Sport

Como o utilitário atende ao mercado global, por aqui o a Toyota Hilux GR Sport virá da Argentina que mantém livre acordo de comercio de bens automotivos. Ainda não há informações oficiais sobre a previsão de chegada, mas espera-se que o modelo desembarque já no início do ano que vem.

Entre as principais rivais com apelo esportivo a picape da marca japonesa terá a Chevrolet S10 Z71 , que começa a chegar às lojas em novembro. Além dela há também a Nissan Frontier X-Gear , que já está disponível no mercado brasileiro, trazida da Argentina. E a  Ford Ranger Storm , que começou as er vendida no Brasil desde 2020.


Fonte: IG CARROS

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