conecte-se conosco


Mato Grosso

Voluntários que visitarão hospitais de Cuiabá recebem capacitação

Publicado

A rede de voluntários de Doutores do Riso e Doadores da Alegria, projeto da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) que visa levar alegria aos pacientes que enfrentam algum tratamento ou procedimento médico nos hospitais de Cuiabá, participaram de uma capacitação para entender o funcionamento de um ambiente hospitalar. O curso foi realizado entre os dias 11 e 14 de novembro e reuniu 80 interessados. O projeto, a princípio, será realizado nos hospitais Estadual Santa Casa e Júlio Muller, em Cuiabá, mas a intenção é que seja ampliado para outras unidades do Estado. 

“A iniciativa pode contribuir para o desenvolvimento dos pacientes durante os tratamentos. Já está cientificamente comprovado que este trabalho de palhaços em hospitais traz benefícios aos pacientes”, explicou o responsável pelo projeto, André D´Lucca. “A primeira-dama me convidou para fazer o trabalho junto a secretária Rosamaria Carvalho, na Setasc.  A intenção é ajudar as pessoas a voltarem a sonhar. Eu já tinha esse projeto para palhaços em hospitais e hoje estou concluindo junto ao governo de Estado”, declarou.

Leia Também:  Pesquisadores apresentam resultados de estudo sobre cadeia produtiva da castanha

O casal Carlos Frederico Alves de Souza e Danila de Souza já são voluntários em ações sociais parecidas há alguns anos. Em busca do aprimoramento, participaram do curso. “Nós já mensuramos dentro dos hospitais que visitamos como é o dia dessas pessoas quando os palhaços realizam as visitas. Percebemos que, com a presença deles, as reações aos remédios tinham mais efeitos. Então buscamos fazer esse curso para aprimorarmos o nosso conhecimento e levar a alegria para todos”, comentou Danilla.

Durante os quatros dias os voluntários que passaram pelo curso receberam orientações e dicas sobre atuações no formato de palhaços, além de aprenderem com profissionais da área de saúde cuidados sobre a abordagem nos hospitais e esclarecem dúvidas.

A capacitação contou com profissionais experientes que levaram informação pertinente a area médica. A enfermeira Poliana Anelize Weisheimer, que participou da capacitação, levou para os alunos conhecimentos e orientações sobre os cuidados durante as visitas hospitalares. “A intenção foi trazer informações sobre a higienização das mãos, dos objetos que podem levar para o hospital, tipo de material aconselhado, como higienizar depois. Além de aconselhar a não entregar os objetos como brinquedos para as crianças, para evitar contaminação”, explicou.

Leia Também:  Inscrições para vagas de conselheiro de Recursos Hídricos são prorrogadas

Outra profissional que fez parte do curso foi a fisioterapeuta, Francielle Fialkoski Molina, que atua na área há nove anos. “Enquanto fisioterapeuta vejo que o curso busca a preparação dos voluntários com intuito de levar esperança e resgatar a autoestima das pessoas que estão hospitalizadas e transformar vidas”, disse. Participaram também da ação o médico nuclear William Guarnieri, que é professor e atua no Hospital Julio Muller, e a professora da UFMT e farmaceutica, Ziliani da Silva Buss.

Fonte: GOV MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Sede de unidades que protegem cabeceiras do rio Cuiabá passa por reforma

Publicado

O Governo de Mato Grosso, Ministério Público do Estado e as associações dos Beneficiários da Rodovia Produção e Beneficiários da MT-140 firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para reforma da sede do Parque Estadual Águas do Cuiabá e Área de Proteção Ambiental (APA) das Cabeceiras do Rio Cuiabá. A revitalização terá início na próxima segunda (16.12) e a previsão é que a obra seja concluída nos próximos 45 dias.

O gerente das unidades de conservação, Ademir Figueiredo, explica que a revitalização da sede é importante para dar apoio aos profissionais que atuam diretamente no trabalho de conservação das áreas. “É importante ter este apoio para pesquisadores e, principalmente, para fiscalização e para o Corpo de Bombeiros Militar durante a temporada de incêndios florestais”, reforça lembrando que este ano um incêndio de grandes proporções atingiu a área que abriga a cachoeira da Serra Azul que está localizada na APA.

Pelo acordo firmado, para compensar os danos ambientais causadas às nascentes e interrupção do curso natural do rio Cuiabá da Larga, as duas associações deverão realizar a correção da estrutura de alvenaria, tais como telhado, paredes e piso; reparos na fiação elétrica e hidráulica.

Leia Também:  Escola realiza oficinas sobre intervenção pedagógica em alinhamento ao DRC

No caso da MT-240, a Associação dos Beneficiários da Rodovia da Produção deverá realizar ações para recuperação das áreas degradadas, reestabelecimento do fluxo da água e sinalização aos usuários da via indicando a existência de uma área de Preservação Permanente conforme pontos indicados pelo Relatório de Vistoria do Projeto Verde Rio. Já pra a MT-140, as intervenções são para corrigir erosões e regularizar o fluxo d´água.

Guardiões das águas cuiabanas

A APA Cabeceiras do Cuiabá, área de uso sustentável de mais 470 mil hectares, abriga as nascentes do Cuiabá da Larga e Cuiabá do Bonito. Dentro da área, está o Parque Estadual Águas do Cuiabá onde os dois rios se encontram para formar o Cuiabazinho que, por sua vez, se encontra com o rio Manso para formar o curso d´água que banha a capital.

As duas unidades de conservação foram criadas para proteger as cabeceiras do rio Cuiabá, garantindo a qualidade e disponibilidade de água para os municípios e comunidades situadas ao longo do corpo hídrico.  

Leia Também:  Estado reduz em 32% a taxa administrativa paga à empresa de estágio

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Mato Grosso

Natal de Luz no Museu de Arte Sacra une religiosidade com programação cultural

Publicado

O Museu de Arte Sacra e o Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho realizam nos dias 17 a 22 de dezembro o Natal de Luz. Com uma programação que une a religiosidade com atividades culturais, o evento contará com shows, feira, exposições, sarau, oficinas e missas.

A abertura será às 19h, na próxima terça-feira (17.12). Todos os dias será possível visitar as exposições permanentes e temporária no Museu de Arte Sacra, além de uma mostra em memória a Clínio Moura, que será aberta no evento. O público também poderá conferir a Feira do Vinil e participar das missas no Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.

As atrações musicais entre os dias 17 e 22 de dezembro ficarão por conta do Coral da UFMT, Coral Regina Coeli (Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens), Caio Mattoso, UFMT com a Corda Toda, Cris Chaves, Grupo + Cellos, Allan House & Mississipi Jr, Coral Arautos do Evangelho, Coral Vozes de Várzea Grande, Coral MT, Mariana Borealis e Laura Paschoalick.

O evento conta ainda com um sarau e oficinas de História da Arte (com Marly Silva) e de Black Out Poético e Fanzine (com Duda Dal´Belo).

Leia Também:  Estado reduz em 32% a taxa administrativa paga à empresa de estágio

A entrada será um quilo de alimento não perecível, que será destinado para a Pastoral Social Amor em Cristo, composta por colaboradores e voluntários da comunidade do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.

A pastoral existe desde 2012, e o projeto atende a mais de 500 famílias com apoio material (doação de cestas básicas, material de limpeza e material escolar) e espiritual ao longo do ano.

Programação

Terça-feira (17.12)

19h – Abertura no Museu de Arte Sacra e das Programações Natalinas

19h30 – Abertura das Exposições / Abertura da Feira do Vinil

20h – Apresentação Coral da UFMT e Coral Regina Coeli (Paróquia Mãe dos Homens)

21h – Show PisaNuRanho (Caio Mattoso)

Quarta-feira (18.12)

7h – Missa

9h – Abertura das exposições

16h – Abertura da feira do Vinil / Missa

20h – Apresentação UFMT Com a Corda Toda

21h – Show com Cris Chaves

Quinta-feira (19.12)

7h – Missa

9h – Abertura das exposições

16h – Abertura da feira do Vinil / Missa

20h – Apresentação Grupo + CELLOS

21h – Show com Allan House & Mississippi Jr

Sexta-feira (20.12)

7h – Missa

Leia Também:  Escola realiza oficinas sobre intervenção pedagógica em alinhamento ao DRC

9h – Abertura das exposições

16h – Abertura da Feira do Vinil / Missa

20h – Apresentação do Coro Arautos do Evangelho

20h30 – Sarau das Letras

21h – Show com Caio Mattoso

Sábado (21.12)

7h – Missa

9h – Abertura das exposições

9h – Oficina História da Arte com Marly Silva

16h – Abertura da feira do Vinil

20h – Apresentação do Coral Vozes de Várzea Grande e Coral Mato Grosso

21h – Show com Mariana Borealis

Domingo (22.12)

8h – Missa

9h – Abertura das exposições

11h – Missa

16h – Abertura da Feira do Vinil.

17h – Oficina de Black Out Poético e Fanzine com Duda Dal’ Belo

18h – Missa

21h – Show com Laura Paschoalick

Serviço

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizado na Praça do Seminário, na Rua Clóvis Hugney, 239, bairro Dom Aquino. Aberto à visitação de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h. Ingresso a R$5. Telefone:  (65) 3056-1373.

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana