conecte-se conosco


Policial

“Volta às aulas em segurança” é tema de palestras da PRF em apoio à campanha do Detran-MT

Publicado

Cerca de 2.500 alunos de escolas públicas de Várzea Grande e Cuiabá participaram das palestras que visam à prevenção de acidentes envolvendo crianças e adolescentes

Auditórios lotados de crianças e adolescentes atentos às dicas de como voltar às aulas em segurança seja a pé, de “bike’ de ‘busão’ ou de carona. Foram assim as palestras ministradas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com o Detran-MT na campanha “Volta às aulas em segurança” que visa a conscientizar para prevenir acidentes, principalmente envolvendo crianças e adolescentes.

Cerca de 2.500 alunos de três escolas públicas de Várzea Grande e Cuiabá participaram das palestras realizadas nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro. A PRF firmou parceria nesta que é a segunda etapa da campanha de inciativa do Detran-MT, iniciada no último dia 11, quando foram feitas blitz educativas nas proximidades de escolas. Pedestres e motoristas foram lembrados sobre os riscos ao não tomar medidas de segurança com crianças a bordo de veículos e nas entradas das escolas.

Já nas palestras, voltadas para o público adolescente, com maior autonomia em seus deslocamentos diários para escola, os PRFs ressaltaram a importância de atravessar na faixa de pedestre, observar os semáforos e de não se distrair do trânsito por conta do celular. Cuidados no embarque e desembarque de veículos, uso do cinto de segurança, respeito aos limites de velocidade e os perigos da combinação álcool e direção também foram discutidos.

De acordo com a gerente de Ações Educativas do Detran, Rosane Polzl, o objetivo principal é a redução de acidentes envolvendo crianças e adolescentes. “Dados do DataSus apontam que Mato Grosso tem índice de 5 mortes a cada 100 mil crianças e adolescentes, entre 0 e 14 anos. E as crianças vítimas de acidentes representam a maior parte quando são ocupantes de automóveis. Isso é preocupante e precisamos reduzir esses índices”, disse Rosane.

O policial rodoviário Ney Pedroso, do Grupo de Educação para o Trânsito da PRF/MT, reafirma a missão da instituição de salvar vidas. “Para isso é necessário a conscientização por meio da edução e esse processo deve ter início desde cedo no ambiente familiar e escolar. É preciso fazer com que cada um saiba que é fundamental para a construção de um trânsito seguro”, declarou.

Texto: PRF Bruna de Lima

Imagem: Nucom PRF MT

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência PRF)

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Policial

Polícia Civil incinera cerca de 40 quilos de cloridrato de cocaína em Barra do Garças

Publicado

Mais uma incineração foi realizada pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (07.07), no município de Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá), que resultou na destruição de aproximadamente 40 quilos de cloridrato de cocaína.

O ato de queima foi realizado pela 2ª Delegacia de Polícia do bairro São José, em uma empresa de cerâmica de Barra do Garças, após autorização da Justiça, e contou com apoio da Delegacia Especializada do Adolescente (DEA).

Também acompanharam a incineração, servidores da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e da Vigilância Sanitária do município.

Fonte: PJC MT

Continue lendo

Policial

Polícia Civil e Conselho Tutelar resgatam mulher e cinco filhos vítimas de maus-tratos

Publicado

Uma mulher e cinco filhos menores de idade, vítimas de maus-tratos e ameaças, foram tirados da situação de vulnerabilidade, em uma ação conjunta da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), e do Conselho Tutelar, nesta quarta-feira (06.07), em Cuiabá.

As diligências iniciaram após denúncia recebida pelo Conselho Tutelar sobre cinco crianças em situação de risco, devido a maus-tratos e ameaças praticados por parte do parceiro da mãe delas. Segundo informações, o suspeito é usuário de drogas e sempre que chegava em casa, ameaçava a companheira e os filhos dela com uma faca.

Diante das informações, a equipe da Deddica e do Conselho Tutelar foram até a residência da família, no bairro Jardim Umuarama, em Cuiabá, onde constataram a veracidade da denúncia. Durante a visita, foi realizado o atendimento das da mãe e das crianças e adolescentes, sendo três meninas e dois meninos, com idades entre 16 anos e 10 meses de idade.

Eles foram encaminhados à Deddica, onde as crianças passaram pelo atendimento psicossocial e confirmaram os maus-tratos praticados pelo suspeito, que ameaçava matar tanto a companheira quanto os seus filhos. A mãe das crianças solicitou as medidas protetivas contra o companheiro e foi encaminhada à Delegacia Especializada de Defesa da Mulher para ser acolhida pela Casa de Amparo.

As investigações seguem em andamento para apurar a situação de maus-tratos e ameaças praticadas pelo suspeito.

A ação faz parte da Operação Acalento, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, para combater crimes de violência contra crianças e adolescentes em todo país.

Fonte: PJC MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana