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VOEPASS programa voos pontuais em cidades no Brasil

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Guilherme Dotto

VOEPASS programa voos pontuais em cidades no Brasil

A VOEPASS Linhas Aéreas programou voos não regulares para cidades no Sul e Sudeste do Brasil. Com voos programados para o mês de novembro, as cidades de Campinas, Porto Alegre e Pampulha receberão voos da companhia ribeirão-pretana.

Conforme o cronograma das operações, os voos serão realizados nos dias 01/11, 03/11, 06/11 e 07/11 com o ATR 72-500 e com o ATR 72-600, com capacidade de transportar 68 e 60 passageiros respectivamente.

Conforme já noticiado pelo Contato Radar, a VOEPASS realizou um voo não regular para Curitiba no mês de outubro, clique e confira.

Confira abaixo os voos e seus horários, que estão sujeitos a alterações e cancelamento:

Domingo (01/11/2020):

2Z9803 GRU-VCP / 14h30 – 15h10 (ATR 72-600)

2Z9804 VCP-POA / 16h00 – 18h40 (ATR 72-600)

2Z9805 POA-GRU / 19h10 – 21h45 (ATR 72-600)

Terça-feira (03/11/2020):

2Z9804 GRU-POA / 11h – 15h40 (ATR 72-600)

2Z9805 POA-VCP / 16h10 – 18h45 (ATR 72-600)

2Z9803 VCP-GRU / 19h15 – 19h55 (ATR 72-600)

Sexta-feira (06/11/2020):

2Z9805 RAO-PLU / 23h05 – 00h35 (ATR 72-500)

Sábado (07/11/2020):

2Z9806 PLU-RAO / 01h05 – 02h40 (ATR 72-500)

Para mais notícias da aviação, clique aqui e acesse o Contato Radar.

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Economia

Vendas de máquinas e equipamentos têm alta de 16% em outubro

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As vendas da indústria de máquinas e equipamentos totalizaram no mês de outubro R$ 14,6 bilhões, resultado 16% superior ao registrado no mesmo mês de 2019. No acumulado do ano, as vendas somam R$ 113,9 bilhões, 0,7% superior ao obtido no mesmo período do ano passado. Os dados, divulgados hoje (25), são da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

“Esta foi a alta mais significativa em 2020. Com o quarto avanço consecutivo da receita, o setor passou a acumular resultado positivo na somatória do ano”, destacou a entidade em nota.

O setor vendeu ao exterior no mês de outubro, R$ 664,8 milhões em equipamentos, montante 8,8% inferior ao registrado no mesmo mês de 2019. No acumulado do ano, as exportações somam R$ 5,9 bilhões, 26% a menos que o obtido no mesmo período do ano passado. 

“As exportações de máquinas e equipamentos apresentaram queda menos brusca após meses de fortes contrações. Em outubro, as exportações em dólar retraíram 8,8% na comparação interanual, após quedas consecutivas na ordem de 32%”, ressaltou a entidade.

Edição: Fernando Fraga

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Economia

ANAC autoriza retorno do Boeing 737 MAX

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Guilherme Dotto

ANAC autoriza retorno do Boeing 737 MAX

Nesta quarta-feira (25), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou novamente a operação das aeronaves modelo Boeing 737 MAX 8 no Brasil. A validação das modificações do projeto foi feita pela ANAC após a aprovação da autoridade certificadora, a estadunidense Federal Aviation Administration (FAA).

A ANAC retirou a Diretriz de Aeronavegabilidade que restringia a operação do MAX no Brasil após concordar com a avaliação da FAA de que todos os elementos técnicos e regulatórios necessários para endereçar as questões de segurança foram realizados. A Diretriz de Aeronavegabilidade da FAA, divulgada no dia 20/11, foi adotada também pela ANAC e tem vigência automática no Brasil, devendo ser cumprida de imediato pelos operadores aéreos que pretendem operar o modelo. Atualmente, somente a Gol Linhas Aéreas possui aeronaves Boeing 737 MAX 8 na frota brasileira.

A aprovação do novo projeto do Boing 737 MAX reuniu apenas as quatro autoridades de aviação que compõe o fórum Certification Management Team (CMT): a autoridade da União Europeia European Union Aviation Safety Agency (EASA), a canadense Transport Canada Civil Aviation (TCCA) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que discutiram em conjunto com a FAA quais seriam as exigências para o retorno do modelo de aeronave às operações.

Novo projeto e próximos passos
Dentre as exigências de projeto está a determinação para a reconfiguração do sistema de controle de voo desse modelo de aeronave, a correção do roteamento do conjunto de cabos, revisões de procedimentos incorporados ao manual de voo e testes de recalibração dos sensores. Adicionalmente, também houve a revisão do programa de treinamento dos pilotos.
Tecnicamente, o retorno das operações é permitido com a revogação da Diretriz de Aeronavegabilidade de Emergência (DAE) nº 2019-03-01, que proibia a operação comercial desse modelo de aeronave no país, e com a comprovação do cumprimento das exigências de treinamento para tripulação e de projeto para os aviões. A DAE foi revogada também nesta quarta-feira (25/11) e a Gol Linhas Aéreas segue implementando, sob supervisão, os requisitos necessários para retorno das operações com as aeronaves Boeing 737 MAX 8 em segurança.

Participação da ANAC no processo de validação
Desde abril de 2019, quando a Boeing iniciou as atividades para recertificação das modificações propostas, a ANAC vem dedicando esforços para o retorno seguro das operações do Boeing 737 MAX no Brasil. Ao todo, cerca de 20 profissionais da Agência, dentre engenheiros(as) de diversas especialidades e pilotos, inclusive de ensaio de voo, participaram desse processo.
Ressaltando a importância da coordenação entre as autoridades do CMT para o desenvolvimento dessa atividade de recertificação, o superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC, Roberto Honorato, afirma que “essa avaliação minuciosa do sistema de controle de voo é um registro sem precedentes na história da aviação”. Além disso, “as modificações e procedimentos revisados fornecem total confiança para a retomada das operações do Boeing 737 MAX no Brasil”, destaca Honorato.
A implementação de outras melhorias, não condicionantes para o retorno do Boeing 737-8 MAX às operações, permanecem em andamento com o objetivo de continuar aprimorando a utilização do modelo de aeronave e suas funcionalidades.

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