conecte-se conosco


Cuiabá

Vinicius Hugueney pede remanejamento de suas emendas para combate ao COVID-19

Publicado

Câmara Municipal de Cuiabá

O vereador Vinicius Hugueney (PP) solicitou, através de ofício, o remanejamento das Emendas Parlamentares Impositivas da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020, que pertencem a ele, para o combate do Coronavírus – COVID-19. O valor total das emendas é de R$ 570 mil.
O pepista quer que a solicitação seja atendida de forma urgente, em razão do estado de Calamidade Pública e de emergência de saúde pública, decorrente do crescente número de cidadãos contaminados pelo coronavírus.
“Nesse momento, é necessário tomar novas medidas emergenciais buscando diminuir os riscos que a pandemia traz a população cuiabana”, afirmou o vereador.
No ofício, Vinicius lembrou que destinou na Emenda Impositiva o valor de R$ 30 mil ao Hospital São Benedito, e pediu que não mexesse neste valor.
Situação de emergência
O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) decretou situação de emergência no Município para fins de enfrentamento ao Covid-19 (novo coronavírus).
O prefeito assinou um decreto com uma série de proibições que passam a vigorar na Capital, como o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais de Cuiabá, incluindo shopping centers, bares, restaurantes, igrejas, academias, feiras livres, dentre outros.
Da assessoria vereador Vinicius Hugueney

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Pela live, Emanuel reforça medidas e exorta população a tornar Cuiabá um ‘case’ no combate ao Covid-19

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, exortou  a população a transformar  ou forjar ações para que a “nossa Capital” seja  um ‘case de sucesso’ no combate e resguardo das pessoas em relação àCovid-19 (o Coronavírus).

As afirmações foram proferidas em pronunciamento e entrevista coletiva, por via da Live da prefeitura de Cuiabá, no Facebook, neste sábado pela manhã.  Emanuel  Pinheiro respondeu às perguntas enviadas por-mails e mensagens eletrônicas em outros da canais de redes sociais.

Ele reforçou a disposição do poder público no enfrentamento da pandemia, lamentou os estragos de vida, o desconforto pela rotina do isolamento social e prejuízos à economia, mas disse que fará o “possível e impossível” para preservar vidas.

_“Tomarei todas as medidas que a OMS recomendar, porque sem saúde e sem vida não há atividade econômica”. Durante sua fala, Emanuel fez um breve relato de todas as medidas tomadas, falou da higienização das unidades escolares, creches, mesmo na paralização, inclusive de forma mais acirrada a partir da próxima semana, no reforço do isolamento e na cobertura aos menos favorecidos e vulneráveis.

Ele lembrou que as medidas “duras” pelo isolamento não são por seu sabor, mas porque os perigos do Covid-19 exigem ações e medidas às vezes duras e amargas pelo bem da população cuiabana. Ele convidou a população a lutar junto, cada qual com sua ajuda, apoio e compreensão para  tornar Cuiabá um modelo de luta contra o Coronavírus.

Continue lendo

Cuiabá

Lixo acumulado e armazenamento inadequado entram no radar das autoridades sanitárias

Publicado

 

.

Luiz Alves

 

Clique para ampliar

Pensando na segurança dos trabalhadores da coleta de resíduos domiciliar, a Prefeitura de Cuiabá alerta a população sobre os cuidados com o armazenamento do lixo. A atividade é umas das que continuam a todo vapor durante o período de quarentena por conta do novo coronavírus (Covid-19), por fazer parte do grupo de serviços considerados essenciais para a comunidade.

O trabalho, que tem um papel fundamental para saúde pública, torna-se ainda mais eficiente quando conta com a colaboração efetiva do cidadão. Nesse sentido, o acondicionamento correto dos resíduos produzidos é o principal exemplo de como cada morador dos mais de 300 bairros da Capital podem facilitar a jornada dos coletores.

Além da separação adequada de objetos perfurocortantes como vidros e metais pontiagudos, a atenção com a quantidade de lixo colocada em cada recipiente também deve fazer parte da rotina do munícipe. Igualmente, é necessário que haja uma atenção com o dia e hora em que o caminhão passa em cada bairro, para que os materiais sejam colocados para o recolhimento na data correta.

“Ao mesmo tempo em que centenas de heróis anônimos continuam se empenhando, a participação do cidadão também se torna ainda mais importante, nesse momento. São atitudes simples, mas que fazem uma enorme diferença, ajudando a diminuir os riscos a integridade física dos trabalhadores”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Conforme acordado entre a prestadora do serviço e a Secretaria de Serviços Urbanos, somado ao trabalho rotineiro realizado nos bairros de Cuiabá, duas equipes foram criadas para atuar exclusivamente no recolhimento dos resíduos não infectantes das unidades públicas de saúde. No total, são dois caminhões e 12 coletores empenhados nessa função.

“Para aqueles que trabalham na coleta residencial, reforçamos a necessidade de utilizar, ininterruptamente, dos equipamentos de proteção individual. Aos que estão atuando na coleta de materiais não infectantes, nas unidades de saúde, foi fornecido macacão, botas e luvas especiais. Também estamos sempre exigindo da empresa que não deixe esses materiais faltar”, destaca o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Atualmente, mais de 250 trabalhadores atuam diretamente na coleta de lixo domiciliar. Desde o mês de março, a execução do serviço passou de dois para três turnos. “A alteração ocorreu a pedido da própria Prefeitura, visando otimizar a prestação do serviço, melhorar a fiscalização e a reposição dos caminhões danificados”, explica o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos.

Confira as dicas simples que podem ser seguidas: 

– Opte sempre por não encher o saco de lixo totalmente. Se for uma grande quantidade de resíduos, faça a divisão em mais de um recipiente.

– Ao descartar objetos cortantes como lâmpadas, copos, espelhos, lâminas, e outros pedaços de vidros, garanta que eles estejam totalmente isolados do restante dos resíduos. Para isso, pode-se usar uma grande quantidade de jornal ou papelão para embrulhá-los.

– Utilize também garrafas pet como embalagens para materiais pontiagudos como espetos de madeira, pregos, parafusos, ou até mesmo o próprio vidro.

– Antes de jogar fora uma lata com tampa serrilhada, opte sempre por dobrá-la para dentro da embalagem.

– Faça sempre questão de identificar no saco de lixo a existência de objetos perfurocortantes. Dessa forma, os servidores poderão tomar um maior cuidado durante o manuseio.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana