conecte-se conosco


Mulher

Vilão da alimentação? Abacate tem “gordura boa” e ajuda a perder peso

Publicado

source

O abacate surgiu na América do Sul e no México, mas por muito tempo foi considerado um dos vilões da alimentação. Apesar disso, a fruta tem importantes nutrientes e passou a ser incorporada em diversas receitas, como a de guacamole e de shakes, por exemplo.

Leia também: Açafrão traz benefícios à saúde e ainda ajuda na perda de peso; veja como usá-lo

abacate arrow-options
shutterstock

O abacate era considerado um vilão da alimentação, mas estudos afirmam que ele propicia benefícios ao organismo

Uma das queixas em relação ao fruto é o fato de ele ter um nível alto de calorias. “O abacate é uma fruta calórica e gordurosa. Porém, são gorduras saudáveis e calorias não vazias, ou seja, calorias que oferecem também diversos nutrientes ao nosso organismo”, afirma Renata Guirau, nutricionista da Oba Hortifruti.

“A mudança de pensamento ocorreu quando ficou claro que o problema não é o consumo de gorduras em si, mas o tipo de gordura consumida, a quantidade e também todo o contexto alimentar, focando não em um só alimento, mas na dieta como um todo”, complementa.

Renata destaca que estudos atuais contribuem para que o modo de pensar em relação ao abacate fosse desconstruído, inclusive no poder da fruta para perder peso. Segundo ela, dietas pobres em gorduras não são a solução para a obesidade, e, sim, o equilíbrio entre consumo calórico e a qualidade das gorduras, carboidratos e proteínas ingeridas.

Benefícios do abacate

abacate arrow-options
shutterstock

A fruta é rica em ácidos graxos e vitaminas e minerais, como o cálcio, o magnésio, o zinco e o potássio

A nutricionista reforçou que o abacate é rico em ácidos graxos – gorduras – e ômega 6 e ômega 9, considerados “gorduras boas”. Além disso, o alimento é repleto de vitaminas e minerais. Entre os principais componentes, Renata destaca:

  • Cálcio: importante para a saúde óssea, dentária, muscular e cardiovascular;
  • Potássio: atua no controle de eletrólitos no sangue e da pressão arterial, além de garantir saúde muscular;
  • Magnésio: participa da saúde óssea e muscular;
  • Zinco: tem ação antioxidante e no reforço da imunidade;
  • Vitamina E: tem ótima ação antioxidante e anti-inflamatória;
  • Vitamina A: tem ação antioxidante, atua na imunidade e no sistema reprodutivo.
Leia Também:  Qual é seu ascendente? Saiba tudo o que ele diz sobre você

A fruta também colabora com o pleno funcionamento da mente. Ela tem ação anti-inflamatória e um tipo de gordura chamado “bainha de mielina”, que ajuda a proteger o transporte de informações entre os neurônios. “O potencial antioxidante do abacate também pode estar relacionado com esse benefício em consumir a fruta”, conta a nutricionista.

Leia também: Saiba como potencializar qualquer tipo de exercício

A “gordura boa” é importante

abacate arrow-options
shutterstock

O alimento ajuda a diminuir o “colesterol ruim” e aumentar o “colesterol bom” por causa da gordura boa

De acordo com Renata Guirau, a gordura do alimento é popularmente conhecida como “gordura boa”, e ela ajuda a melhorar níveis de colesterol ao fazer com que se diminua o LDL – chamado colesterol ruim –e aumente o HDL – chamado colesterol bom.

Além disso, ele colabora na prevenção de doenças crônicas, em especial as cardiovasculares, por ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. “O abacate tem sido estudado como potencial auxílio para tratamento de outras doenças, como doenças intestinais, osteoartrite e diabetes, porém, mais estudos precisam ser feitos para comprovar essa ideia”, acrescenta ela.

Ele também ajuda a emagrecer

abacate ajuda a emagrecer arrow-options
shutterstock

A nutricionista explica que o teor de gordura presente no abacate contribui para que ele seja eficaz no emagrecimento

Se você quer perder peso , incluir o abacate na alimentação pode ser uma boa alternativa. “Esse teor aumentado de gorduras pode favorecer a saciedade, ajudando a controlar a ingestão de alimentos ao longo do dia”, pontua a nutricionista.

Leia Também:  Saiba 8 maneiras de como os governos locaispodem ajudar nos seus negócios

“Seu teor reduzido de carboidratos também pode ser um fator benéfico, dependendo da estratégia para emagrecimento que a pessoa se adapte melhor em seguir. Estudos atuais mostram que o consumo em geral de fontes de compostos funcionais, como o abacate, pode ajudar no controle do peso e redução da obesidade em longo prazo”, reforça.

Renata enfatiza que o consumo recomendado da fruta varia de pessoa para pessoa, mas, no caso de quem deseja perder peso, é ideal ingerí-la em momentos cujo objetivo é aumentar a saciedade da refeição.

Em relação aos exercícios, a fruta, justamente pela presença de gordura – que são fontes de energia –, também atua de modo positivo ao melhorar o rendimento das atividades.

“Porém, algumas pessoas podem não sentir esse efeito e precisar de fontes de carboidratos para garantir a qualidade na prática de atividades físicas. Isso porque as gorduras são mais difíceis de serem utilizadas como fonte de energia, embora ofereçam mais calorias que os carboidratos, por exemplo”, explica Renata.

“Além disso, as gorduras têm mais difícil e lenta digestão, podendo causar desconfortos se for consumida em horário muito próximo à prática esportiva. Portanto, o abacate pode ser uma opção de alimento energético para ser consumido antes dos treinos, mas não é todo mundo que se beneficia dessa estratégia”, esclarece.

Leia também: Não é dieta nem exercício, mas ajuda a emagrecer: conheça o mindful eating

Como inserir o abacate na rotina?

abacate arrow-options
shutterstock

Fazer shakes, guacamole e incluir a fruta em saladas são algumas formas de colocar o abacate na rotina

O abacate não tem nenhuma contraindicação, desde que seja consumido em quantidades moderadas. Renata Guirau diz que incluir a fruta no café da manhã e nos lanches intermediários são uma boa alternativa para coloca-la no cardápio diário, além de também poder ser feita em shakes ou ser servida picada com canela.

Em refeições, ela pode compor saladas ou até aparecer na forma de guacamole. “O óleo de abacate também é uma boa opção para ser incluída no preparo dos alimentos, com boas propriedades nutricionais”, finaliza a nutricionista.

Fonte: IG Delas
publicidade
1 comentário

1
Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Jéssica Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Jéssica
Visitante

ATENÇÃO!! Chegou uma MEGA oportunidade de RENDA EXTRA!!! Nada melhor do que realizar o investimento em si mesmo. Este curso de UNHAS DE GEL, com emissão de certificado que irá te auxiliar á aumentar sua renda mensal é a solução Acesse o link http://bit.ly/UnhasGel2020 realizaremos o suporte necessário para que você consiga atingir suas expectativas. Ótimo fim de ano e fiquem com Deus. Bjss

Mulher

É melhor criar crianças perfeitas ou felizes? Psicanalista discute

Publicado

source

Para responder a essa pergunta eu poderia falar: “Gostaria de criar uma criança perfeitamente feliz”. Mas, como conseguir os dois?

Leia também: Criança também sente solidão? Saiba como lidar com a situação

crianças felizes arrow-options
shutterstock

Para que uma criança seja feliz, os pais devem abrir mão de projetar seus desejos nelas

Eu diria que é difícil, quase impossível, conciliar uma coisa com outra, mas dá para chegar perto, pelo menos um pouquinho de cada um desses objetivos. Para isso, os pais terão que abrir mão da realização de alguns de seus desejos, aqueles que projetam em seus filhos.

A sociedade contemporânea está cada vez mais competitiva. Por esse motivo, é natural que os pais queiram filhos muito bem preparados para a vida adulta. Nesse anseio de melhor prepará-los, acabem exigindo demais, provocando ansiedade e projetando seus sonhos não realizados para que os seus filhos os realizem.

As crianças , por sua vez, dificilmente conseguem atingir os patamares de perfeição desejados pelos pais e se tornam crianças inseguras, tristes e infelizes.

Leia Também:  Horóscopo do dia: previsões para 8 de novembro de 2019

Leia também: Como lidar com uma criança preguiçosa?

Existem algumas atitudes que podemos tomar para tentar ajudar nossos filhos a não serem infelizes:

  • Orientá-los em atividades e tarefas, e não simplesmente impor a sua vontade
  • Não exercer pressão para que façam o que você quer
  • Dar ao seu filho o seu tempo
  • Ensinar a verdadeira gratidão, e não a idealizada
  • Estimular o desenvolvimento de atividades de escolha própria e não impostas
  • Respeitar a opinião da criança
  • Ser positivo
  • Conhecer a fundo o seu filho
  • Dar amor
  • Falar “não” quando necessário
  • Dar ferramentas para melhorar, e não para alcançar a perfeição
  • Converse com a criança sobre felicidade e o que representa para ela
  • Converse com a criança sobre perfeição e o que significa para ela

Parece uma lista enorme. E é, mas a maioria dos itens já é praticada por nós no dia a dia e o fato de o praticarmos pode fazer com que consigamos um equilíbrio entre felicidade e perfeição.

Leia também: Como evitar que as crianças interrompam as conversas dos adultos

Quando a criança esta acostumada à frustração, a cometer erros e enfrentar as consequências, ela entende que a situação vai ser resolvida e não se sente infeliz a cada vez que isso acontece, mas se superprotegermos a criança cada vez que ela for frustrada, a sensação de tristeza irá se apoderar, fazendo com que sofra e acumule sentimentos de incapacidade e inadequação.

Leia Também:  Horóscopo do dia: previsões para 12 de maio de 2019

É melhor criar filhos felizes e imperfeitos, a perfeição não existe.

Fonte: IG Delas
Continue lendo

Mulher

Dicas de itens decorativos para dar um up na sua sala de estar

Publicado

source

O nosso quarto é o cômodo mais importante da casa, pois é lá que descansamos, mas é a sala de estar o cômodo socialmente mais representativo. É onde recebemos as visitas, passamos tempo com a família e mais pensamos na bendita decoração.

decoração em sala de estar arrow-options
shutterstock

Decoração em sala de estar

Muitas vezes já cansamos de alguns aspectos da decoração, mas não temos dinheiro, energia ou tempo para mudar tudo. Realmente não há o menor problema nisso. É possível fazer pequenas intervenções, gradativas ou pontuais, com itens decorativos de forma a alterar a concepção visual do cômodo.

Leia também: Não sabe cozinhar? Veja como montar uma cozinha amigável

Confira abaixo algumas dicas valiosas para proceder pequenas intervenções na sua sala de estar .

Saiba preencher os espaços e respeitar o vazio

Se a sua sala de estar é grande, a liberdade de intervenção é maior e pode incluir até reposicionamento de alguns móveis. No entanto, é importante entender que espaço vazio não necessariamente é ocioso. Ele pode ter valor decorativo. De todo modo, uma forma sagaz de preencher espaços com bom gosto e assertividade é utilizando vasos.

Leia Também:  Saiba 8 maneiras de como os governos locaispodem ajudar nos seus negócios

Pode ser um kit com três vasos em metal e dourado ou um vaso e dourado em cimento . Preto, dourado e argila são as cores mais indicadas para vasos decorativos porque eles fluem bem em qualquer ambiente, não importando a tonalidade das paredes. Uma solução mais conceitual, e ainda assim barata, seria usar um  Cacto Mármore em Cerâmica . Ele pode ser posicionado próximo a uma parede, especialmente em uma dobra, ou em um ponto mais afastado do cômodo.

Leia também: Confira o ranking com as dez melhores cachaças do Brasil

Uma cortina muda tudo

Se a sala tem uma varanda ou área gourmet, provavelmente já há uma cortina . Pense em mudar a cor, o tecido. Se há janelas sem cortinas, pense em colocar cortinas ou persianas . Pode parecer uma solução supercicial, mas com o tempo ajuda a mudar a percepção do ambiente. O bom de aderir à cortina é que é um recurso que funciona em salas grandes ou pequenas.

Liberte suas paredes

Espelho decorativo arrow-options
Reprodução/Amazon

Espelho decorativo personalizável é boa solução para sua sala de estar

Placas e quadros são elementos decorativos bem vindos para modernosos e chiques, mas e se você estiver atrás de uma solução criativa que fuja do lugar comum? Que tal espelhos? É possível instalar espelhos decorativos personalizáveis na parede da sua sala. Combine com  placas de temas queridos como cinema ou futebol e sua parede vai agradecer o carinho.

Leia Também:  Com mancha de nascença, brasileira faz sucesso mundo afora: “Amo ser quem sou”

Cansei desse piso

Como trocar o piso provavelmente está fora de cogitação, pense com carinho em estender um tapete daqueles bem fofos na sua sala de estar. O  tapete é um item decorativo super versátil e que precisa combinar mais com o dono da casa do que com a casa precisamente. Ainda assim, vale lembrar que tapetes lisos casam melhor com salas estreias e tapetes peludos com ambientes mais espaçosos.

Decoração em sala de estar arrow-options
shutterstock

Decoração em sala de estar


Frete gratuito

É possível garantir esses itens decorativos e outras compras com frete grátis assinando o pacote Amazon Prime por R$ 9,90 mensais. Além do frete gratuito e irrestrito para qualquer lugar do Brasil, é possível assistir filmes e séries no streaming Prime Video, ler livros e revistas no Kindle e ouvir músicas no Amazon Music. Clique aqui para assinar !

*O iG pode ganhar comissão sobre as vendas originadas a partir deste artigo

Fonte: IG Delas
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana