O programa Vigia Mais MT auxiliou no cumprimento de dois mandados de prisão em aberto nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, por meio do uso da tecnologia de leitura automática de placas veiculares integrada aos sistemas de segurança pública.
Nesta sexta-feira (23), em Várzea Grande, um veículo identificado pelas câmeras do sistema trafegava pela região da Ponte Nova, no sentido Várzea Grande - Cuiabá, quando a leitura automática de placas indicou vínculo com mandado de prisão em aberto. A informação foi imediatamente repassada às equipes do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que realizaram a abordagem nas proximidades da rotatória do bairro Cidade Verde e deram cumprimento à ordem judicial.
Em ocorrência anterior, na segunda-feira (20), em Cuiabá, outro veículo foi localizado pelo sistema de videomonitoramento ao passar por um ponto de leitura automática de placas na Ponte Sérgio Motta. A partir da checagem nos bancos de dados da segurança pública, equipes do 1º (BPM) realizaram a abordagem na Avenida Fernando Corrêa, em frente a um estabelecimento comercial, e encaminharam o condutor e o veículo à Delegacia de Polícia.
Os suspeitos foram detidos e conduzidos à Delegacia de Polícia, juntamente com os veículos, onde permaneceram à disposição da Justiça.
As ações demonstram a eficiência do programa Vigia Mais MT, que alia tecnologia e integração entre câmeras de vigilância e sistemas operacionais para ampliar a capacidade de resposta das forças de segurança no cumprimento de mandados judiciais e na localização de foragidos da Justiça.
O Vigia Mais MT
Até o momento, 130 municípios aderiram ao Vigia Mais MT, e 19.900 câmeras foram entregues. Desse total, 15.900 estão em operação no Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), enquanto as demais se encontram em fase de instalação.