conecte-se conosco


Cuiabá

Vidal pede revitalização de creche, implantação de linha de ônibus e saneamento básico em três bairros de Cuiabá

Publicado


Secom Câmara Municipal de Cuiabá

O vereador Sargento Vidal (Pros) apresentou durante a sessão ordinária desta terça-feira (20.04), na Câmara Municipal de Cuiabá, quatro indicações solicitando ao Poder Executivo ações de limpeza e revitalização da área externa de uma creche, além da implantação de linha de ônibus, estradas de acesso, coleta de lixo e saneamento básico em três bairros de Cuiabá.&nbsp

Vidal solicitou ações de limpeza da encosta do córrego na rua 23 e manutenção das bocas de lobo nas ruas J. e E. do bairro Três Barras e Jardim Umuarama.&nbsp

“A reivindicação dos moradores é com a máxima urgência, visto que há muito mato e lixo na região do córrego e acaba servindo de refúgio e esconderijo tanto de bandidos como de animais peçonhentos, gerando insegurança e perigo para à comunidade. A solicitação também é quanto a manutenção das bocas de lobo que estão danificadas e com esgoto escorrendo a céu aberto. Os pedidos são pertinentes, tendo em vista a segurança dos moradores locais e a luta diária contra epidemia de dengue e outras doenças causadas por mosquitos”, diz trecho do documento.&nbsp

No bairro Jardim Mariana, o parlamentar pediu o serviço de limpeza em via pública e córrego, além da revitalização da área externa da creche na rua Colômbia.&nbsp

A indicação é em atendimento ao pedido dos moradores que têm sofrido com a grande quantidade de lixo na via e na creche, além do córrego que existe na avenida que está servindo de desova de animais mortos, lixos e proliferação de ratos, insetos e mosquito da dengue.&nbsp

Já no bairro Jardim Imperatriz, Vidal pede que sejam implantadas linhas de ônibus, estradas de acesso, coleta de lixo e instalação de contêiner para depósitos dos lixos, cata treco, saneamento básico e transporte escolar.&nbsp

Os líderes do bairro buscaram pela ajuda do vereador para solicitar com urgência vários serviços que são de extrema necessidade para os moradores locais, como a linha de ônibus havendo pelo menos dois horários por período, recomenda-se que a linha 301 (estação Ipiranga e Jardim Vitória) passe a trafegar neste bairro pela manhã, tarde e noite a fim de facilitar a chegada dos moradores em suas casas.

Também solicitaram a melhoria das estradas de acesso ao bairro (via Chapada, lateral da Fundação Bradesco e pela principal do Jardim Vitória). Assim como um contêiner de coleta de lixo, considerando que no local em que os moradores depositam seus lixos há necessidade de mais contêineres. Além disso, foi solicitado serviço de cata-treco nas estradas de acesso da comunidade, a população deposita nas imediações coisas que não usam mais e, por isso, a região necessita&nbsp deste serviço para remover os entulhos.

Assim como saneamento básico, pois na comunidade não possui água encanada e rede de esgoto, o básico que um bairro precisa para ter qualidade de vida e desenvolvimento da sociedade como um todo. Lembrando que os serviços de saneamento impactam diretamente na saúde da população.

Por fim, o transporte escolar já que na comunidade há mais de 40 crianças em idade escolar, necessitando de transporte para poderem chegar em suas escolas.

Luana Valentim/Assessoria de Imprensa Vereador Sargento Vidal

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Grupo de 50 a 54 anos com comorbidades começa a ser vacinado a partir desta quarta-feira (12)

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

Pessoas de 50 a 54 anos com comorbidades que já estão cadastradas no site começarão a ser vacinadas a partir desta quarta-feira (12), em Cuiabá. A Secretaria Municipal de Saúde – SMS decidiu antecipar este grupo prioritário devido ao baixo número de cadastramentos do grupo de 55 a 59 anos com comorbidades no sistema.

De acordo com o diretor de TI da SMS, Gilmar Cardoso a quantidade de pessoas de 55 a 59 anos que se cadastraram no site está muito abaixo do esperado e, caso não diminua a faixa etária para comorbidades, muitas vagas para vacinação ficarão ociosas. “Temos cinco pontos de vacinação em Cuiabá, e uma capacidade para vacinar entre 4 e 5 mil pessoas por dia, mas a procura está baixa. Por isso vamos abrir a agenda para acelerarmos a imunização”, disse Cardoso.

Outro motivo desta antecipação é a vacina da Pfizer, que tem características peculiares e precisa ser aplicada de maneira mais célere. “As doses estão guardadas a -20 graus e ela pode ficar até 14 dias nessa temperatura. Após sair deste freezer ela pode ficar guardada entre 2 e 8 graus durante cinco dias. Estamos buscando diariamente apenas as doses para aplicação para cada dia, para evitar desperdício de vacinas. Precisamos usar cada remessa da Pfizer em até 14 dias, por isso foi preciso ampliar o grupo prioritário neste momento”, explicou a coordenadora da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira.

ATENÇÃO: As pessoas que se cadastraram no site e que fazem parte dos grupos contemplados (50 a 59 com comorbidades, gestantes e puérperas a partir de 18 anos, Síndrome de Down a partir de 18 anos e pessoas com deficiências permanentes a partir de 50 anos) devem entrar no site da vacinação no período noturno e consultar o cadastro para verificar se a agenda está disponível. No dia da vacinação a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, juntamente com o laudo impresso OU a declaração de comorbidades assinada e carimbada pelo médico, pois estes documentos serão retidos no registro. Também é necessário levar um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá.

Continue lendo

Cuiabá

Câmara aprova projetos e pareceres na sessão desta 3ª

Publicado


Reprodução

O Plenário da Câmara Municipal de Cuiabá, na Sessão Ordinária desta terça-feira (11.05), trabalhou na deliberação de uma pauta contendo, em princípio, sete proposituras, sendo que ao final dos trabalhos foi apresentada uma matéria para apreciação em Regime de Urgência Especial.

Três pareceres emitidos pela CCJR – Comissão de Constituição, Justiça e Redação – a projetos de Decreto Legislativo, que concedem título de cidadão cuiabano, foram votados em bloco, para acelerar os trabalhos. Por essa medida, foi aprovado parecer a projeto de decreto de autoria dos vereadores Juca do Guaraná (MDB), Demilson Nogueira (Progressistas) e Dr. Luiz Fernando Amorim (Republicanos). Os pareceres receberam 20 votos favoráveis.

Também foi aprovado com 18 votos favoráveis, parecer emitido pela CTUMA – Comissão de Transporte, Urbanismo e Meio Ambiente – a Projeto de Lei de autoria do vereador Pastor Jeferson (PSD) que “dispõe sobre a criação de ônibus especiais exclusivos para mulheres e crianças no município de Cuiabá em horários de pico”.

Na sessão foram aprovados ainda, já em segunda votação, três projetos de lei. De autoria do vereador Dr. Luiz Fernando Amorim, foi aprovado projeto que institui o Dia Municipal de Informação e Conscientização sobre a Endometriose.

Outros dois projetos de lei aprovados são de autoria da vereadora Maysa Leão (Cidadania). Um que institui a Semana Municipal Quebrando o Silêncio, com ações voltadas à Lei Maria da Penha, recebeu 19 votos favoráveis, e outro que institui a Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino, que recebeu 20 votos.&nbsp

Os trabalhos do dia foram encerrados com a votação de um requerimento votado sob Regime de Urgência Especial, apresentado pelo vereador Lilo Pinheiro (PDT), que agraciou o militar Leonardo de Oliveira Fróes, com o título de Cidadão Cuiabano. Para que essa honraria fosse concedida o projeto passou por quatro votações: por primeiro foi votado o requerimento, em seguida a CCJR emitiu parecer oral sobre a legalidade da proposta, depois o Plenário votou o parecer emitido e por fim, foi votada a matéria em si – a concessão da honraria -, que recebeu 22 votos favoráveis.

Secom Câmara

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana