Em busca de uma solução para os constantes alagamentos que afetam os bairros do Grande Cristo Rei, especialmente Construmat, Carrapicho e Alameda, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), participou ontem (28) de uma reunião com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira. As fortes chuvas do último domingo (27) voltaram a gerar desabrigados este pela segunda vez neste ano e preocupa as autoridades municipais.
A prefeita esteve acompanhada do secretário municipal de Viação, Obras e Urbanismo, Celso Luiz Pereira.
Durante a reunião, a prefeita destacou que a drenagem da Avenida da FEB tem como destino final justamente a região afetada, o que compromete ainda mais a estrutura da região. “Temos um problema sério nos bairros Construmat e Alameda de alagamentos por absorção saturada, e esse fato deve se repetir, pois parte da drenagem da Avenida da FEB desemboca na região. Precisamos instalar aduelas de concreto com urgência”, afirmou Flávia.
Ela também mencionou um projeto elaborado pelo Ministério Público que contempla intervenções na Lagoa do Jacaré e se estende até o bairro Carrapicho. “Já solicitamos o orçamento desse projeto completo, porque não podemos permitir que as famílias continuem sofrendo com essa situação. Agradeço ao secretário Marcelo por nos receber e se mostrar disposto a ajudar. Precisamos encontrar uma solução o quanto antes”, completou.
O secretário municipal Celso Luiz Pereira reforçou o pedido de apoio ao governo do Estado para instalação emergencial de aduelas de concreto nos córregos da região. “Solicitamos ajuda para instalar as aduelas de concreto, em caráter emergencial, em toda a bacia do bairro da Manga, que é uma área crítica. A demanda por drenagem ali é urgente”, explicou.
Sensível à gravidade da situação, o secretário estadual Marcelo de Oliveira pediu à equipe técnica da prefeitura a relação de todos os pontos críticos com coordenadas geográficas precisas. “Vamos providenciar a compra das aduelas e doar ao município. A instalação é possível, sim”, afirmou Marcelo, que também questionou se as limpezas preventivas dos córregos estão sendo realizadas regularmente.
A reunião também contou com a participação de equipes técnicas da Prefeitura de Várzea Grande e da Sinfra-MT, que discutiram os aspectos operacionais e a viabilidade dos projetos. Aproveitando o encontro, a prefeita Flávia Moretti ainda tratou de outras pautas importantes, como a recuperação da Avenida Mário Andreazza e melhorias na infraestrutura urbana do Município. “Foi uma reunião produtiva, saímos com encaminhamentos importantes que podem transformar a realidade de centenas de famílias”, avaliou.
A Prefeitura de Várzea Grande agora trabalha na consolidação das informações técnicas para formalizar os pedidos junto ao Estado e avançar com a execução das obras.