conecte-se conosco


Cuiabá

Vereadores apresentaram mais de 600 projetos e 26 mil indicações em 2019

Publicado

A Câmara Municipal de Cuiabá finalizou o relatório referente às atividades parlamentares desenvolvidas no decorrer de 2019. Conforme dados da Secretaria de Apoio Legislativo da Casa de Leis, os vereadores apresentaram durante as 86 sessões ordinárias do ano, um total de 672 projetos de leis.
Também foram realizadas 20 sessões extraordinárias no decorrer do ano passado. Destas, cinco ocorreram no dia 27 de dezembro de 2019, e marcaram o encerramento das atividades parlamentares do ano.
Na oportunidade, foram apreciadas, dentre outras coisas, a peça orçamentária deste ano, a qual foi aprovada por unanimidade com oito emendas modificativas coletivas, além das emendas impositivas apresentadas por cada vereador.
Das reuniões e audiências públicas registradas pelo Apoio Legislativo, os vereadores discutiram temas como Saúde, tarifa de energia, transporte coletivo, rio Cuiabá, Prestação de contas do primeiro e segundo quadrimestre de 2019 de diferentes áreas, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, entre outros assuntos.
Além disso, ainda foram realizadas durante o ano de 2019 um total 47 sessões solenes, sendo a maioria delas em homenagem a diversas entidades do município de Cuiabá, e uma sessão especial para homenagear os 300 anos da Capital, comemorado no mês de abril.
Paralelo a isso, a Mesa Diretora ainda apostou em sessões itinerantes, levando a estrutura do Parlamento Municipal para os bairros e comunidades da Capital. Durante todo o ano de 2019, foram realizadas sete itinerantes.
Destas, destacam-se as que ocorreram na Comunidade Rural 21 de Abril, onde se discutiu os principais desafios enfrentados pelos moradores da região, e ainda a que abordou a retomada das obras do Veículo Leve sobre Trilhos, a qual foi realizada em parceria com a Câmara Municipal de Várzea Grande.
No total, os parlamentares apresentaram 672 projetos de leis, 39 projetos de Resolução, 629 Decretos Legislativos e mais de 26 mil indicações. Além disso, foram encaminhados 630 requerimentos à Prefeitura de Cuiabá solicitando informações de diversas naturezas.
O Executivo Municipal enviou ao Legislativo Cuiabano 113 mensagens, dentre proposituras, vetos e alterações de legislações vigentes.
Dentre os 785 projetos que tramitaram no Parlamento Municipal, 182 foram aprovados em plenário e encaminhadas para a sanção do prefeito, sendo 164 projetos propostos pelos vereadores, e 18 mensagens do Executivo.
As proposituras que não foram apreciadas em 2019 seguem em tramitação na Câmara Municipal, seguindo o rito regimental que prevê a análise das matérias nas Comissões Permanentes.
Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Veja os dados do painel Covid-19 deste domingo (12)

Publicado


.

Neste domingo (12), Cuiabá tem 6231 casos confirmados de Covid-19 de residentes no município e 1458 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Dos confirmados, 1208 já estão recuperados da doença e houve 325 óbitos de residentes e 156 de não residentes.

Na rede hospitalar há 319 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 210 na UTI e 109 em enfermaria. Também estão internados 214 pacientes com suspeita da doença, sendo 94 na UTI e 120 em enfermaria. Do total de pessoas internadas em UTI, 216 são de residentes em Cuiabá e 88 de residentes de outros municípios. Do total de internados em enfermaria/isolamento, 172 pessoas são de Cuiabá e 57 de outros municípios.

Hoje Cuiabá registrou mais 12 óbitos de residentes, chegando a um total de 325 mortes. O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentam profundamente todos estes óbitos.

Segue abaixo a relação dos óbitos:

-Mulher, 61 anos, internada em hospital público. Não tinha comorbidade. Foi a óbito em 10/07.

-Mulher, 77 anos, internada em hospital público. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 10/07.

-Mulher, 76 anos, internada em hospital público. Tinha hipertensão, nefropatia e cardiopatia. Foi a óbito em 11/07.

-Mulher, 81 anos, internada em hospital público. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 11/07.

-Homem, 47 anos, internado em hospital público. Tinha pneumopatia e diabetes. Foi a óbito em 11/07.

-Homem, 72 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão e cardiopatia. Foi a óbito em 11/07.

-Homem, 78 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 11/07.

-Mulher, 68 anos, internada em hospital privado. Tinha cardiopatia. Foi a óbito em 11/07.

-Homem, 49 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 12/07.

-Homem, 79 anos, internado em hospital privado. Não tinha comorbidade. Foi a óbito em 12/07.

-Homem, 91 anos, internado em hospital público. Não tinha comorbidade. Foi a óbito em 12/07.

-Homem, 80 anos, internado em hospital privado. Diabetes e cardiopatia. Foi a óbito em 12/07.

 

 

Continue lendo

Cuiabá

Município inicia construção de via que interliga avenidas República do Líbano e Dr. Hélio Ribeiro

Publicado


.

Em parceria com a iniciativa privada, a Prefeitura de Cuiabá está criando mais um corredor de mobilidade urbana na Capital. Com obra já em andamento, em poucos meses a população cuiabana poderá contar com uma nova via que interliga a Avenida República do Líbano com a Avenida Dr. Hélio Ribeiro, nas proximidades do Parque das Águas. 

A construção da via faz parte de um trabalho coordenado pelas secretarias municipais de Obras Públicas e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável. Conforme o projeto, a avenida tem como ponto de partida a Rua Afeganistão, que inicia na República do Líbano, e segue até próximo a rotatória que dá acesso à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT). 

“Estamos interligando Cuiabá e facilitando o acesso das pessoas para diferentes regiões. Dessa forma, vamos proporcionar um trânsito e mais humanizado e voltado para o futuro. Esse trecho era uma região ainda não descoberta e, com a interligação, vai valorizar a região e modernizar nossa mobilidade urbana”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro. 

A obra foi iniciada a cerca de dois meses e deve ser totalmente concluída até o fim deste ano. No local, onde antes não existia possibilidade de tráfego, já foi feito a limpeza do terreno e abertura da via. Também foi executada a edificação do sistema de drenagem de águas pluviais e muro de gabião. Neste momento, é realizado o trabalho de terraplanagem. 

“A partir deste mesmo ponto, futuramente, vamos prolongar a interligação até a Avenida Historiador Rubens de Mendonça, na lateral da Havan. São obras que vão desafogar duas importantes regiões da Capital, que possuem uma grande movimentação de veículos. Para essa segunda etapa, também já temos o projeto pronto, mas ainda não iniciamos os trabalhos”, conclui Pinheiro. 

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana