conecte-se conosco


Cuiabá

Vereador pede inclusão de representantes religiosos no grupo de vacinação

Publicado


Carol Siqueira/Secom Câmara

Dr. Luiz Fernando defende a vacinação dos líderes religiosos, devido ao constante contato com o público
Segundo o vereador, a indicação trata de uma medida para ajudar no enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do Coronavírus.

O vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) fez uma indicação ao prefeito solicitando a inclusão de representantes religiosos no grupo prioritário de vacinação para receber a vacina contra o coronavírus em Cuiabá.

Conforme o parlamentar, a presente indicação trata-se de medida para ajudar no enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do Coronavírus, incluindo os representantes religiosos da Capital como categoria de risco (grupo prioritário de vacinação) para receber a vacina contra a covid-19.

“Este grupo, diariamente lida de forma direta com muitas pessoas enfermas, uma vez que é procurado por estas para auxílio espiritual. Com isso, são colocados em situação de vulnerabilidade e risco ao contágio de inúmeras doenças, inclusive a atual covid-19, doença esta que infelizmente ceifou a vida de muitos cidadãos, inclusive de líderes religiosos”, disse.

Por isso, segundo o documento, com vistas a ampliar a lista de grupos prioritários na vacinação contra doenças em Cuiabá, esta indicação se faz necessária para incorporar os representantes religiosos a esses grupos, ou seja, a ideia é não só preservar a vida dos líderes religiosos, mas evitar que se tornem um vetor de transmissão dessas doenças. “A nossa busca é trazer cuidado a uma população gigante que busca amparo ou auxílio com o líder religioso”

“Os líderes religiosos estão em constante contato com o público, atendimentos em locais fechados, fazem visitas em domicílios de pessoas assistidas e desenvolvem projetos relacionados ao cidadão em situação de rua ou vulnerabilidade social, entre outras. Os líderes religiosos possuem um papel muito importante, pois como sabemos, a fé exerce papel fundamental como fator de equilíbrio psicoemocional à população.&nbsp É importante só pensar que os líderes religiosos tenham que comprovar vínculo com uma instituição do setor para receber as doses dos imunizantes”, finaliza trecho do documento.&nbsp

Rayane Alves/Gabinete Vereador Dr. Luiz Fernando

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Pinheiro reforça melhoria ao sistema de transporte com mais 144 novos coletivos sem reajuste na tarifa

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, reafirmou para o mês de agosto, a entrega de 144 ônibus novos para atuação na capital e asseverou que em 2021 não haverá reajuste tarifário por causa da renovação. “O preço da passagem não vai subir. O empresário não pode aumentar o valor sem  a autorização da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) e eu entendo que para continuar a oferecer  a inclusão e a justiça social não teremos majoração. Talvez eu seja o único prefeito da história que concedeu apenas dois reajustes tarifários em cinco anos de mandato. E  esse ano não teremos aumento. Por agora,  quero respeito ao usuário, humanização e dignidade. Então, depois, dentro do equilíbrio econômico financeiro, pode-se falar em reajuste. Mas, por enquanto, vamos falar sobre melhorias na frota”, destacou Emanuel Pinheiro.  

Pinheiro relembrou que os novos coletivos  estão passando por adaptações operacionais que incluem instalações de câmeras (4 em cada coletivo), sistema de bilhetagem. Eles adaptados com elevadores  para Pessoas com Deficiência – PCDs,  Wi-fi e aparelhos de ar-condicionado. Os novos carros serão incorporados à atual frota. Hoje, circulam pela capital 382 coletivos que atendem a um total de 260 mil usuários/dia. 

“Cuiabá será uma das poucas capitais do país com 60% da frota com ar-condicionado e ônibus mais novos. Vamos distribuir esses ônibus nas linhas em que o fluxo de pessoas é maior. Cuiabá terá a melhor frota de ônibus do país”, garantiu. 

Cuiabá irá receber coletivos projetados para que a operação seja possível nas vias ou corredores exclusivos, contando com quatro portas, sendo duas no nível da rua ou avenida e duas no nível do corredor, além de elevador e rampa de acesso, tornando os veículos 100% acessíveis.

As 140 novas unidades foram produzidas nas fábricas da Caio e da Marcopolo, instaladas nas cidades de Botucatu (SP) e de Caxias do Sul (RS). Até o fim do mês de julho, toda a nova frota de ônibus já terá sido entregue para capital. 

As linhas de ônibus foram divididas em quatro lotes, arrematados por quatro empresas distintas. São elas: Integração Transporte LTDA; Caribus Transportes e Serviços LTDA; Rápido Cuiabá Transporte Urbano LTDA e Viação Paraense LTDA.

Continue lendo

Cuiabá

Secretário de Saúde visita Central de Regulação e reforça atendimento humanizado e de maneira célere

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

O secretário municipal de Saúde, Célio Rodrigues da Silva, visitou na sexta-feira (23), a sede da Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) de Cuiabá. Durante a atividade, o gestor enfatizou a importância do atendimento humanizado, premissa de trabalho da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. A Central de Regulação é a unidade que recebe os pedidos de cirurgias eletivas, urgência e exames. As solicitações recebidas abrangem Cuiabá e demais municípios do Estado.

“A nossa preocupação é fazer com que todo o processo seja efetuado o mais rápido possível. A gente sabe que no SUS mantém ritos que devem ser obedecidos, mas o meu pedido aqui é para a equipe trabalhe com a maior agilidade possível para atender a população”, enfatizou.

Como medida para a otimização dos serviços prestados na Central de Regulação, a secretária adjunta de planejamento e operações, Suelen Danielen Alliend, disse que a unidade está em fase de reestruturação. “Estamos desenvolvendo várias ações para que melhoremos o acesso aos serviços de saúde no município de Cuiabá. Apresentamos hoje aqui o trabalho que vamos implementar para garantir melhor assistência aos usuários com o objetivo de promover agilidade nas solicitações e atendimentos aos pacientes”, pontuou.

Ações

Nos primeiros cinco meses deste ano, 2.752 cirurgias eletivas, de diversas patologias, foram realizadas pelas unidades públicas de saúde de Cuiabá. Outros 703 procedimentos cirúrgicos foram autorizados em junho para serem realizados.

São considerados procedimentos eletivos aquelas patologias que não são de urgência e emergência, dentre elas, colecistectomia (retirada da vesícula),hernioplastia inguinal e umbilical, reparo de rotura (ortopedia), dentre outros.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana