conecte-se conosco


Cuiabá

Vereador exige atendimento diferenciado para idosos com suspeita de coronavírus em Cuiabá

Publicado

Câmara Municipal de Cuiabá

Luís Claudio solicitou dos órgãos de saúde pública equipes de Atendimento Domiciliar (AD) para prevenir e evitar a morte de idosos pelo coronavírus na capital
O vereador Luís Claudio (PP) protocolou, nesta quarta-feira (18), ofícios junto à Secretaria Municipal de Saúde e à Secretaria Estadual de Saúde solicitando atendimento diferenciado e domiciliar para idosos com suspeita de infecção do coronavírus covid-19. Especialmente para aqueles que possuem agravos de saúde ou dificuldades de locomoção.
O pedido tem como base a constatação do alto índice de casos de morte registrados entre a população de idosos afetados pela doença, uma taxa de letalidade que chega a 15% nos pacientes acima de 80 anos.O vereador solicitou que os órgãos de saúde pública aumentem a disponibilidade das equipes de Atendimento Domiciliar (AD) em todas as modalidades.
A medida proposta visa garantir o isolamento social necessário destes pacientes de ambientes de aglomeração e contágio, garantir a coleta ágil de material para exame e diagnóstico, o acesso a equipamentos e produtos de prevenção (como máscaras e álcool gel), acesso a medidas de educação preventiva e um atendimento hospitalar prioritário para faixa etária da terceira idade, reconhecida como mais vulnerável às complicações provocados pelo coronavírus.
O documento também pede apoio, acompanhamento e uma maior fiscalização sanitária visando adequar as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), os chamadas asilos, às exigências e cuidados especiais para evitar o contágio em massa dos beneficiários destas instituições.
“É preciso, neste momento que antecede o aumento dos casos de infecção da pandemia do coronavírus em nossa cidade, que sejam tomadas medidas preventivas especiais para proteger nossos idosos. Sabemos que a Prefeitura tem se mobilizado e se preparado para atender o possível aumento dos casos da doença na capital, mas uma atenção diferenciada com a mobilização de equipes da chamada modalidade de Atendimento Domiciliar (AD), prevista pelo SUS, é fundamental para evitarmos em nossa região a tragédia vivida pelos idosos em outras cidades do mundo”, destacou o vereador Luís Claudio.

Paulo Wagner | Assessoria Vereador Luis Cláudio

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Unidades básicas de saúde dos bairros Novo Colorado, Novo Terceiro e Santa Isabel realizam apenas testagem da covid e vacinação

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa:

– Nesta quarta-feira (19), as Unidade Básica de Saúde dos bairros Novo Terceiro e Santa Isabel, além do Novo Colorado, estão sem médico para realizar consultas, uma vez que os profissionais estão de férias ou afastados por terem contraído covid-19;

– Os atendimentos estão sendo realizados pelas equipes de enfermagem apenas para testagem de covid-19 e vacinação; 

– A SMS conta com a compreensão dos usuários para, juntos, superarmos este momento, que requer a união de todos, principalmente por meio da prevenção contra a Covid-19 e a Influenza, cujos cuidados são os mesmos: evitar aglomerações, manter a higiene pessoal com lavagem constante das mãos ou uso de álcool 70, uso de máscara e atualização da caderneta de vacinação.

– A SMS informa está judicialmente proibida de fazer contratações temporárias, mas que já buscou sensibilizar o Ministério Público e o Judiciário no sentido de reverter essa imposição.

– Além disso, está realizando o processo seletivo para contratações em diversas áreas.

Continue lendo

Cuiabá

Prefeito anuncia para quinta-feira (20) início da vacinação para crianças de 5 a 11 anos de idade

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou, por meio de live nesta terça-feira (18), que crianças com idade entre 5 a 11 anos serão imunizadas a partir do dia 20 de janeiro (quinta-feira), no aniversário de um ano da aplicação da primeira dose de vacina contra o coronavírus em Cuiabá. Pais ou responsáveis deverão entrar no site www.vacina.cuiaba.mt.gov.br , escolher o grupo no qual a criança se encaixa e preencher os dados com atenção.

Do dia 20 ao dia 22, apenas o polo da Unic Beira Rio realizará a vacinação deste público, devido ao baixo quantitativo de doses recebidas. Foram 3.580 doses exclusivas para crianças e, conforme dados do Ministério da Saúde, a estimativa é de 60.659 crianças de 5 a 11 anos que residem na Capital.

“Trago aqui uma boa notícia ao nosso povo cuiabano. A partir de quinta-feira, 20, começamos a imunizar os nossos cuiabaninhos e cuiabaninhas. Para acabarmos com esse vírus e esse momento terrível em que o mundo vive, só vacinando para conseguirmos sair dessa e voltarmos à nossa rotina. Peço aos pais ou responsáveis por essas crianças que cadastrem-as para que elas sejam imunizadas. Pelos amor de Deus, pai, mãe, avó ou tia que cuidam das nossas crianças, eu faço um apelo, vacinem as nossas crianças”, pediu o gestor.

Conforme o cronograma do Ministério da Saúde, crianças com morbidades ou com deficiência permanente devem ser os primeiros imunizados, seguidos pelas crianças quilombolas. Posteriormente, aquelas crianças que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19  (por exemplo: lares com pessoas com HIV positivo, pacientes oncológicos, pacientes que realizam hemodiálise rotineiramente e pessoas imunossuprimidas).

Só poderão vacinar crianças que tenham até 11 anos completos (nascidas entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2011).

Conforme o prefeito, a partir da próxima semana, mediante a chegada de maior quantitativo de doses, os polos de vacinação Unic Beira Rio (Região Leste), USF Paiaguás (Região Norte),  USF Quilombo (Região Oeste), USF do Pedra 90 Ie II  e ainda USF Parque Cuiabá (Região Sul) aplicarão a vacina nas crianças.  Já nas zonas rurais, a USF Guia, o Programa Amor I  e Amor II atenderão essas demandas.

Já as crianças acamadas serão atendidas por uma equipe do Consultório na Rua.  

A Prefeitura de Cuiabá divulgará o começo de cada faixa etária nos seus canais de comunicação – (site e redes sociais).

Até a última segunda-feira (17), a Prefeitura de Cuiabá aplicou mais de 400 mil primeiras doses para a população acima de 18 anos, o que corresponde a cerca de 90% da cobertura vacinal. Já com a segunda dose ou dose única foram aplicadas mais de 374 mil vacinas, que correspondem a 81,5% da população acima de 18 anos totalmente imunizada. Em relação às doses de reforço e doses adicionais (para imunossuprimidos), foram cerca de 100 mil aplicações, o que corresponde a 14,4% da população adulta.

Mais de 42 mil adolescentes de 12 a 17 anos tomaram a primeira dose, o que corresponde a 70% desse público imunizado. Com a segunda dose foram vacinadas cerca de 4100 adolescentes, ou 31% deste grupo com o esquema vacinal completo.

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana