conecte-se conosco


Cuiabá

Vereador apresenta diversas indicações em prol do Parque Atalaia

Publicado


Da assessoria

O vereador Paulo Henrique (PV) apresentou durante a sessão plenária desta quinta-feira (15.04) uma série de indicações em prol do bairro Parque Atalaia. A intenção do parlamentar é levar uma melhor qualidade de vida aos moradores da região, atendendo à reivindicação da própria comunidade.

Para tanto, solicita que o Executivo Municipal realize diversos serviços no bairro. Entre eles, a revitalização do Centro Comunitário, da Creche Aecim Tocantins, e ainda da principal praça da região.

De acordo com o parlamentar, o Centro Comunitário e a praça estão tomados por mato e lixo, dificultando a sua utilização por parte da população. Já a Creche precisa passar por uma reforma completa para voltar a atender à comunidade de forma digna.

Além disso, Paulo Henrique ainda solicitou a reforma completa do miniestádio do bairro. “Esse serviço é extremamente necessário, pois devolverá o lazer aos moradores e ainda incentiva a prática de atividade física, promovendo o bem-estar da população. Além de trazer mais segurança, permitindo que todos usufruam do espaço público”, colocou.

Por meio de indicações, o vereador ainda pediu que fosse realizado serviço de tapa buraco em todas as ruas do bairro, e também que fosse disponibilizado o cata-treco para recolher lixos e entulhos.

Kamila Arruda/Assessoria de Imprensa Vereador Paulo Henrique

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Prefeito e primeira-dama determinam força-tarefa para auxílio de população em vulnerabilidade social durante nova frente fria

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro determinou a realização de uma força-tarefa emergencial envolvendo todas as secretarias da Prefeitura de Cuiabá, visando o desenvolvimento de ações focadas no auxílio da população em situação de vulnerabilidade social diante da nova frente fria prevista para esta semana. Segundo os institutos de meteorologia, a estimativa é de que ocorra uma brusca queda na temperatura, podendo chegar a mínima de 10ºC.

A atuação foi definida nesta segunda-feira (26), em reunião solicitada pela primeira-dama Márcia Pinheiro com todos os secretários. Com participação ativa nas ações sociais, Márcia é conhecedora das dificuldades enfrentadas pela população em situação de vulnerabilidade, especialmente no período do inverno. Ela é a idealizadora, por exemplo, da campanha Aquece Cuiabá, que entrega cobertores durante as frentes frias que atingem Cuiabá.

“Temos a nossa campanha, que é extremamente importante. Mas, nessa ação emergencial precisamos de um esforço a mais de todos. Precisamos nos unir para possibilitar que essa população passe por esse período com o menor sofrimento possível. Cuiabá é uma cidade em que as pessoas estão acostumadas com o calor de mais de 37ºC e de repente cair para 10ºC ou 8°C causa um impacto muito grande”, comentou Márcia Pinheiro.

O apontamento feito pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) demonstra números bem diferentes dos que os cuiabanos estão acostumados a enfrentar. Na quarta-feira (28) os termômetros devem marcar mínima de 17ºC e a máxima de 28ºC. Na quinta-feira (29), a mínima prevista é de 12ºC e máxima de 25ºC. Na sexta-feira (30), a temperatura deve ficar entre 10ºC e 28ºC, e no sábado (31) entre 13ºC e 33ºC.

Diante da situação, o prefeito Emanuel Pinheiro mais uma vez reafirmou a todos os secretários presentes na reunião o compromisso de sua gestão de trabalhar de forma prioritária para atendimento das demandas da população mais carente. Nesse sentido, estabeleceu o envolvimento de todas as secretarias municipais na ação emergencial, que já nesta terça-feira deve definir a estratégia de atuação nesses próximos dias.

“Estamos prestes a ser atingidos por uma das maiores frentes dos últimos anos e isso merece nossa atenção, principalmente por conta da população em situação de ruas e daqueles moradores dos bairros mais carentes. Sabemos que é um período extremamente complicado para essas pessoas e não podemos ficar alheios, apenas esperando a friagem passar. A nossa gestão não é indiferente. Ao contrário disso, ela é sensível e humanizada”, disse Emanuel.

Seguindo mapeamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, a estimativa é de que os cobertores, agasalhos e alimentos arrecadados atendam pelo menos 4,5 mil pessoas, somando a população em situação de rua e habitantes de 56 comunidades carentes. A ideia é que, além dos materiais, as demais secretarias contribuam ainda com disponibilização de equipes e veículos para distribuição.

Além do prefeito Emanuel Pinheiro, da primeira-dama Márcia Pinheiro, do vice-prefeito José Roberto Stopa, e todos os secretários municipais, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho) também participou deste primeiro encontro.

 

Continue lendo

Cuiabá

Campanha de Inverno coordenada pela primeira-dama arrecadou 70 mil cobertores em quatro anos

Publicado


Vicente Aquino

Clique para ampliar

A campanha Aquece Cuiabá arrecada todos os anos cobertores que são destinados pela Prefeitura de Cuiabá às pessoas em vulnerabilidade social apontadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. Foram em torno de 70 mil cobertores em quatro anos de doações feitas pela sociedade, grupos organizados e filantropia.

De acordo com a primeira-dama, Márcia Pinheiro, idealizadora do projeto, é preciso valorizar o número geral de arrecadação quando a ação se trata de doação espontânea e não de aquisição em compra direta que denota o atendimento sócio assistencial dissonante da ideia pregada pela gestão, que é a efetivação do direito social e a condição necessária para construção da cidadania plena.

“Nós precisamos olhar sob o ponto de vista do envolvimento popular, das pessoas indo doar, oferecendo ajuda e se conscientizando sobre a sua parcela da responsabilidade social. A prefeitura é apenas um suporte [distribuir] porque a prioridade dela é construir condições para que essas pessoas simples possam adquirir o seu cobertor e agasalho”, explicou.

A primeira-dama lembrou da inspiração para a criação da campanha, que veio das tradicionais ações de inverno realizadas pelas ruas de São Paulo aos moradores em situação de rua.

“Nós trouxemos essa inspiração e alinhamos com a nossa realidade. São muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social que não possuem cobertores, agasalhos porque a característica do clima aqui é muito quente. Mas, quando o frio chega eles precisam se proteger e eles já contam com essa doação que está consolidada no calendário cuiabano”, disse.

O atendimento anual é em torno de 15 a 20 mil famílias, que varia de acordo com o Cadastro Único da prefeitura e as apontadas pelos conselhos municipais, além das instituições organizadas e associações de bairros que procuram o Núcleo de Apoio à Primeira-dama com pedidos de doação. 

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana