PORTO DOS GAÚCHOS

Vendaval com rajadas de 80 km/h causa destruição em cidade de MT; veja vídeos

· 1 minuto de leitura
Vendaval com rajadas de 80 km/h causa destruição em cidade de MT; veja vídeos

Conteúdo/ODOC - Um vendaval de grandes proporções atingiu o município de Porto dos Gaúchos (a 611 km de Cuiabá) na noite de terça-feira (8), deixando um cenário de destruição.

De acordo com as informações o temporal começou por volta das 20h30, acompanhado por ventos fortíssimos de até 80 km/h, chuva intensa e queda de energia em várias regiões do município.

Árvores antigas da Praça Leopoldina Wilke foram arrancadas com raiz, e a cobertura do hospital municipal, de escolas, de um posto de combustível e de dois barracões de oficinas foi completamente destruída.

O ponto turístico mais conhecido, a lanchonete flutuante, também foi arrasado.

Além dos danos em prédios públicos, diversas residências tiveram telhados arrancados, placas solares danificadas e muros derrubados.

O prefeito Vanderlei de Abreu, que estava em Cuiabá, afirmou em áudio à Rádio Tucunaré que a situação é crítica e que o município vai decretar estado de emergência. “O estrago foi grande, acabou com a cidade — tanto o patrimônio público quanto o privado. Estamos em contato com a Defesa Civil para reconhecer o decreto e buscar ajuda para reparar os danos”, declarou o gestor.

Apesar da intensidade do vendaval, a prefeitura informou que nenhuma família ficou desabrigada.

A Defesa Civil de Mato Grosso enviou duas equipes ao município para auxiliar no levantamento dos prejuízos e orientar a prefeitura sobre os procedimentos de emergência.

Um caminhão com telhas, colchões, caixas d’água e kits dormitório também foi enviado para atender as famílias atingidas.

O governador Mauro Mendes (União) determinou o envio imediato de ajuda e garantiu apoio total ao município. “A Defesa Civil já está no local dando suporte. Conversei com o prefeito Vanderlei e o Governo do Estado vai ajudar as pessoas e os órgãos públicos afetados por esse evento extremo do nosso clima”, afirmou o governador.

0:00
/0:22
0:00
/0:44