Carros e Motos
Vendas de veículos recuam 21,4% no primeiro quadrimestre

Conforme a apresentação em uma coletiva de imprensa da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores -, abril, apesar de contar com dois feriados e menos dias úteis, foi considerado o melhor mês do ano em todos os indicadores da indústria automobilística.
Apesar dos feriados de Páscoa e Tiradentes, que fizeram abril ter dois dias úteis a menos que março, foram vendidas a média diária de 7.750 unidades (a melhor desde dezembro), contra as 6.991 unidades/dia de março. No total, 147,2 mil unidades foram licenciadas, leve alta de 0,3% sobre março e baixa de 15,9% sobre o mesmo mês de 2021.
Na comparação de quadrimestres, a queda deste ano está em 21,4% , sempre lembrando que no início do ano passado quase não havia restrição de oferta por conta de semicondutores .
“Poderíamos ter resultados de vendas ainda melhores se não fosse a persistente limitação de oferta provocada pela crise dos semicondutores”, explicou Márcio de Lima Leite, Presidente da Anfavea.
Quanto à produção de veículos, abril contabilizou 185,4 mil unidades, 0,4% a mais que no mês anterior, apesar da falta de semicondutores. Na comparação com abril de 2021, quando a crise global de componentes eletrônicos ainda não era tão alarmante, houve queda de 2,9%. No acumulado do ano, o recuo é de 13,6% frente ao primeiro quadrimestre do ano passado.
Na exportação, os números foram mais expressivos, acumulando uma alta de 17,9% sobre o primeiro terço de 2021, com um total de 153 mil unidades embarcadas ao exterior.
Foram 44,8 mil em abril, crescimento de 15,2% s obre março e de 32,3% s obre abril do ano anterior. Trata-se do melhor resultado para o quadrimestre desde 2018.
Durante a coletiva, o Leite confirmou que a crise dos semicondutores deve ser reduzida a partir de julho dese ano com a inaguração de duas novas fábricas, sendo uma na Alemanha e outra na Ásia e, além disso, até o executivo anunciou que até o final de 2023 serão abetras mais 29 novas fábricas de semicondutores no mundo.
Questionado sobre uma projeção de crescimento como um todo no setor, após a conclusão das fábricas até o término do ano que vem, Márcio comentou que o maior desafio, antes de tudo, é entender a demanda efetiva do mercad o com essa situação da crise dos semicondutores regularizada.
“O nosso desafio é entender a demanda efetiva do mercado com essa situação regularizada. Estamos diante de um novo cenário com uma demanda reprimida e de uma capacidade de alavancar esse mercado que esbarra em alguns limites que não acontecia no ano passado”, explica.
O presidente da Anfavea complementa ainda que continua tendo reuniões frequentes, inclusive com o governo, e que está trabalhando com uma lógica de construir alternativas para o crescimento.


Carros e Motos
Toyota reduz preços tanto do Corolla Cross quanto do sedã

A Toyota promove pela segunda semana consecutiva o corte no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) nas variantes sedã e SUV do Corolla. No caso de carros 0 km, o abatimento alcançou 24,75%, contra os 18,5% anteriores.
Apesar do novo desconto, os valores praticados não terão uma grande redução. O preço dos modelos varia entre R$ 200 e R$ 1.200, apenas nas versões a combustão. Os interessados nos modelos híbridos, pagarão mais caro.
Quem apresentou o maior desconto foi a versão esportivada do Corolla sedã , a GR-S, que ficou R$ 1.200 mais em conta, e agora parte de R$ 175.390. Nas outras versões com motor 2.0 do sedã, a redução foi de R$ 300.
Todas as versões do Corolla sedã equipadas a combustão são equipadas com um propulsor 2.0 flex de 177 cv e 21,4 kgfm de torque, quando abastecido com etanol, e sempre aliado a um câmbio automático do tipo CVT.
Os híbridos ficaram mais caros, o Altis Hybrid agora parte de R$ 180.790, R$ 1.400 a mais que o valor praticado no último mês. Veja abaixo as versões e as suas respectivas reduções.
- GLi 2.0 Flex 2023: de R$ 147.090 para R$ 146.790 (- R$ 300)
- XEi 2.0 Flex 2023: de R$ 153.490 para R$ 153.190 (- R$ 300)
- Altis Premium 2.0 Flex 2023: de R$ 176.290 para R$ 175.990 (- R$ 300)
- GR-S 2.0 Flex 2023: de R$ 176.590 para R$ 175.390 (- R$ 1.200)
- Altis Hybrid 2023: de R$ 179.390 para R$ 180.790 (+ R$ 1.400)
- Altis Hybrid Premium 2023: de R$ 188.990 para R$ 190.490 (+ R$ 1.500)
Corolla Cross

No Corolla Cross , as reduções foram menores. A versão de entrada XR, teve uma redução de R$ 1.090, e parte de R$ 157.690. Nas versões XRE e GR-Sport, o desconto fica na casa dos R$ 200 por versão.
Assim como no sedã, o Corolla Cross também ficou mais caro nas versões híbridas. A primeira com motorização eletrificada, agora parte de R$ 198.89, R$ 600 mais caro que anteriormente. Veja os preços das versões.
- XR 2.0 Flex 2023: de R$ 158.780 para R$ 157.690 (- R$ 1.090)
- XRE 2.0 Flex 2023: de R$ 172.190 para R$ 171.990 (- R$ 200)
- GR-S 2.0 Flex 2023: de R$ 190.590 para R$ 190.390 (- R$ 200)
- XRV Hybrid Flex 2023: de R$ 198.290 para R$ 198.890 (+ R$ 600)
- XRX Hybrid Flex 2023: de R$ 206.190 para R$ 206.890 (+ R$ 700)
As versões híbridas são equipadas com motor a combustão de 1,8 litro flex, que gera 101 cv. Ele conta com o auxílio de um motor elétrico para proporcionar maior economia de combustível.
O Toyota Yaris também apresenta novos valores, porém, os descontos são bem mais modestos, e chegam a R$ 800.
Fonte: IG CARROS
Carros e Motos
Toyota reduz preços de Corolla Cross e sedã

A Toyota promove pela segunda semana consecutiva o corte no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) nas variantes sedã e SUV do Corolla. No caso de carros 0 km, o abatimento alcançou 24,75%, contra os 18,5% anteriores.
Apesar do novo desconto, os valores praticados não terão uma grande redução. O preço dos modelos varia entre R$ 200 e R$ 1.200, apenas nas versões a combustão. Os interessados nos modelos híbridos, pagarão mais caro.
Quem apresentou o maior desconto foi a versão esportivada do Corolla sedã, a GR-S, que ficou R$ 1.200 mais em conta, e agora parte de R$ 175.390. Nas outras versões com motor 2.0 do sedã, a redução foi de R$ 300.
Todas as versões do Corolla sedã equipadas a combustão são equipadas com um propulsor 2.0 flex de 177 cv e 21,4 kgfm de torque, quando abastecido com etanol, e sempre aliado a um câmbio automático do tipo CVT.
Os híbridos ficaram mais caros, o Altis Hybrid agora parte de R$ 180.790, R$ 1.400 a mais que o valor praticado no último mês. Veja abaixo as versões e as suas respectivas reduções.
- GLi 2.0 Flex 2023: de R$ 147.090 para R$ 146.790 (- R$ 300)
- XEi 2.0 Flex 2023: de R$ 153.490 para R$ 153.190 (- R$ 300)
- Altis Premium 2.0 Flex 2023: de R$ 176.290 para R$ 175.990 (- R$ 300)
- GR-S 2.0 Flex 2023: de R$ 176.590 para R$ 175.390 (- R$ 1.200)
- Altis Hybrid 2023: de R$ 179.390 para R$ 180.790 (+ R$ 1.400)
- Altis Hybrid Premium 2023: de R$ 188.990 para R$ 190.490 (+ R$ 1.500)
Corolla Cross

No Corolla Cross , as reduções foram menores. A versão de entrada XR, teve uma redução de R$ 1.090, e parte de R$ 157.690. Nas versões XRE e GR-Sport, o desconto fica na casa dos R$ 200 por versão.
Assim como no sedã, o Corolla Cross também ficou mais caro nas versões híbridas. A primeira com motorização eletrificada, agora parte de R$ 198.89, R$ 600 mais caro que anteriormente. Veja os preços das versões.
- XR 2.0 Flex 2023: de R$ 158.780 para R$ 157.690 (- R$ 1.090)
- XRE 2.0 Flex 2023: de R$ 172.190 para R$ 171.990 (- R$ 200)
- GR-S 2.0 Flex 2023: de R$ 190.590 para R$ 190.390 (- R$ 200)
- XRV Hybrid Flex 2023: de R$ 198.290 para R$ 198.890 (+ R$ 600)
- XRX Hybrid Flex 2023: de R$ 206.190 para R$ 206.890 (+ R$ 700)
As variantes com o motor híbrido são equipadas com um combustão de 1,8 litro flex, que gera 101 cv. Ele conta com o auxílio de um motor elétrico para proporcionar maior economia de combustível.
O Toyota Yaris também apresenta novos valores, porém, os descontos são bem mais modestos, e chegam a no máximo R$ 800.
Fonte: IG CARROS
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