conecte-se conosco


Carros e Motos

Veja vídeo do raro e famoso VW Fusca “pé de boi” de meados dos anos 60

Publicado

VW Fusca: versão
Renato Bellote

VW Fusca: versão “pé de boi” não tinha cromados, nem retrovisor ou ainda marcador de combustível

Começo o texto dessa semana com uma pergunta: o que é ser simples para você? Essa questão pode ter várias respostas diferentes. Porém, a indústria automobilística brasileira já chegou ao limite dessa palavra durante a década de 60 e o lançamento de alguns carros extremamente espartanos.

A ideia naquela época era criar algo que fosse acessível ao maior número de consumidores. Para isso a Caixa Econômica Federal abriu um financiamento especial em 48 vezes juntamente com algumas das fabricantes para proporcionar uma opção de pagamento facilitado a esses clientes de baixa renda.

Algumas opções logo surgiram no mercado. A Willys lançou o Gordini “Teimoso”. A DKW lançou o “Pracinha”. A Ford , por sua vez, lançou o Galaxie apelidado de “Pé de Camelo”, mas que certamente não combinava com a ideia e muito menos com a proposta luxuosa original do modelo.

A Volkswagen , por fim, lançou uma opção que se tornaria a referência máxima em qualquer coisa com acabamento simples; o Fusca “pé de boi”. Esse apelido dado pela criatividade do povo brasileiro logo se tornou sinônimo de qualquer coisa que fosse feita a toque de caixa.

Esta versão não trazia conjunto de setas, apenas uma saída de escape e se caracterizava também pelos para-choques pintados de branco e não cromados. Externamente ainda vale salientar as rodas de aço com calotas também na cor branca e os vidros que eram mais finos do que o modelo 1.200 convencional.

Na parte interna a ideia de simplicidade chegava a ser ofensiva. O forro cobria apenas uma parte do teto e toda a parte traseira do chiqueirinho ficava com a carroceria exposta.

Além disso no painel apenas um volante simples , sem o símbolo da Volkswagen, e o velocímetro. Não havia tampa no porta-luvas e tampouco marcador de combustível. A verificação feita através de uma vareta inserida no tanque.

Na parte mecânica o conhecido motor com 1200 cm³ de cilindrada e 36 cv, que possibilitava um desempenho melhor do que a versão convencional por conta do menor peso dessa versão.

Afinal, alguma coisa interessante ele tinha que apresentar. Encontrar um exemplar do VW Fusca “pé de boi” como esse é bem difícil hoje em dia. Na matéria em vídeo contamos todos os detalhes.

Fonte: IG CARROS

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carros e Motos

Kawasaki Ninja ZX-10R recebe novos gráficos para linha 2023

Publicado

Kawasaki Ninja ZX-10R
Divulgação

Kawasaki Ninja ZX-10R

Com grande sucesso no cenário global de corridas, a Kawasaki ZX-10R é uma das motos de maior sucesso no WSBK – considerado o principal campeonato ao nível mundial de corrida de superbike – tendo vencido o campeonato por seis anos consecutivos.

Com tantas qualidades em seu currículo, a ZX-10 R 2023, a Kawasaki atualizou a Ninja ZX-10R no mercado indonésio, com lançamento no mercado global praticamente certo. Quanto às mudanças, elas foram concentradas na parte visual, principalmente nos gráficos.

A moto continua continua com a pintura da Kawasaki Racing Team (KRT) , embora ligeiramente ajustada para corresponder mais às motos de corrida do WSBK com mais elementos verde-limão e menos seções brancas, e detalhes  vermelho no painel e na carenagem inferior.

Fora os gráficos, a Ninja ZX-10R permanece a mesma, lembrando que a moto passou em 2021 por uma atualização na parte estética e motorização atendendo às exigências do Euro 5, além de novo radiador de óleo, e relação secundária ligeiramente mais curta, para retomada de velocidade mais rápida em saída de curvas.

A versão de produção da Kawasaki Ninja ZX-10R é uma das superesportivas mais potentes atualmente disponíveis. Ele possui um motor de quatro cilindros em linha de 998 cc, refrigerado a líquido, com injeção de combustível e que produz 203 cv de potência e 11,40 kgfm de torque.

No mercado indonésio, o modelo está previsto para ser lançado em março de 2023. 

Fonte: IG CARROS

Continue lendo

Carros e Motos

Jaguar Land Rover e Vibra fecham parceria em eletrificação

Publicado

Eletroposto Vibra com modelo Jaguar iPace já sinaliza o início da parceria entre as duas empresas no Brasil
Divulgação

Eletroposto Vibra com modelo Jaguar iPace já sinaliza o início da parceria entre as duas empresas no Brasil

A Vibra, responsável pelos postos Petrobras no Brasil, assinou um Memorando de Entendimento com a Jaguar Land Rover para compartilhamento de conhecimento e integração de negócio, visando proporcionar uma melhor experiência dos usuários.

O acordo foi assinado na fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ) e irá permitir que as empresas avaliem as necessidades de implantação de carregadores elétricos nos postos Petrobras e combinem esforços para ampliar a rede de carregamento disponível.

Segundo o Diretor de Gás, Energia e Novos Negócios B2B da Vibra, Alexandre Tavares, “nosso processo de consolidação da rede de Recarga Vibra, como a principal e mais robusta rede conectada do país, com soluções abrangentes e ênfase nos nossos postos rodoviários e urbanos que somam número superior a 8.000 unidades em todo país.”

A Jaguar Land Rover vem se comprometendo com ações para redução da emissão de gases poluentes em suas operações até 2030, e recentemente anunciou que a concessionária Land Rio foi reformada visando se tornar mais ecológica, através do conceito “Reimagine”.

A parceria com a Vibra irá reduzir emissões de gases poluentes indiretos, e faz parte das metas do Escopo 3, que se refere a poluentes que a empresa emite fora de sua área de atuação.

“Acreditamos que o caminho para a eletrificação e construção de um futuro mais sustentável é coletivo. Jaguar Land Rover e Vibra têm discutido a importância de unir forças para oferecer iniciativas que ajudem nossas empresas a alcançar seus compromissos estratégicos e de sustentabilidade”, declarou Gabriel Patini, diretor de Desenvolvimento de Negócios & Inovação Latam da Jaguar Land Rover

Carregadores elétricos da Vibra estarão em Postos Petrobras. O primeiro já está disponível na Via Dutra
Divulgação

Carregadores elétricos da Vibra estarão em Postos Petrobras. O primeiro já está disponível na Via Dutra

A Vibra anunciou um projeto de se tornar a principal fornecedora de recargas elétricas do Brasil. O plano de negócio prevê a instalação de 70 estações ultrarrápidas , em sete estados brasileiros, e segundo a empresa, será o maior corredor elétrico do país.

A Vibra ainda planeja que 25% da rede de postos Petrobras tenha carregadores elétricos até 2030, e, por meio de parceria com a startup EZVolt, irá expandir sua atuação para locais públicos como estacionamentos, shoppings e condomínios.

Fonte: IG CARROS

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana