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Veja 5 seminovos que não compraríamos

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Ainda que o mercado esteja reaquecendo, muitos recorrem aos veículos seminovos na hora de trocar de carro. Dependendo do valor, podemos encontrar opções mais potentes e equipadas que os zero quilômetro convencionais. Mas de qualquer forma, vale ficar esperto para não entrar em algumas enrascadas.

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Para dar uma ajudinha na sua próxima compra, a reportagem do iG Carros elege cinco modelos seminovos que não teríamos. Também sugerimos algumas compras alternativas, caso esteja convicto da categoria do seu carro novo.

1 – Peugeot 308 2.0 Allure 2014 – entre R$ 32 mil e R$ 38 mil


Peugeot 308 2.0 Allure
Divulgação/Peugeot

O Peugeot 308 é elegante, mas seu conjunto mecânico o torna muito beberrão entre os seminovos

Hatches médios são equipados, dinâmicos e estilosos. Mas se tivéssemos que escolher um modelo seminovo, não seria o Peugeot 308 Allure com motor 2.0 e câmbio automático, de quatro marchas. O modelo surge com preço competitivo, custando entre R$ 32 mil e R$ 38 mil nos classificados online. Mas o mercado de seminovos traz opções melhores.

O problema é o conjunto mecânico. Não dá para dizer que o casamento entre o motor 2.0, de 151 cv e 22 kgfm de torque com o câmbio automático de quatro marchas é feliz. O consumo também vai para o espaço, pois o hatch chega a aferir 4,6 km/l na cidade com etanol. Entre as opções do mercado, podemos sugerir o Chevrolet Cruze Sport6. Se estiver procurando um carro manual, o Ford Focus é a pedida certa.

2 – Citroën C3 Aircross 1.6 Shine 2018 – entre R$ 63 mil e R$ 65 mil


Citroën Aircross
Divulgação

O Citroën Aircross ainda tem muito a aprender com os SUVs compactos entre os veículos seminovos

Estilo, espaço interno e refinamento são atributos do Citroën C3 Aircross, minivan aventureira do Grupo PSA. Com espaço suficiente para os joelhos dos passageiros do banco traseiro e o porta-malas de 403 litros, muitas famílias podem considerar o modelo da marca francesa, ainda mais com o preço camarada pelo qual é oferecido nos classificados online (na faixa dos R$ 64 mil).

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O motor 1.6, de 118 cv,  e 16,1 kgfm de torque se mostra insuficiente para locomover o corpanzil de 1.328 kg do Aircross. Ainda mais aliado ao câmbio automático, de seis marchas, que precisa se esforçar bastante para ganhar velocidade. Se você procura um carro nessas características, vale dar uma olhada na Chevrolet Spin.

3 – Renault Captur 2.0 Intense AT4 2018 – entre R$ 72 mil e R$ 75 mil


Renault Captur 1.6 CVT
Divulgação

Lançar o Renault Captur com câmbio de quatro marchas foi uma derrapada da marca francesa

A Renault instalou um câmbio automático de quatro marchas na versão mais cara do Captur . Isso fez muitos clientes preferirem o modelo 1.6 com transmissão do tipo continuamente variável, e baixou o valor do modelo Intense entre os veículos seminovos. O modelo já aparece por R$ 73 mil nos classificados online.

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O SUV integrava motor 2.0 de 148 cv de potência e 20,9 kgfm a 4.000 rpm. Apesar de não ser dos mais espertos, cumpre sua funcionalidade urbana sem dificuldades. O porta-malas também é bom, com 437 litros de capacidade, mas sugerimos que você considere os rivais Honda HR-V e Ford EcoSport.

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4 – Lifan X60 1.8 VIP 2018 – entre R$ 60 mil e R$ 66 mil


Lifan X60 CVT 2018
Divulgação

O Lifan X60 CVT é um SUV compacto que parece médio. Por outro lado, não é uma boa compra entre os seminovos

Com 4,4 metros de comprimento, o Lifan X60 acaba se destacando entre os SUVs. O compacto com cara de médio é o principal modelo no portfólio da Lifan, que também conta com o novo X80, de sete lugares. Mas ainda que o valor na casa dos R$ 64 mil seja competitivo para um SUV com apenas um ano de uso, não recomendamos sua compra.

O modelo tem motor 1.8 de apenas 128 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, aliado ao câmbio do tipo CVT de seis marchas. Os 13 segundos que o X60 leva para atingir 100 km/h mostram que falta fôlego para mover o utilitário esportivo de 1.350 kg. Por este valor, o Renault Duster é uma compra menos refinada, porém segura.

5 – Fiat Palio Weekend 1.4 Attractive 2017 – entre R$ 32 mil e R$ 36 mil


Fiat Palio Weekend
Divulgação

A longeva Fiat Palio Weekend tem um motor 1.4 que rende como 1.0. Aposte na VW Spacefox entre os seminovos

Uma família disposta a desembolsar algo na faixa dos R$ 34 mil pode até considerar uma Fiat Palio Weekend Attractive. Levando em conta sua longevidade, o modelo tem boa oferta de reposição de peças. Mas nem este fator faria nossa redação apostar na station wagon da marca italiana.

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Apesar de trazer o 1.4 da família Fire, seus números de desempenho são de um propulsor 1.0. Ele desenvolve apenas 86 cv de potência e 12,5 kgfm de torque, com a imprecisa caixa manual, de cinco marchas. Dessa forma, seu 0 a 100 km/h acontece em eternos 13,4 segundos. Aposte na rival VW SpaceFox, ainda que seja um modelo mais antigo entre os seminovos .

Fonte: IG Carros
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Yamaha revela criação elétrica que mistura de scooter, triciclo e patinete

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A Yamaha acaba de revelar um veículo que mistura moto, patinete e tricíclo. Com a filosofia da tecnologia Leaning Multi-Wheeled (LMW), o Tritown se baseia nas motos de três rodas apresentadas pela fabricante — como a Niken — por diversas vezes. Basta cutucar o guidão em uma direção ou outra para que a criação comece a se mover. Ou seja, praticidade e facilidade de dirigir são os seus maiores atributos. Os preços ainda não foram revelados e será voltado principalmente aos mercados da Europa e Japão.

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Yamaha Tritown arrow-options
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Yamaha Tritown une as tecnologias desenvolvidas para as suas motos de três rodas com a micromobilidade

O triciclo da Yamaha possui um motor elétrico de 500 watts que recebe energia de uma bateria de íons de lítio de 380wh. Segundo a fabricante, o Tritown tem uma autonomia de até 32 km, com capacidade de ser recarregado por completo em menos de três horas. A velocidade máxima é de cerca de 25 km/h e pesa cerca de 40 kg. Mesmo que seja compacto, pode ser que não seja — apesar da proposta — tão fácil de ser levado no colo por aí.

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Divisão de motos da BMW também investe na micromobilidade

BMW arrow-options
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Outro patinete elétrico, desta vez que pode oferecer mais praticidade que o da VW: o BMW X2City

Entre outras marcas de motos, a BMW lançou, no início do ano, a nova geração do X2City, patinete elétrico , que pode chegar a 20 km/h e ser utilizado nas ciclovias europeias. A novidade já atende à nova legislação da Europa para esse tipo de veículo, por isso exige um impulso inicial de até 6 km/h para o motor elétrico entrar em funcionamento. Há, também, um pedal na que precisa ser pressionado algumas vezes para que a velocidade aumente. A autonomia é de 30 km.

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De acordo com a BMW, uma carga completa no patinete leva cerca de duas horas e meia. E o veículo ainda oferece uma tomada USB para carregar o celular e conexão Bluetooth para futuros aplicativos. Já à venda na Alemanha, exige, tal como para as bicicletas elétricas , seguro e pode ser conduzido por quem tenha habilitação para pilotar ciclomotores. O preço é de 2.399 euros (cerca de R$ 10 mil), o que é certamente menos do que custará o crossoverzinho da Yamaha .

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Fonte: IG Carros
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Veja 5 maneiras de gastar menos com a manutenção e o seguro do seu carro

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O dinheiro continua curto neste País em crise. Num cenário em que o emprego informal está cada vez mais em alta, muitas pessoas acabam recorrendo aos aplicativos de corrida para complementar a renda do mês. Gastar pouco se torna uma estratégia, tanto para profissionais quanto quem usa o carro apenas para passear ou ir ao trabalho. A reportagem do iG carros sugere como gastar menos com seguro e serviços de manutenção do seu carro.  

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1 – Funilaria e pintura express

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Algumas empresas já oferecem os novos “reparos express”, que podem ser acionados em qualquer lugar

Batidas e arranhões podem acontecer até mesmo com os motoristas mais experientes. Mas ficar sem o carro por um dia apenas para arrumar esses detalhes está fora de cogitação, principalmente se você dirige para aplicativos de corrida. Deixar o veículo na oficina requer tempo, por isso, muitas empresas se especializam no reparo rápido .

A DiskReparo tem um “box móvel” e faz serviços rápidos em domicílio. Basta contratar por telefone ou site, receber o orçamento na hora e aguardar a chegada do especialista. O serviço conta com ajuste de cores (são mais de 50 mil tonalidades), e fica pronto em poucos instantes.

2 – Pneus de marcas secundárias

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Acha que Michelin e Pirelli são marcas caras? Aposte nas fabricantes secundárias de boa qualidade

Pneus remoldados e sem procedência representam perigo para o motorista, passageiros e pedestres. Por isso, recomendamos que você fique longe dos modelos mais baratos e de menor qualidade. Em uma busca rápida, foi possível encontrar unidades remoldadas (185/55R 15) de até R$ 178,56, mas o barato pode sair – muito – caro.

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Se quer economizar, aposte na “segunda linha” das grandes marcas de pneus. Fabricantes como Firestone, Goodyear, Pirelli, Michelin e Continental já contam com linhas secundárias que podem caber no orçamento de qualquer um. Recomendamos marcas como Tigar (da Michelin), Formula (da Pirelli), Seiberling (da Bridgestone) e Kelly (Goodyear), que são confiáveis e mais em conta.  No caso da medida 175/64R 14, um modelo da Pirelli sai por R$ 250 e o Formula por R$ 190, ou seja, 25% mais em conta.

3 – Seguro mais em conta

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Seguradoras oferecem condições para quem pretende economizar. Busque pelo melhor pacote

Se a grana estiver muito curta, recomendamos os planos de seguro de baixo custo. A Ituran oferece cobertura de roubo, furto e assistência 24 horas. O cliente também poderá adicionar outros serviços, como prevenção de alagamento, colisão e vidros. 

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A Suhai trabalha com os veículos mais roubados, oferecendo plano de proteção contra sinistralidade mais em conta. Enfim, basta pesquisar e contratar o serviço que corresponda ao seu perfil. A diferença entre as seguradoras mais em conta fica por conta da retirada de algumas coberturas extras e serviços, como carro reserva. 

Para citar um exemplo, o seguro de um VW Gol 1.0 2017, de acordo com a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), pela Azul Seguros, sai por R$ 1.266 enquanto que pela Porto Seguros, o mesmo carro fica por R$ 1.816, ou cerca de 30% a menos. Vale lembrar que o perfil utilizado é de um homem de 30 anos, casado, sem filhos. 

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4 – Peças paralelas

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Bateu? Saiba que peças paralelas são mais baratas que as originais vendidas nas concessionárias

Encomendar peças na concessionária exige tempo e dinheiro. Se a sua cidade conta com um grande distribuidor como o MercadoCar, vale apostar em componentes paralelos que são praticamente idênticos aos que são oferecidos nas lojas oficiais. As coisas ficam ainda mais fáceis se o seu carro teve um bom volume de vendas ao longo dos anos. 

Um farol de Chevrolet Prisma/Onix original sai por volta de R$ 300 e um do mercado paralelo em torno de R$ 180, segundo pesquisamos, ou seja uma diferença de aproximadamente 40%. A diferença é que a peça original tem aval da fabricante do veículo, o que implica em todas as condições para manter a garantia do carro. 

5 – Manutenção preventiva

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Deixar o carro em ordem pode te livrar de gastar uma boa quantidade de dinheiro no futuro

Pode parecer obviedade, mas fazer a manutenção preventiva do seu veículo reduz as chances de abrir a carteira no futuro. Trocar o óleo, conferir se o reservatório de água está cheio e se atentar ao estado das pastilhas de freio são gastos pequenos quando comparados a danos maiores que podem ocorrer com a má conservação.

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Neste tópico, vale lembrar que a manutenção em oficina secundária é muito mais barata que na concessionária, mas você corre o risco de perder a garantia. Mas se o prazo já tiver esgotado e você conhecer um mecânico de confiança, não há motivos para retornar à loja.

Fonte: IG Carros
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