conecte-se conosco


Carros e Motos

Veja 5 carros que mudaram, mas a plástica não deu tão certo

Publicado

source

Quando um carro de sucesso chega ao fim de seu ciclo de vida, o público espera que sua próxima geração seja tão impactante quanto a anterior, certo? As matrizes também. Por isso, muitos estudos são feitos para entender o que precisa mudar, qual deverá ser a nova linguagem de design e se ela está adequada ao mercado local. Este é o motivo da Toyota sempre fazer versões diferentes do Corolla, para cada localidade do mundo.

LEIA MAIS: Veja quais foram os carros mais buscados do Brasil ao longo de 2019

Mas nem sempre o planejamento sai como esperado, e as fabricantes precisam enfrentar as duras críticas. Afinal, o público não perdoa. Partindo disso, a reportagem do iG elege cinco modelos que foram reestilizados , mas não atenderam as expectativas. 

1 – VW Gol (quarta geração)

VW Gol G4 arrow-options
Divulgação

A quarta geração do Gol foi marcada pelo empobrecimento, tanto no exterior quanto no interior

Pergunte quais foram as melhores gerações do Gol para os fãs da Volkswagen. Com certeza, dirão que o primeiro facelift de 1986 (com frente chinesa e sem motor a ar) foi revolucionário. A geração “bolinha” de 1994 também fez muito barulho, ainda mais quando ganhou a versão com quatro portas. O saudoso “G3” de 1999 inaugurou um conceito muito moderno e luxuoso, com alguns toques de design do Passat importado.

Quando a Volkswagen lançou o modelo “G4” em 2005, já contava com Fox e Polo em seu line-up de veículos mais refinados. Logo, o Gol foi “rebaixado”, passando por um processo de empobrecimento que desapontou os fãs. Isso foi corrigido em 2008, com o lançamento da geração atual, mas o “G4” continuou em linha até 2014 como uma opção de entrada.

2 – Mercedes-Benz Classe C (quarta geração)

Mercedes-Benz Classe C arrow-options
Divulgação

Em seu facelift mais recente, o Mercedes-Benz Classe C ganhou até sistema de inteligência artificial

Lançada em 2007, a terceira geração do Classe C explodiu a cabeça de quem sempre quis ter um sedã premium. O modelo que nas duas gerações anteriores apostava em um visual mais elegante e recatado ficou descolado e agressivo, cativando um novo público para a Mercedes-Benz. Hoje, o modelo ainda tem forte procura no mercado de seminovos, tamanha a confiabilidade.

A quarta geração do Classe C foi apresentada em 2014 e segue em linha até os dias de hoje. Apesar dos saltos tecnológicos, conforto ao rodar e espaço interno adequado, o modelo retomou o caráter comedido, abandonando a agressividade proposta pelos vincos bem demarcados da geração anterior.

3 – Fiat Palio (terceira fase)

Fiat Palio Fire arrow-options
Divulgação

Fiat Palio em sua versão Rua, que comemorava a Copa do Mundo de 2014

O ciclo de vida natural de um automóvel no Brasil alterna entre 7 e 12 anos. Lançado em 1996 e descontinuado em 2017, o Fiat Palio excedeu essa conta, sendo constantemente “reciclado” para manter o apelo entre os veículos de entrada da marca (junto do antigo Mille).

LEIA MAIS: Renault passa Ford no ranking das marcas mais vendidas

Durante sua história, o Palio da primeira geração teve quatro linguagens de design diferentes. A que trouxe a melhor solução foi a chamada “fase II” (a primeira reestilização), onde Giorgetto Giugiaro apostou em faróis com arestas bem demarcadas que caíram muito bem em seu visual. No segundo facelift , em 2004, Giugiaro assumiu outro direcionamento, integrando lustres maiores e bem abaulados. Não agradou a todos, ainda que tenha vendido bastante pelo ótimo custo-benefício.

4 – BMW Série 3 (geração E90)

BMW arrow-options
Divulgação

A BMW Série 3 da geração E90 apostou em uma traseira mais contida, com lanternas menores

O BMW Série 3 da geração E46 foi um dos mais bonitos em sua história. Os vincos que cortam a carroceria, os para-lamas levemente pronunciados e a traseira com um trecho da lanterna invadindo o porta-malas compõem um visual não apenas esportivo, mas também elegante.

Não temos ressalvas sobre a dianteira da E90, mas a traseira sempre dividiu opiniões. As lanternas diminuíram e o parachoque ganhou novo formato que “esconde” o visual de carrão. Essas características passaram a impressão de que o Série 3 atuava em segmento inferior, ainda mais diante de rivais tão competitivos como a terceira geração do Classe C, mencionada acima.

5 – Hyundai HB20 (segunda geração)

Hyundai HB20 arrow-options
Divulgação

O Hyundai HB20 se mostrou um dos melhores de sua categoria, com estreia do novo motor 1.0 turbo de 120 cv

O HB20 revolucionou o mercado de carros compactos em 2012. Os brasileiros – acostumados com Gol, Celta e Palio – enfim, ganhavam um veículo rebuscado, com refinamento digno de modelos de patamares superiores.

LEIA MAIS: Saiba quais foram as cores de carro mais populares em 2019

A segunda geração apostou na nova linguagem global da marca, inspirada nos novos Sonata e Elantra. Por conta das limitações técnicas (a plataforma é a mesma da primeira geração), a Hyundai fez o que pôde para alinhar o HB20 aos novos padrões. Nas redes sociais, o compacto foi motivo de polêmica.

Fonte: IG Carros
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Carros e Motos

Aguardado no Brasil, VW Tarek já é produzido na Argentina

Publicado

source
VW Tarek arrow-options
Reprodução/Twitter

Executivos posam ao lado da linha do VW Tarek, já em produção na Argentina

O VW Tarek deverá ser uma das principais atrações do enxuto Salão do Automóvel de 2020. Conforme a imagem publicada no Twitter do chefe de marketing e vendas da marca alemã, Jürgen Stackmann, as unidades “pré-série” já estão sendo produzidas no Complexo Industrial de Pacheco, na Argentina. Desde que a Spacefox saiu de linha no início do ano passado, a fábrica argentina se concentrava apenas na produção da picape Amarok. 

LEIA MAIS: VW Nivus é visto camuflado antes da estreia; veja mais

O novo SUV da Volkswagen será lançado no começo de 2021 para bater de frente com o Jeep Compass, sucesso absoluto na categoria dos utilitários médios. Podemos esperar pelo motor 1.4 TSI de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque que já equipa T-Cross, Jetta e Tiguan, com o mesmo câmbio automático de seis velocidades. 

A marca alemã deverá realocar o Tiguan, eliminando as versões de cinco lugares para evitar uma eventual canibalização. O SUV médio, vale lembrar, foi o segundo mais vendido de sua categoria no Brasil em 2019, com 13 mil emplacamentos, perdendo apenas para o Compass.

LEIA MAIS: VW revela teaser de novo crossover abaixo do Nivus na Índia

Dessa forma, a linha de utilitários esportivos da Volkswagen contará com quatro modelos no começo de 2021: Nivus, T-Cross, Tarek e Tiguan. O Atlas Cross Sport ainda é aguardado para preencher a lacuna deixada pelo Touareg, fechando a gama de SUVs da Volkswagen.

Fonte: IG Carros
Continue lendo

Carros e Motos

Hyundai Creta de entrada surge com desconto de R$ 6,5 mil

Publicado

source
Hyundai Creta arrow-options
Roberto Assunção

Hyundai Creta

A Hyundai preparou condições especiais para o Creta em seu site de ofertas . Partindo originalmente por R$ 80.990 no configurador da marca, o Creta 1.6 manual na versão Attitude aparece por R$ 74.490 com o pagamento à vista. O abatimento é de R$ 6,5 mil.

LEIA MAIS: Prestes a mudar, Chevrolet Tracker tem R$ 11 mil de desconto

O Creta Attitude conta com motor 1.6 de 130 cv de potência e 16,5 kgfm de torque, com câmbio manual de seis velocidades. De acordo com a Hyundai, o consumo fica na casa dos 7,6 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com etanol, e 10,4 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com gasolina.

LEIA MAIS: Como anda o Hyundai Creta na versão Prestige? Veja impressões

Seu porta-malas tem generosos 431 litros de capacidade. No pacote de equipamentos, destaque para volante multifuncional, computador de bordo, sistema start-stop e ancoragem Isofix para fixação de cadeirinhas de bebê. Na versão manual, o Creta não conta com controle de estabilidade. 

Fonte: IG Carros
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana